Comissão Coordenadora de Curso
Reunião de 24 de abril de 1997
Resumo
Presentes: Alan (até às 15:30), Carlinhos, Carlos Humes, Dilma, Julio, Marcelo
(a partir das 15:30), Markus e Routo (até às 14:20). A reunião começou às
13:20 e terminou por volta
das 16:00.
Foram discutidas as propostas do Prof. Carlos Humes apresentada em documento
enviado a todos os docentes do departamento . A Comissão Coordenadora de Curso
teve acesso ao documento dois dias antes deste ter sido divulgado aos demais
membros do departamento. Na conversa entre os professores
Carlos e Julio e a comissão surgiram algumas idéias:
- Estágio: Foi sugerido que o estágio tenha duração de um ano, e só possa
ser feito no quarto ano. No final do estágio deve ser apresentada uma
monografia a respeito do trabalho realizado, no estilo do trabalho de
formatura da Poli. O Prof. Carlos lembrou a carga extra de orientação que a
proposta acarreta, e sugeriu que essa deve ser repartida entre os
professores do departamento, levando-se em conta a
carga de orientação de mestrados e doutorados de cada um.
- Atividades complementares: Foi sugerido que até o sexto
semestre do curso de graduação os alunos tivessem que cumprir uma atividade
complementar por semestre, que equivalesse a uma atividade de 2 horas por
semana. Entre as possibilidades para atividades complementares citou-se:
- Palestras de docentes (MAC 1xx)
- Inglês instrumental
- Cursos do CEC de latex, emacs, linux
Foi sugerido que o aluno pudesse fazer alguma disciplina regular fora de
área como atividade complementar, mas o espírito da idéia é manter o aluno
mais presente no instituto nos primeiros semestres.
- Disciplinas anuais: A idéia é de criar um espírito de turma
mais forte entre os formados do BCC, como existe em escolas como a Poli,
Faculdade de Direito e Medicina. As disciplinas anuais podem favorecer
tal idéia.
- Maior carga nos primeiros semestres: O prof. Carlos relatou
que por diversas vezes alunos do BCC disseram a ele que o nível de exigência
do curso é muito menor do que eles estavam acostumados quando estudavam para
o vestibular. Aumentando a carga dos primeiros semestres os alunos mantêm "o
pique", evitando desânimo e falta de motivação. Essa posição está colocada
no documento.
- Disciplinas de Cálculo e MAE: O prof. Carlos considera que
devemos discutir uma reformulação das ementas dessas disciplinas junto aos
departamentos responsáveis. Sugere que isso seja feito
numa próxima etapa da revisão curricular. No caso do MAE, inclusive já houve
contatos e interesse de docentes daquele departamento de rever a ementa da disciplina MAE 228
.
- Álgebra Linear: O prof. Carlos se dispôs a trabalhar (e mesmo
iniciou contatos) junto a docentes do
Departamento de Matemática numa ementa de uma disciplina anual de Álgebra
Linear que viria a substituir as disciplinas MAT 112 Vetores e Geometria,
MAT 122 Álgebra Linear I e MAT 222 Álgebra Linear II.
- Laboratório de Física: Sugeriu-se que a disciplina permaneça
no primeiro semestre se assim for mais conveniente para a Física,
como está atualmente.
- Análise Numérica: Os professores Carlos e Julio consideram que
uma disciplina de Análise Numérica nos moldes em que as disciplinas
MAP 314 e MAP 324
vêm sendo oferecidas, não vem cobrindo as necessidades dos alunos de BCC de tomar contato
com as técnicas de programação de software de ponto flutuante de grande
porte. Uma proposta de
satisfazer isso de forma mais fácil é
incluir a disciplina MAC 3xx Álgebra Linear Computacional
como obrigatória no quinto semestre, em que os alunos tomariam contato com
as dificuldades de programar software de ponto flutuante de grande porte.
O Prof. Carlos lembrou que uma disciplina com este conteúdo, baseada no
livro de Golan e van Loan foi sugerida
pela Comissão de Avaliação Departamental em seu relatório. Para uma
visão mais abrangente (zeros de função, interpolação, etc) foi sugerido
incluir MAP 121 Cálculo Numérico no segundo semestre
como dado na Escola Politécnica.
O Julio informou a comissão que em grande parte dos currícula de Ciência da
Computação de universidades americanas de primeira linha as disciplinas
referidas como
"Análise Numérica" combinam Álgebra Linear Computacional com Otimização
Irrestrita (como no livro do Schnabel).
- MAC 315: Os professores Carlos e Julio levantaram aspectos
fundamentais para a manutenção da disciplina no currículo, entre eles:
- na reformulação de Álgebra Linear a disciplina pode ser usada
para aplicação dos conceitos aprendidos, facilitando a fixação dos
mesmos pelos alunos.
- A disciplina é a única de sigla MAC, isto é, que não é de formação
básica, voltada para o uso das categorias de raciocínio típicas de
análise e geometria (as outras disciplinas de sigla MAC estão voltadas
para o software, raciocínio
algébrico (várias) e fundamentos (uma disciplina nova)).
- A disciplina tem um papel diferenciado por mostrar um mesmo
problema sob
diferentes enfoques: algébrico, geométrico e algorítmico.
- O professor Carlos reafirmou sua posição a favor de um currículo com
mais obrigatórias e menos optativas, como no seu documento.
Last modified: Fri Apr 25