OS SURPREENDENTES CONCEITOS DE INFINITO
NA GEOMETRIA, NOS CONJUNTOS DE NÚMEROS E NA FÍSICA
Valdemar W. Setzer
Departamento de Ciência da Computação
Instituto de Matemática e Estatística da USP
www.ime.usp.br/~vwsetzer
– esta versão: 3/7/20
Objetivo
Introduzir as noções de infinito na matemática e
mostrar como são interessantes e surpreendentes, seu histórico,
e também como ocorrem na física, levando a problemas filosóficos
e de concepção de mundo.
Resumo
Geometria: o ponto como infinitésimo contendo todas as
formas; o contínuo; a reta e duas maneiras de compreender os seus
extremos infinitos; divisões do plano por uma reta, por retas paralelas
e coincidentes; a perspectiva linear (o infinito representado no finito);
exercícios meditativos. Conjuntos de números: cardinalidade;
bijeção; números naturais, inteiros, racionais, irracionais
e reais; a raiz quadrada de 2; comparação dos infinitos;
a teoria dos números transfinitos de Georg Cantor; a diagonalização
dos racionais; comparação entre os infinitos pontos de um
segmento de reta, de um quadrado plano e de um cubo n-dimensional;
números complexos. Física: os infinitésimos
do microcosmo e o infinito do macrocosmo. Giordano Bruno. A teoria dos
infinitos universos (múltiplos universos). Concepções
de mundo.
Prerequisitos
Não há pré-requisitos. Se não houver conhecimentos
básicos de matemática, a prova de que a raiz quadrada de
2 é irracional é pulada.
Público alvo
- Público em geral e alunos a partir do 3º ano do nível
médio inclusive, por uma questão de maturidade.
- Esta palestra é especialmente útil a professores de
matemática de ensino médio, para introduzirem conceitos
importantes sobre o infinito e levarem os alunos a ampliar sua compreensão
sobre a matemática, mostrando como ela foge do pensamento baseado
nos sentidos e até mesmo o contraria.
Número de participantes
Não há restrições.
Atenção: se a aula for presencial para escolas de
ensino básico, é absolutamente essencial que professores
estejam permanentemente presentes, para manter a disciplina dos alunos.
Material necessário
- Quadro negro ou branco, ou flip chart
- Meia folha de papel para a avaliação final – pode
ser de rascunho, com a parte detrás impressa.
- Se a palestra for por video conferência, possibilidade de uso
da plataforma escolhida, a ser anunciada anteriormente.
Material na Internet
- www.ime.usp.br/~vwsetzer/apresentacoes/infinito.ppsx
- Essa apresentação tem o intuito de ser o material didático
da palestra. Toda a palestra presencial é normalmete desenvolvida
em quadro negro, a menos das ilustrações sobre perspectiva.
- Se a palestra é dada por videoconferência, ela é
inteiramente desenvolvida por meio de apresentação em
ppt.
Duração
Uma hora e meia.
Avaliação
- No fim da palestra, os participantes fazem uma breve avaliação
por escrito (one-minute paper) respondendo as seguintes perguntas:
1. Qual foi a coisa mais importante que aprendi? 2. Qual foi a maior
dúvida que ficou? 3. Comentários.
- Se a palestra for feita por videoconferência, os participantes
são convidados a preencher um breve formulário cujo endereço
será fornecido, onde constam as questões acima.
- As avaliações são introduzidas no site,
acompanhadas de comentários sobre as respostas. Ver a página
com as avaliações das
palestras dadas.
Referências
|