Universidade de São Paulo

 

Instituto de Matemática e Estatística

 

Seminários

 

Orientador: Antonio Carlos Brolezzi

 

https://meet.google.com/ipz-pmcg-imw

Seminários 2021 1

 

Projeto PUB 220 Dark: um estudo sobre o potencial da ficção científica no letramento científico

Francieli Perez de Lima  e Breno Negri Pagani – Alunos do Curso de Licenciatura em Física (IFUSP)

 

Projeto PUB 262 Letramento transmidiático em divulgação matemática potencializando a atratividade da carreira docente em ciências exatas

Laís Alves da Costa,  Lorena Angelica Torres e Jailson Santos Silva – Alunos do Curso de Licenciatura em Matemática (IME-USP)

 

Programação 2021-2022:

 

 

Mês

SEGUNDAS

14h30 -  15h30

Texto

SET

13

Fran

ORTEGA, F. e ORSINI, M. Governing COVID-19 without government in Brazil: Ignorance, neoliberal authoritarianism, and the collapse of public health leadership. Global public health, v. 15, n. 9, p. 1257-1277, 2020.

 

Breno

RICARD, J., MEDEIROS, J. Using misinformation as a political weapon: COVID-19 and Bolsonaro in Brazil, The Harvard Kennedy School (HKS) Misinformation Review, Volume 1, Issue 2, 2020

SET

20

Laís

BROLEZZI, A.C., SANCHES, P.J. A divulgação matemática. Projeto de Iniciação Científica A divulgação científica, a literatura matemática e o papel do professor (Relatório). 2008.

 

Lorena

BUENO, W.C. O Jornalismo Científico e o Despertar de vocações. Jornalismo Científico: teoria e prática. Portal do Jornalismo Científico, 2004. Disponível em http://www.jornalismocientifico.com.br/jornalismocientifico/artigos/jornalismo_cientifico/artigo5.php  Acesso em 17 Ago. 2021.

SET

27

Jailson

DE GODOI BRANCO, A. B. et al. Alfabetização e letramento científico na BNCC e os desafios para uma educação científica e tecnológica. Revista Valore, v. 3, p. 702-713, 2018.

 

Fran

STRACK, R. et al. A literatura de divulgação científica como recurso didático na compreensão da estrutura da matéria. XIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ANAIS), v. 13, 2006. Disponível em http://www.iq.ufrgs.br/aeq/producao/delpino/resumos/eneq.pdf  Acesso em 17 Ago. 2021.

OUT 

4

Breno

DA SILVA, H.F.; DE CARVALHO, A.B.G.P. Letramento científico nas aulas de física: um desafio para o ensino médio. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 6, n. 1, 2017.

 

Laís

FREIRE, P. Pedagogia da libertação em Paulo Freire. Editora Paz e Terra, 2018.

OUT

18

Lorena

PIASSI, L.P., PIETROCOLA, M. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de ‘encontrar erros em filmes’, USP, Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.3, p. 525-540, set./dez. 2009

 

Jailson

VERGARA, M.R. Ensaio sobre o termo “vulgarização científica” no Brasil do século XIX. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 1, n. 2, p. 137-145, 2008.

OUT

25

Fran

MARTINS, M.F. Divulgação científica e a heterogeneidade discursiva: análise de “Uma breve história do tempo” de Stephen Hawking. Linguagem em (Dis) curso, v. 6, n. 2, p. 213-240, 2010

 

Breno

LIMA,N.W. et al. Física Quântica no ensino médio : uma análise bakhtiniana de enunciados em livros didáticos de Física aprovados no PNLDEM 2015. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis. Vol. 34, n. 2 (ago. 2017), p. 435-459

NOV

03 (quarta-feira)

Laís

SRIRAMAN, B. et al. Interdisciplinarity in Mathematics, Science And Arts: State Of The Art. In: B. Sriraman, C. Michelsen, A., Beckmann, & V. Freiman (Eds) proceedings of the 2nd International Symposium on Mathematics and its Connections to the Arts and Sciences (MACAS2). 2008. p. 1-4.

 

Lorena

ANDRADE, A. L. et al. Letramento transmídia ou digital? A autoria docente em tempos de pandemia. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 11 - número 2 – 2020

NOV

08

Jailson

ZUCKER, A. Teaching Scientific Literacy Breadcrumb. The Science Teacher, v. 88, n. 4, 2021.

 

Fran

BARNETT, M. et al. The impact of science fiction film on student understanding of science. Journal of Science Education and Technology, v. 15, n. 2, p. 179-191, 2006.

NOV

16 (terça-feira)

Breno

DA SILVA, R.L. Relato de experiência: teoria especial da relatividade interação física-literatura em uma disciplina eletiva do ensino integral da Paraíba. Revista Acervo Educacional (online), v. 2, p. e4003-e4003, 2020.

 

Laís

DALMONTE, E.F.; BARBOSA, F. O jogo dos tronos: videogame e cutscenes no projeto transmidiático de Game of Thrones. INTERIN, v. 23, n. 1, 2018.

NOV

22

Lorena

VILELA, M.L., SELLES, S. E. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, 2020.

 

Jailson

FRANÇA, P.G. A aprendizagem transmídia na sala de aula: potencialidades de letramento midiático. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2015.

NOV

29

Fran

BARNETT, M. e KAFKA, A. Using Science Fiction Movie Scenes to Support Critical Analysis of Science. Journal of College Science Teaching, v. 36, n. 4, 2007.

 

Breno

DE ARRUDA REIS, G. et al. O conceito de Alfabetização Científica e a possibilidade de interações entre cinco competências gerais da Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e831986507-e831986507, 2020.

DEZ

06

Laís

MASSAROLO, J.C.; MESQUITA, D.. Narrativa transmídia e a Educação: panorama e perspectivas. Revista Ensino Superior Unicamp, v. 9, p. 34-42, 2013.

 

Lorena

SCOLARI, Carlos Alberto. Alfabetismo transmedia: estrategias de aprendizaje informal y competencias mediáticas en la nueva ecología de la comunicación. Telos: Revista de pensamiento sobre Comunicación, Tecnología y Sociedad. 2016;(193): 13-23., 2016.