Comentários sobre Proposta de novo currículo para o BCC Carlos Humes Junior Nota: As sugestões/discussões são baseadas no relato das últimas reuniões da CoC, nas discussões no Conselho do MAC e na proposta versão 05/12/96. Antes de tudo quero esclarecer que a necessidade de produzir um documento de porte não excessivo leva a explicações tão sucintas que podem ser simplistas e a uma análise aparentemente linear, quando há realimentações consideradas implicitamente (p. ex.: carga didática e estágios) Portanto, peço aos colegas uma leitura com boa vontade e que me contatem para discutir divergências, que eventualmente podem surgir devido a forma pobre de apresentação e não necessariamente quanto ao conteúdo. Os documentos da COC indicam avenidas que valem a pena ser exploradas no sentido conceitual: 1 - A determinação de obter mudanças nos cursos que outros institutos/deptos. oferecem ao B.C.C (como exemplificado na questão de Física III). Creio que é importante usar a mesma abordagem quanto as disciplinas MAT e discutirei MAT 112, MAC 122, MAT 222. 2. A excelente introdução de atividades de aprendizado não ligadas a cursos convencionais como o informativo MAC 1XX e o instrumental "Inglês" (há que ser instrumental e não FLM XXX) pois (i) não podemos dispensar disciplinas de outro depto (eu creio) e (ii) queremos conhecimento operacional (i e, caricaturalmente mais para C.C.A.A do que para Cultura Inglesa). Acho a idéia ótima, aparentemente há grande viabilidade e gostaria de explorá-la mais. Há problemas administrativos de carga didática (ou não) que devem ser equacionados na esfera administrativa do MAC. 3. A introdução de estágio supervisionado que quem sabe minore a incidência da estúpida frase " na prática a teoria é diferente". Uma experiência de sucesso nesta linha é o T.F. (trabalho de formatura) da produção da E.P.U.S.P., no qual é exigida a produção de monografia. Vários pontos surgem como 1 semestre é suficiente?, monografia ou não?, o que achamos de estágios no 3o. ano. Além disto nova questão administrativa: " supervisão de estágio é carga didática? " . Note-se que se a resposta for sim, como consideraremos orientação de Mestrado ou Doutorado? 4. A COC aceitou como carga de cursos viável a atual e pouco mudou neste aspecto. 5. Há uma abertura crescente para optativas no curriculum. Tomando estes 5 pontos como bases de reflexão, gostaria de passar minhas posições e decorrente sugestão. (A) Quanto ao item 5 (optativas) eu, pessoalmente, gostaria de ver um curriculum mais amarrado. Aliás, eu gostaria até mais do que isto, pois desejaria que nossos alunos pudessem ter o sentido de "Turma do ano X", aumentando inclusive sua sociabilidade (hoje) e seu potencial de contatos futuros. Porém, em respeito ao desejo da maioria dos colegas (ao menos na reunião do Conselho) de acelerar as mudanças e implantá-las em 98, guardarei minhas posições para quando revisarmos esta ementa, espero eu, em 5 anos. (B) Há vários anos, alunos me informam que após o pique do "cursinho" os primeiros 4 semestres abaixam o ritmo de trabalho e no 5o. semestre eles são tomados de surpresa por um ritmo mais exigente de estudo, que ao somar-se aos estágios, leva a problemas sérios de aproveitamento escolar. Há 6/7 anos, o Conselho do MAC, perante tal fato, e considerando -na época - que estágios de 3o. ano eram pouco desejáveis, chegou a aprovar que haveria mudanças de horário, que, de fato, atrapalhassem estágios neste período. Apesar de repetidas cobranças, a Comissão de Horários da época nunca efetivou tal mudança, nem explicou o porque disso para o Conselho. Assim sendo, o problema persiste, levando à situação em que os alunos tem, de fato, cargas elevadas de trabalho (contando estágio) nos últimos 4 semestres e pouca nos primeiros 4. Assim sendo, sugiro aumento de carga didática nos primeiros 4 semestres. Uma forma de atingi-la aparece na proposta ao final do texto. C - Acredito firmemente que o estágio supervisionado deve durar 1 ano (7o. e 8o. semestres) e exigir monografia em sua conclusão. Acho que a questão de desejabilidade de estágio no 5o. e 6o. semestres deve ser retomada no Conselho e ser fator de avaliação quanto à carga didática desses semestres. D - Sou a favor da introdução de atividades de aprendizado complementar nos 4 primeiros semestres. Chamei estas disciplinas de A.C.i (atividades complementares i, i = 1, 2, 3, 