next up previous
Next: Entrada Up: No Title Previous: Exemplo

Problema 2: Boliche

Arquivo: boliche.c ou boliche.pas
Entrada: boliche.in
Saída: boliche.out

Boliche é um dos jogos mais divertidos que existem, já que não exige grande experiência, força física, atenção ou dedicação. Os resultados são mais ou menos aleatórios, independentemente do jogador (já deu para perceber que não me dou muito bem no esporte, certo?). Um dos maiores desafios do jogo (maior do que derrubar os malditos pinos) é descobrir como marcar corretamente os pontos.

Para fazer isso, em geral as casas de boliche dispõem de computadores que fazem as anotações e marcações automaticamente, e o resultado se torna um completo mistério para todos os jogadores, que acreditam no programa. Entretanto, as regras para marcar pontos são bastante simples. Um jogo de boliche é composto de dez partidas. Em cada partida o jogador dispõe de duas bolas para derrubar os dez pinos. Se ele derrubar todos os pinos com a primeira bola fez um strike e o número de pontos que ele ganha nesta partida é dado por dez mais o número de pinos que ele derrubar em suas duas próximas bolas. Já se o jogador conseguir derrubar os dez pinos nas suas duas bolas, ele faz um spare, e o número de pontos na partida será dado por dez mais o número de pinos derrubados na próxima bola que ele arremessa. Caso o jogador derrube menos de dez pinos com as duas bolas, o número de pontos na partida será dado pelo número de pinos derrubados. Note que a décima partida é especial. Se o jogador derrubar todos os pinos na primeira bola, terá direito a jogar duas bolas extras. Senão, se ele fizer um spare (ou seja, derrubar os dez pinos na segunda bola) tem direito a uma bola extra.

Sua tarefa é fazer um programa que lê os resultados obtidos durante vários jogos de boliche, e dizer, para cada jogo, o número de pontos que cada um dos jogadores deste jogo fez.



 
next up previous
Next: Entrada Up: No Title Previous: Exemplo

Carlos Eduardo Ferreira
8/24/1998