NUSP

Faça uma construção explorando as técnicas de mosaicos ao estilo Escher em disponíveis em http://www.tessellations.org/. Coloque aqui o link para acessar a imagem final do trabalho em formato de imagem (não em pdf).

Registre em vídeo de até 3 minutos parte do processo de criação e coloque aqui o link para seu vídeo.

Comente o que achou da experiência e sua possível utilização para a Matemática da Educação Básica

12611095 12703441

https://drive.google.com/open?id=1HTJ16jEi6C8ayX9exvQf62uCXGoCpEAj

https://drive.google.com/file/d/1YeShIW3eZYfA443Dwss8gu6CE2-6SSSo/view?usp=sharing

Nós achamos uma forma diferente e divertida de se aprender, concordamos que provavelmente os alunos se interessariam mais nesta parte da matéria se as atividades fossem desta forma, principalmente pela maior visualização da teoria oque acarretaria em um maior entendimento.

12702878

11911900

12561447

12561152

12611011

https://drive.google.com/open?id=1asQTUKufM9fheFKIMvjDyLzVO5PYvgjv

https://youtu.be/uhmK5AK13q4

Achei que foi uma experiência muito divertida, e acredito que seria uma ótima possibilidade de apresentar, de forma lúdica, o conceito de simetria de translação.

12560596

https://drive.google.com/open?id=1exKah8NpGi1uZwO_AS4R1nVPv-oeaO50

 

https://drive.google.com/file/d/18KgUjEabhY4AzqDSQPHD0XKdqBVE6ETK/view?usp=sharing

https://www.youtube.com/watch?v=9RJKfucsg7Q

Achei uma experiência incrível, a arte sempre é algo que fascina a todos e creio que se eu conseguir implementar em minhas aulas, posso mostrar como a matemática também fascina. Logo, com certeza utilizarei esse novo conhecimento!

12428055

2561364

12560832

https://drive.google.com/open?id=1jgfPC1qR6SEH4_xPG9N_2aT6bnh7XmNY

https://youtu.be/2c4niaVIXyQ

A experiência foi proveitosa, pois pudemos construir um mosaico com a translação de partes de uma figura que criamos. Para a Matemática na Educação Básica, a realização desse tipo de atividade é interessante para a compreensão da simetria. Além de mostrar aos estudantes como a interdisciplinaridade Artes x Matemática existe naturalmente e de valorizar seu lado artístico, seja por meio digital ou manual, o trabalho permite imaginar com o que certas figuras se assemelham e, a partir disso, configurá-las para que se encaixem, estimulando o raciocínio abstrato por meio do reconhecimento de padrões.