4). tipicamente: AC1 - MAC 1XX na proposta CoC (eu vi Introdução a Engenharia, na POLI, ficar horrível após ficar curso formal). AC2 - Inglês Instrumental AC3 - 2 minicursos a serem realizados no CEC como AC3a - Técnicas de apresentação AC3b - JAVA AC4 - Eu tenderia a usar uma versão reduzida de MAC-424, mas deixo espaço para sugestão de colegas (apesar de não usar idéia no programa sugerido. Friso que ética se discute melhor no 4o. semestre do que no 8o.). E - Surgiram idéias de reduzir a série MAT-112, MAT-122, MAT-222 a só dois bimestres. Considerando o resultado efetivo que tenho em MAC-315, isto é razoável. Mas, para tal, temos que rever os currícula, pois a eliminação da pouco efetiva MAT-112 mantendo espaços duais em MAT-222, parece-me uma mudança fraca. Eu sugiro um curso anual (como MAT-131 já o é ) em que além dos conceitos usuais cubra-se bem a questão de hiperplanos, normais,....; a ligação entre matrizes e operações lineares, algo de Álgebra Matricial, o fato que Rn é a soma ortogonal do núcleo de uma matriz e o espaço gerado por sua transposta, ..... Quem sabe até (oh sonho!) ligando raio espectral e contração. Mais ainda, se análise numérica for reduzida a um semestre (reunião CoC de 10/04/97), podíamos usar cálculo numérico (MAP-121). Na realidade, tecnicamente há muito que discutir em termos de matemática fundamental, pois de fato nossos alunos não aprendem compacidade e tópicos correlatos. Uma boa revisão dos programas de Cálculo pode e, creio, deve ser um próximo passo. Passo este que ora me abstenho pela pressão de tempo, assim como mudança nas disciplinas do M. A. E.. Estes pontos são os principais - e tentei ser sucinto! - que me levam a sugerir o programa abaixo que é uma variante mínima do programa da CoC, agregando parte das idéias dos relatos das últimas reuniões da CoC. Programa sugerido 1o. Semestre 2o. semestre MAC-110 - Introd. à Computação MAC-122 - Princ.Desenv. Algorit. MAE-121 - Introd. a Prob. e Estatística 1 MAE-212 - Intr. a Prob. e Estat. II MAT-31 - Cálculo Dif. e Integral 1 (anual) MAT-131 - Cálculo dif. e Integral (anual) MAT-xxx - Álgebra Linear "Nova" (anual) MAT-XXX - Álgebra Linear (anual) MAT-123 - Álgebra I MAP-121 - Cálculo Numérico FAP 115 - Laboratório de física I FAP-126 - Física I AC1 (MAC1XX, por exemplo) AC2 (Inglês Instrumental) 3o. semestre 4o. semestre MAC-211 - Laboratório de Programação I FGE-XXX- Nova Física VI MAC-310 - Matemática Concreta 1 FGE -YY - Novo Lab. de Física III MAC-323 - Estruturas de Dados MAC-21? - Laboratório de Prog. III MAC-315 - Programação Linear MAE-228-Noções de Probab.e Proc. Est. MAT-211 - Cálculo Diferencial e Integral III MAT-213 - Algebra II FLC- 474 - Língua Portuguesa MAT-211 - Cálculo Dif. e Integral IV AC3 - (disciplinas no CEC - como AC4 (pode ser prática esportiva) propostas no texto) 5o. semestre 6o. semestre MAC-316 - Conceitos de Ling. de Programação MAC-332 - Eng. de software MAC-414 - Linguagens Formais e Autômatos MAC-328 - Introd. à Teoria dos Grafos MAC-329 - Álgebra Booleana e Aplicações MAC-412 - Org. de Computadores MAC-426 - Sistemas de Bancos de Dados MAC-422 - Sistemas Operacionais Optativa zero * 1 MAC-ZZZ- Lógica (David Gries) Optativa I Optativa II 7o. semestre 8o. semestre MAC 4XX - Programação Concorrente MAC-424 - Ética e Impacto Estágio Supervisionado (anual) Estágio supervisionado anual optativa III optativa V optativa IV optativa VI fora de área 1 fora da área II seminário *2 *1 - A optativa zero poderia ser uma obrigatória. Pessoalmente, eu gostaria de um curso MAC jjj - Álgebra Linear Computacional ou MAP - 314/324 onde um software decente em floating point fosse feito ou se possível algo em Computação Paralela (vide Siang). *2 - Eu não sei o que a CoC pretende e copiei acriticamente esta entrada "seminário" que não sei o que é e nem se conta carga didática. (matéria administrativa para o conselho). *3 - Laboratório de Programação poderia ser anual? Finalmente, esta é um proposta voltada a discutir alternativas, que busca explicitar alguns dos pontos que merecem debate, mas que, com certeza, não exaure todo o espectro de possíveis debates. Eu mesmo tenho outras dúvidas (por ausência de entendimento), que espero entender ao longo do tempo, mas repito que perante um aparente consenso de que é desejável mudar logo, restringi as indagações e sugestões a um mínimo. São Paulo, 21 de abril de 1997.