[grafos] Notas ...

Salve,

Primeiro, desculpem pela minha demora em responder aos
e-mails. Eu deveria ter respondido antes, só não fiz isto
pois me chateia muito discussões sobre notas --- não sei
lidar com isto.

A seguir falarei (escreverei) um pouco sobre o monitor,
depois falarei a razão pela qual eu não estou entendento um
certo nervosismo que estou sentindo em alguns
mails. Continuando farei algumas considerações gerais
(desabafo?!).

1. (monitor) Para quem não conhece o Nelson, ele é um cara
   muitíssimo competente. Muito mais do que competente ele é
   uma pessoa muito muito bacana _e_ razoável. Ele
   certamente não merece críticas pelo seu trabalho em
   MAC0328. Se tem alguém que merece as críticas enviadas
   para a lista sou eu, já que sou eu o responsável pela
   disciplina.

2. (Não estou entendendo...) Acho que vocês não precisam
   ficar muito nervosos se receberam uma nota baixa, ou
   mesmo se consideram esta nota injusta. Acho é só falar e
   nós damos uma olhada nisso (pode demorar um pouco :-).
   Algumas pessoas já me escreveram.

   Não há nada demais em vocês reclamarem/questionarem as
   notas. Eu não vejo razão para não nos mantermos todos
   calmos.

3. (Crise existencial/desabafo/generalidades) Como vocês já
   devem ter percebido, eu não dou muita importância/atenção
   para notas. Nas disciplinas que eu sou o professor as
   médias, pelo menos nos últimos tempos, têm tendido a
   serem relativamente altas. Eu prefiro (gosto de) me
   concentrar mais nas coisas que eu gostaria que os alunos
   estivessem aprendendo; gasto muito menos tempo pensando
   na maneira de avaliá-los. Não estou dizendo que esta
   minha atitude de não-atenção-a-notas seja algo correto,
   eu só sei que sou incapaz de lidar com isto de ficar
   atribuindo um número (que induz uma ordem?!?) a cada
   aluno.

   Eu deixo os alunos bastante soltos. Se o cara quer
   assistir aula, legal.  Se quer dar sugestões sobre a
   disciplina, sensacional. Se fizer os eps e estudar,
   ótimo.  Se aprender algo, maravilhoso. Idealmente, eu
   ficaria mais contente se nós estivéssemos aprendendo
   algumas coisas e curtindo em estar aprendendo estas
   coisas. É legal quando, durante as aulas ou discussões,
   os olhos de alguns entre vocês brilham por terem gostado
   de alguma idéia ou entendido alguma coisa nova. Por outro
   lado, quando, por razões mil, há uma certa falta de
   interesse e não vejo olhos brilharem fico um pouco
   chateado.  Mas tudo bem ... vamos em frente.

   Ainda sobre avaliação ... As provas, eps, trabalhos ou
   seja lá o que for, não servem apenas para que eu carimbe
   a testa de vocês com um número. Avaliações também servem
   para que eu tenha uma idéia de como vocês estão indo e
   vocês tenham uma idéia do que aprenderam ou deixaram de
   aprender. Resumindo, avaliação é um processo mais amplo
   do que dar nota x para o aluno y.

   Vocês devem estar se perguntando qual a razão para eu
   estar escrevendo estes parágrafos desconexos. Bem, eu não
   sei! ;-) O que está acima mostra um pouco como eu vejo as
   coisas e tenta explicar a minha falta de atenção com as
   notas.  Eu entendo que para vocês se formarem (ou coisa
   do tipo) vocês precisam de ter uma certa nota maior ou
   igual a não sei quanto. Entretanto, tendo em vista que a
   cobrança em termos de nota não é muito pesada, eu
   esperava que vocês pudessem se sentir um pouco mais
   livres para ter um certo prazer no que estão fazendo.

Bom final de semana,
coelho