next up previous
Next: Entrada Up: No Title Previous: Exemplo

Problema 2: Boliche

Arquivo: boliche.c ou boliche.pas
Entrada: boliche.in
Sa�da: boliche.out

Boliche � um dos jogos mais divertidos que existem, j� que n�o exige grande experi�ncia, for�a f�sica, aten��o ou dedica��o. Os resultados s�o mais ou menos aleat�rios, independentemente do jogador (j� deu para perceber que n�o me dou muito bem no esporte, certo?). Um dos maiores desafios do jogo (maior do que derrubar os malditos pinos) � descobrir como marcar corretamente os pontos.

Para fazer isso, em geral as casas de boliche disp�em de computadores que fazem as anota��es e marca��es automaticamente, e o resultado se torna um completo mist�rio para todos os jogadores, que acreditam no programa. Entretanto, as regras para marcar pontos s�o bastante simples. Um jogo de boliche � composto de dez partidas. Em cada partida o jogador disp�e de duas bolas para derrubar os dez pinos. Se ele derrubar todos os pinos com a primeira bola fez um strike e o n�mero de pontos que ele ganha nesta partida � dado por dez mais o n�mero de pinos que ele derrubar em suas duas pr�ximas bolas. J� se o jogador conseguir derrubar os dez pinos nas suas duas bolas, ele faz um spare, e o n�mero de pontos na partida ser� dado por dez mais o n�mero de pinos derrubados na pr�xima bola que ele arremessa. Caso o jogador derrube menos de dez pinos com as duas bolas, o n�mero de pontos na partida ser� dado pelo n�mero de pinos derrubados. Note que a d�cima partida � especial. Se o jogador derrubar todos os pinos na primeira bola, ter� direito a jogar duas bolas extras. Sen�o, se ele fizer um spare (ou seja, derrubar os dez pinos na segunda bola) tem direito a uma bola extra.

Sua tarefa � fazer um programa que l� os resultados obtidos durante v�rios jogos de boliche, e dizer, para cada jogo, o n�mero de pontos que cada um dos jogadores deste jogo fez.



 
next up previous
Next: Entrada Up: No Title Previous: Exemplo

Carlos Eduardo Ferreira
8/24/1998