next up previous
Next: About this document

Comissão Coordenadora de Curso do BCC

Reunião de 12 de setembro de 1996

Resumo

Presentes: Carlinhos, Alan, Markus, Marcelo, Routo, Dilma e Aritanan (representantes dos alunos). A reunião iniciou às 12:00 e terminou por volta das 13:30 horas.

  1. Comunicações: Foram comunicadas pelo Carlinhos:
    1. encaminhado ao Conselho do MAC ofício sobre criação a título experimental da tutoria individual dos alunos do BCC;
    2. encaminhado à Pró-reitoria de Graduação solicitação de estatística a respeito da eliminação de pré-requisitos;
    3. avaliação dos docentes que deram aula no primeiro semestre de 96 no IME.
  2. Fora de área: Foi decidida uma nova política de aceitação de disciplina optativa fora de área: serão aceitas como fora de área qualquer disciplina de responsabilidade de departamento externo ao IME.
  3. Reformulação do currículo: A proposta apresentada pelo Markus voltou a ser discutida. Diversas questões foram levantadas, sem decisões claras a respeito:
    1. O Aritanan informou algumas impressões que ele recolheu ao mostrar a proposta para outros alunos de graduação, tais como, inclusão de redes como matéria obrigatória, inclusão de disciplina onde se trate de construção de programas sólidos e inclusão de disciplina que trate de programação orientada a objetos. A Comissão discutiu várias possibilidade de encaminhamento de satisfazer tais desejos, como inclusão de disciplina Técnicas de Programação entre as obrigatórias e extensão da ementa e duração da disciplina Laboratório de Programação para dois semestres.
    2. Incluíram-se as matérias Computação Simbólica e Sistemas Confiáveis e Seguros na proposta do Markus.
    3. Discutiu-se (sem se atingir um consenso) se desejamos um currículo pequeno com grande número de optativas, um currículo maior (sem muitas optativas) ou opções dentro do curso para diferentes especializações (também sem optativas).
    4. A respeito das optativas de computação discutiu-se (também sem consenso) pelas vantagens e desvantagens de que a escolha fosse completamente livre, ou se exigisse um número mínimo de optativas teóricas e de tecnologia.
  4. Próxima reunião: Na próxima reunião será retomada a discussão sobre o currículo. A reunião ocorrerá no dia 26 de setembro, quinta feira, às 12 horas. Para a próxima reunião os membros da comissão devem procurar contactar os outros membros do departamento a respeito dos pontos de discussão. Além disso, devemos procurar aprofundar a discussão sobre as matérias em si, pensando em viabilizar uma proposta de curso.




next up previous
Next: About this document

Carlos Eduardo Ferreira
Mon Oct 21 18:19:51 EDT 1996