Mês
|
SEGUNDAS
14h30 - 15h30
|
Texto
|
SET
|
13
|
Fran
ORTEGA,
F. e ORSINI, M. Governing COVID-19 without government in Brazil: Ignorance,
neoliberal authoritarianism, and the collapse of public health
leadership. Global public health, v. 15, n. 9, p. 1257-1277,
2020.
Breno
RICARD,
J., MEDEIROS, J. Using misinformation as a political weapon: COVID-19 and
Bolsonaro in Brazil, The Harvard
Kennedy School (HKS) Misinformation Review, Volume 1, Issue 2, 2020
|
SET
|
20
|
Laís
BROLEZZI,
A.C., SANCHES, P.J. A divulgação matemática. Projeto de Iniciação Científica
A divulgação científica, a literatura matemática e o papel do professor (Relatório). 2008.
Lorena
BUENO, W.C. O
Jornalismo Científico e o Despertar de vocações. Jornalismo Científico: teoria e prática. Portal do Jornalismo Científico, 2004. Disponível em http://www.jornalismocientifico.com.br/jornalismocientifico/artigos/jornalismo_cientifico/artigo5.php Acesso em 17 Ago. 2021.
|
SET
|
27
|
Jailson
DE GODOI
BRANCO, A. B. et al. Alfabetização e letramento científico na BNCC e os
desafios para uma educação científica e tecnológica. Revista Valore,
v. 3, p. 702-713, 2018.
Fran
STRACK, R. et al. A literatura de divulgação científica
como recurso didático na compreensão da estrutura da matéria. XIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO
DE QUÍMICA (ANAIS), v. 13,
2006. Disponível
em http://www.iq.ufrgs.br/aeq/producao/delpino/resumos/eneq.pdf Acesso em 17 Ago. 2021.
|
OUT
|
4
|
Breno
DA SILVA, H.F.;
DE CARVALHO, A.B.G.P. Letramento científico nas aulas de física: um desafio
para o ensino médio. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar,
v. 6, n. 1, 2017.
Laís
FREIRE, P. Pedagogia da libertação em Paulo Freire.
Editora Paz e Terra, 2018.
|
OUT
|
18
|
Lorena
PIASSI,
L.P., PIETROCOLA, M. Ficção científica e ensino de ciências: para além do
método de ‘encontrar erros em filmes’, USP, Educação e Pesquisa, São Paulo,
v.35, n.3, p. 525-540, set./dez. 2009
Jailson
VERGARA,
M.R. Ensaio sobre o termo “vulgarização científica” no Brasil do século
XIX. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 1, n. 2, p.
137-145, 2008.
|
OUT
|
25
|
Fran
MARTINS,
M.F. Divulgação científica e a heterogeneidade
discursiva: análise de “Uma breve história do tempo” de Stephen
Hawking. Linguagem em (Dis) curso, v. 6, n. 2, p. 213-240, 2010
Breno
LIMA,N.W. et al. Física
Quântica no ensino médio : uma análise bakhtiniana de enunciados em livros
didáticos de Física aprovados no PNLDEM 2015. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis. Vol. 34,
n. 2 (ago. 2017), p. 435-459
|
NOV
|
03 (quarta-feira)
|
Laís
SRIRAMAN,
B. et al. Interdisciplinarity in Mathematics, Science And Arts: State Of The
Art. In: B. Sriraman, C. Michelsen, A., Beckmann, & V. Freiman
(Eds) proceedings of the 2nd International Symposium on Mathematics and its
Connections to the Arts and Sciences (MACAS2). 2008. p. 1-4.
Lorena
ANDRADE,
A. L. et al. Letramento transmídia ou digital? A autoria docente em tempos de
pandemia. EM TEIA – Revista de
Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 11 - número 2 –
2020
|
NOV
|
08
|
Jailson
ZUCKER,
A. Teaching Scientific Literacy Breadcrumb. The Science Teacher,
v. 88, n. 4, 2021.
Fran
BARNETT,
M. et al. The impact of science fiction film on student understanding of
science. Journal of Science Education and Technology, v. 15, n.
2, p. 179-191, 2006.
|
NOV
|
16 (terça-feira)
|
Breno
DA
SILVA, R.L. Relato de experiência: teoria especial da relatividade interação
física-literatura em uma disciplina eletiva do ensino integral da
Paraíba. Revista Acervo Educacional (online), v. 2, p.
e4003-e4003, 2020.
Laís
DALMONTE,
E.F.; BARBOSA, F. O jogo dos tronos: videogame e cutscenes no projeto
transmidiático de Game of Thrones. INTERIN,
v. 23, n. 1, 2018.
|
NOV
|
22
|
Lorena
VILELA,
M.L., SELLES, S. E. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de
negacionismo científico?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física,
v. 37, n. 3, p. 1722-1747, 2020.
Jailson
FRANÇA,
P.G. A aprendizagem transmídia na sala
de aula: potencialidades de letramento midiático. Tese (Doutorado em
Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2015.
|
NOV
|
29
|
Fran
BARNETT,
M. e KAFKA, A. Using Science Fiction Movie Scenes to Support Critical
Analysis of Science. Journal of College Science Teaching, v. 36,
n. 4, 2007.
Breno
DE ARRUDA REIS,
G. et al. O conceito de Alfabetização Científica e a possibilidade de
interações entre cinco competências gerais da Base Nacional Comum
Curricular-BNCC. Research, Society and Development, v. 9, n. 8,
p. e831986507-e831986507, 2020.
|
DEZ
|
06
|
Laís
MASSAROLO,
J.C.; MESQUITA, D.. Narrativa transmídia e a Educação: panorama e
perspectivas. Revista Ensino Superior Unicamp, v. 9, p. 34-42,
2013.
Lorena
SCOLARI, Carlos Alberto.
Alfabetismo transmedia: estrategias de aprendizaje informal y competencias
mediáticas en la nueva ecología de la comunicación. Telos: Revista de
pensamiento sobre Comunicación, Tecnología y Sociedad. 2016;(193): 13-23.,
2016.
|