Número USP |
Construa em papel ou
cartolina três pirâmides iguais às do modelo e monte um cubo com elas. Faça
um pequeno vídeo mostrando sua experiência e coloque aqui o link para seu
vídeo. Link para o modelo: https://www.ime.usp.br/~brolezzi/disciplinas/20192/mat1514/piramidemaior.pdf |
Comente o que achou da
experiência. A que conclusões chegou? |
11224098 |
Muito
legal!!! Já tinha visto esse experimento em
geometria analítica mas nunca tinha feito com as
próprias mãos. Muito legal poder ver na prática a relação entre o volume de
um cubo e de 3 pirâmides de mesma base e altura, o
que também se justifica o volume de uma pirâmide ser bh/3. |
|
7657767 |
Achei a
atividade interessante para visualizar a construção do cubo. Estudar sobre a
propriedade apenas com recursos 2D pode não ser
muito convincente num primeiro estudo, mas com essa experiência, podemos
observar que é, de fato, possível construir o cubo a partir das três
pirâmides. |
|
457469 |
Sao 4
tarefas fazer o cubo alguem p filmar depois editar
e jogar no youtube. Como eu ja
fiz canal p youtube e ja
tenho experience em 3
tardes ficou pronto. Varios erros. Mas foi legal.
Imagina q serias um bom trabalho p ser feito em sala de aula. |
|
8937655 11069630 9794931 5563050 11925364 |
https://drive.google.com/file/d/1MkrIEkTS2zVtdC7Ucc7Du9e3xcgtM3P_/view |
Achamos
essa experiência simples e fundamental para o entendimento e visualização do
volume da pirâmide a partir do volume do cubo. Foi unânime que essa
experiência será realizada por nós quando atuarmos em salas de aulas. |
4925281 |
Eu
gostei bastante da experiência porque pude de fato "experimentar" e
vivenciar o cálculo de volume de uma pirâmide e sua relação com o volume de
um cubo. Foi divertido usar folhas de cores diferentes, recortar e colar.
Cheguei à conclusão que dentro de um cubo podem ser colocadas 3 pirâmides cujas áreas das bases e alturas são iguais.
Além disso, o princípio de Cavalieri fez ainda mais sentido agora. |
|
12625163 |
Eu achei
muito legal, um trabalho que consegue te prender mais do que um trabalho
simplesmente escrito, seria uma proposta interessante para aplicar em
estudantes que estivessem começando a estudar volumes de sólidos geométricos,
leva muito mais esforço, mas um aprendizado mais eficiente. |
|
2611053 |
https://drive.google.com/file/d/1ZDClKghEdyrUcAI2mlu0h46uyKnf9ppP/view?usp=sharing |
No meu
ensino médio não havia tido essa experiência, o professor até explicou o
porquê do volume da pirâmide ser um terço do volume do paralelepípedo, porém
fazendo esse exercício ficou bem mais claro. |
12703441 12611095 |
https://drive.google.com/file/d/1irF7jhnKQST8Ggh_re7WPb9PTKfRB4AH/view?usp=sharing |
Achamos
muito interessante, e que ajudaria muito para ensinar pois
muitas crianças tem problema com uma parte da matemática porque não conseguem
visualizar a matéria e assim seria um jeito simples e fácil para eles
entenderem, além de nunca ter pensado em dividir o cubo em 3 pirâmides
iguais. |
12561392 12611060 12561173 7627648 |
A experiência foi bem legal
mesmo, a montagem é divertida de fazer, e depois você precisa quebrar um
pouco a cabeça para fazer o cubo também, no caso para dispor eles da maneira
correta. |
|
12693010 12683422 12692919 |
Através
do experimento mostrado no vídeo, pudemos demonstrar a relação entre os
volumes da pirâmide e do cubo. |
|
12428055 12561364 12560832 |
O grupo
adorou fazer a experiência, pois foi importante analisar os estudos obtidos
