Comissão Coordenadora de Curso

Reunião de 24 de abril de 1997

Resumo

Presentes: Alan (até às 15:30), Carlinhos, Carlos Humes, Dilma, Julio, Marcelo (a partir das 15:30), Markus e Routo (até às 14:20). A reunião começou às 13:20 e terminou por volta das 16:00.

Foram discutidas as propostas do Prof. Carlos Humes apresentada em documento enviado a todos os docentes do departamento . A Comissão Coordenadora de Curso teve acesso ao documento dois dias antes deste ter sido divulgado aos demais membros do departamento. Na conversa entre os professores Carlos e Julio e a comissão surgiram algumas idéias:

  1. Estágio: Foi sugerido que o estágio tenha duração de um ano, e só possa ser feito no quarto ano. No final do estágio deve ser apresentada uma monografia a respeito do trabalho realizado, no estilo do trabalho de formatura da Poli. O Prof. Carlos lembrou a carga extra de orientação que a proposta acarreta, e sugeriu que essa deve ser repartida entre os professores do departamento, levando-se em conta a carga de orientação de mestrados e doutorados de cada um.
  2. Atividades complementares: Foi sugerido que até o sexto semestre do curso de graduação os alunos tivessem que cumprir uma atividade complementar por semestre, que equivalesse a uma atividade de 2 horas por semana. Entre as possibilidades para atividades complementares citou-se: Foi sugerido que o aluno pudesse fazer alguma disciplina regular fora de área como atividade complementar, mas o espírito da idéia é manter o aluno mais presente no instituto nos primeiros semestres.
  3. Disciplinas anuais: A idéia é de criar um espírito de turma mais forte entre os formados do BCC, como existe em escolas como a Poli, Faculdade de Direito e Medicina. As disciplinas anuais podem favorecer tal idéia.
  4. Maior carga nos primeiros semestres: O prof. Carlos relatou que por diversas vezes alunos do BCC disseram a ele que o nível de exigência do curso é muito menor do que eles estavam acostumados quando estudavam para o vestibular. Aumentando a carga dos primeiros semestres os alunos mantêm "o pique", evitando desânimo e falta de motivação. Essa posição está colocada no documento.
  5. Disciplinas de Cálculo e MAE: O prof. Carlos considera que devemos discutir uma reformulação das ementas dessas disciplinas junto aos departamentos responsáveis. Sugere que isso seja feito numa próxima etapa da revisão curricular. No caso do MAE, inclusive já houve contatos e interesse de docentes daquele departamento de rever a ementa da disciplina MAE 228 .
  6. Álgebra Linear: O prof. Carlos se dispôs a trabalhar (e mesmo iniciou contatos) junto a docentes do Departamento de Matemática numa ementa de uma disciplina anual de Álgebra Linear que viria a substituir as disciplinas MAT 112 Vetores e Geometria, MAT 122 Álgebra Linear I e MAT 222 Álgebra Linear II.
  7. Laboratório de Física: Sugeriu-se que a disciplina permaneça no primeiro semestre se assim for mais conveniente para a Física, como está atualmente.
  8. Análise Numérica: Os professores Carlos e Julio consideram que uma disciplina de Análise Numérica nos moldes em que as disciplinas MAP 314 e MAP 324 vêm sendo oferecidas, não vem cobrindo as necessidades dos alunos de BCC de tomar contato com as técnicas de programação de software de ponto flutuante de grande porte. Uma proposta de satisfazer isso de forma mais fácil é incluir a disciplina MAC 3xx Álgebra Linear Computacional como obrigatória no quinto semestre, em que os alunos tomariam contato com as dificuldades de programar software de ponto flutuante de grande porte. O Prof. Carlos lembrou que uma disciplina com este conteúdo, baseada no livro de Golan e van Loan foi sugerida pela Comissão de Avaliação Departamental em seu relatório. Para uma visão mais abrangente (zeros de função, interpolação, etc) foi sugerido incluir MAP 121 Cálculo Numérico no segundo semestre como dado na Escola Politécnica.

    O Julio informou a comissão que em grande parte dos currícula de Ciência da Computação de universidades americanas de primeira linha as disciplinas referidas como "Análise Numérica" combinam Álgebra Linear Computacional com Otimização Irrestrita (como no livro do Schnabel).

  9. MAC 315: Os professores Carlos e Julio levantaram aspectos fundamentais para a manutenção da disciplina no currículo, entre eles:
  10. O professor Carlos reafirmou sua posição a favor de um currículo com mais obrigatórias e menos optativas, como no seu documento.

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