[Pr�via] [Pr�xima] [Pr�via por assunto] [Pr�xima por assunto]
[�ndice cronol�gico] [�ndice de assunto]

[grafos] Notas ...



Salve,

Primeiro, desculpem pela minha demora em responder aos
e-mails. Eu deveria ter respondido antes, s� n�o fiz isto
pois me chateia muito discuss�es sobre notas --- n�o sei
lidar com isto. 

A seguir falarei (escreverei) um pouco sobre o monitor,
depois falarei a raz�o pela qual eu n�o estou entendento um
certo nervosismo que estou sentindo em alguns
mails. Continuando farei algumas considera��es gerais
(desabafo?!).


1. (monitor) Para quem n�o conhece o Nelson, ele � um cara
   muit�ssimo competente. Muito mais do que competente ele �
   uma pessoa muito muito bacana _e_ razo�vel. Ele
   certamente n�o merece cr�ticas pelo seu trabalho em
   MAC0328. Se tem algu�m que merece as cr�ticas enviadas
   para a lista sou eu, j� que sou eu o respons�vel pela
   disciplina.
   
2. (N�o estou entendendo...) Acho que voc�s n�o precisam
   ficar muito nervosos se receberam uma nota baixa, ou
   mesmo se consideram esta nota injusta. Acho � s� falar e
   n�s damos uma olhada nisso (pode demorar um pouco :-).
   Algumas pessoas j� me escreveram.

   N�o h� nada demais em voc�s reclamarem/questionarem as
   notas. Eu n�o vejo raz�o para n�o nos mantermos todos
   calmos.


3. (Crise existencial/desabafo/generalidades) Como voc�s j�
   devem ter percebido, eu n�o dou muita import�ncia/aten��o
   para notas. Nas disciplinas que eu sou o professor as
   m�dias, pelo menos nos �ltimos tempos, t�m tendido a
   serem relativamente altas. Eu prefiro (gosto de) me
   concentrar mais nas coisas que eu gostaria que os alunos
   estivessem aprendendo; gasto muito menos tempo pensando
   na maneira de avali�-los. N�o estou dizendo que esta
   minha atitude de n�o-aten��o-a-notas seja algo correto,
   eu s� sei que sou incapaz de lidar com isto de ficar
   atribuindo um n�mero (que induz uma ordem?!?) a cada
   aluno.
  
   Eu deixo os alunos bastante soltos. Se o cara quer
   assistir aula, legal.  Se quer dar sugest�es sobre a
   disciplina, sensacional. Se fizer os eps e estudar,
   �timo.  Se aprender algo, maravilhoso. Idealmente, eu
   ficaria mais contente se n�s estiv�ssemos aprendendo
   algumas coisas e curtindo em estar aprendendo estas
   coisas. � legal quando, durante as aulas ou discuss�es,
   os olhos de alguns entre voc�s brilham por terem gostado
   de alguma id�ia ou entendido alguma coisa nova. Por outro
   lado, quando, por raz�es mil, h� uma certa falta de
   interesse e n�o vejo olhos brilharem fico um pouco
   chateado.  Mas tudo bem ... vamos em frente.

   Ainda sobre avalia��o ... As provas, eps, trabalhos ou
   seja l� o que for, n�o servem apenas para que eu carimbe
   a testa de voc�s com um n�mero. Avalia��es tamb�m servem
   para que eu tenha uma id�ia de como voc�s est�o indo e
   voc�s tenham uma id�ia do que aprenderam ou deixaram de
   aprender. Resumindo, avalia��o � um processo mais amplo
   do que dar nota x para o aluno y.

   Voc�s devem estar se perguntando qual a raz�o para eu
   estar escrevendo estes par�grafos desconexos. Bem, eu n�o
   sei! ;-) O que est� acima mostra um pouco como eu vejo as
   coisas e tenta explicar a minha falta de aten��o com as
   notas.  Eu entendo que para voc�s se formarem (ou coisa
   do tipo) voc�s precisam de ter uma certa nota maior ou
   igual a n�o sei quanto. Entretanto, tendo em vista que a
   cobran�a em termos de nota n�o � muito pesada, eu
   esperava que voc�s pudessem se sentir um pouco mais
   livres para ter um certo prazer no que est�o fazendo.

Bom final de semana,
coelho