sobre Geometria Espacial transpostos do plano 2d ao
plano 3d, além de encontrar uma forma de demonstrar que 3 pirâmides de mesmo
volume compõem o volume e a forma do cubo correspondente. |
|
11287533 |
Achei a
proposta de visualização interessante. Para mim, um experimento é muito bom para
visualizar a teoria estudada, faz com que os conceitos sejam mais evidentes e
aplicáveis no dia a dia. |
|
11837539 11813946 |
https://www.youtube.com/watch?v=7f2Gp_mzT58&ab_channel=ViniciusXavierdeSousa |
Adoramos
fazer a experiência, foi bem rápida e intuitiva. Consideramos esse tipo de
atividade muito importante pois ambos valorizamos os
exemplos visuais quando o assunto é o ensino da geometria. |
12702878 11911900 12561447 12561152 12611011 |
A atividade
de dobradura e montagem de sólidos é uma experiência que aplicada em sala de
aula, pode despertar o interesse no assunto e um melhor entendimento de
interação a partir de uma análise “real”. Uma vez que com os objetos em mãos
é mais fácil entender o que podem formar. Muitas vezes os alunos não tem a
concepção total de que três pirâmides como a da experiência podem formar um
cubo, mas com o sólido montado pode observar como se encaixam perfeitamente. |
|
7592911 |
https://drive.google.com/file/d/1XJbIFud2RYDS45R7V2enF5Fkm7IEGNQI/view?usp=sharing |
O
experimento mostrou que três pirâmides iguais formam um prisma, no caso, um
cubo, e que desta forma o volume da pirâmide é um terço do volume do prisma. |
11276562 |
https://drive.google.com/file/d/1YdAe17DBCY2UhU4ft4_HYUuo5jXj6e3G/view?usp=drivesdk |
A
experiência é ótima para ilustrar de que forma podemos trabalhar com o
princípio de Cavalieri com os alunos, pois nos mostra evidentemente como
podemos transformar figuras geométricas em outras, com diferentes formas, mas
mesmo volume se juntas. |
125.605.96 |
https://www.youtube.com/watch?v=dRRrqIXdHec&ab_channel=WilsonPereiradosSantosJunior |
Achei
muito legal, pude visualizar tridimencionalmente o
volume de uma pirâmide e entender intuitivamente a fórmula matemática. |
11858672 |
Trabalhar
com geometria tridimensional apenas na teoria torna a compreensão e
visualização de certas propriedades/simetrias difícil. No ensino médio
aprendemos que o volume da pirâmide de base quadrada é um terço do volume do
cubo mas não é fácil verificar em um desenho (ou
mentalmente) que essa propriedade é verdadeira. Assim experiências como essa
são fundamentais para facilitar o ensino de geometria espacial. |
|
12560683 |
https://drive.google.com/drive/folders/1USmjHd-TKFUe4SWb1xvQ5EuAhS-DCTy2?usp=sharing |
Bem legal
conseguir aplicar a fórmula de volume de pirâmide, sem ficar algo abstrato e
decoreba como a fórmula pura. |
12692454 |
Foi uma
experiência muito interessante de realizar, por meio dela foi possível
compreender como as fórmulas dos volumes tanto do cubo quanto das pirâmides
estão relacionados. |
|
12625510 12750729 8920449 |
Como
trabalhar com geometria plana nos permite inúmeras possibilidades de
análises, decidimos criar um vídeo pensando em algo educativo, que poderia
ser apresentado para alunos que estão iniciando os estudos de geometria
plana. |
|
12692882 |
Achei
bastante interessante e instigante construir uma estrutura assim com
materiais tão simples. É algo que ajuda bastante a visualização na prática de
conteúdos vistos apenas na teoria, além de contribuir bastante para o
entendimento da simetria em seu amplo sentido, e não apenas como algo que tem
dois lados iguais, a simetria vai muito além disso. |