[Pr�via] [Pr�xima] [Pr�via por assunto] [Pr�xima por assunto]
[�ndice cronol�gico]
[�ndice de assunto]
[grafos] Notas ...
- Subject: [grafos] Notas ...
- From: Jose Coelho de Pina <coelho@linux.ime.usp.br>
- Date: Sun, 06 Apr 2003 00:44:16 -0300
Salve,
Primeiro, desculpem pela minha demora em responder aos
e-mails. Eu deveria ter respondido antes, s� n�o fiz isto
pois me chateia muito discuss�es sobre notas --- n�o sei
lidar com isto.
A seguir falarei (escreverei) um pouco sobre o monitor,
depois falarei a raz�o pela qual eu n�o estou entendento um
certo nervosismo que estou sentindo em alguns
mails. Continuando farei algumas considera��es gerais
(desabafo?!).
1. (monitor) Para quem n�o conhece o Nelson, ele � um cara
muit�ssimo competente. Muito mais do que competente ele �
uma pessoa muito muito bacana _e_ razo�vel. Ele
certamente n�o merece cr�ticas pelo seu trabalho em
MAC0328. Se tem algu�m que merece as cr�ticas enviadas
para a lista sou eu, j� que sou eu o respons�vel pela
disciplina.
2. (N�o estou entendendo...) Acho que voc�s n�o precisam
ficar muito nervosos se receberam uma nota baixa, ou
mesmo se consideram esta nota injusta. Acho � s� falar e
n�s damos uma olhada nisso (pode demorar um pouco :-).
Algumas pessoas j� me escreveram.
N�o h� nada demais em voc�s reclamarem/questionarem as
notas. Eu n�o vejo raz�o para n�o nos mantermos todos
calmos.
3. (Crise existencial/desabafo/generalidades) Como voc�s j�
devem ter percebido, eu n�o dou muita import�ncia/aten��o
para notas. Nas disciplinas que eu sou o professor as
m�dias, pelo menos nos �ltimos tempos, t�m tendido a
serem relativamente altas. Eu prefiro (gosto de) me
concentrar mais nas coisas que eu gostaria que os alunos
estivessem aprendendo; gasto muito menos tempo pensando
na maneira de avali�-los. N�o estou dizendo que esta
minha atitude de n�o-aten��o-a-notas seja algo correto,
eu s� sei que sou incapaz de lidar com isto de ficar
atribuindo um n�mero (que induz uma ordem?!?) a cada
aluno.
Eu deixo os alunos bastante soltos. Se o cara quer
assistir aula, legal. Se quer dar sugest�es sobre a
disciplina, sensacional. Se fizer os eps e estudar,
�timo. Se aprender algo, maravilhoso. Idealmente, eu
ficaria mais contente se n�s estiv�ssemos aprendendo
algumas coisas e curtindo em estar aprendendo estas
coisas. � legal quando, durante as aulas ou discuss�es,
os olhos de alguns entre voc�s brilham por terem gostado
de alguma id�ia ou entendido alguma coisa nova. Por outro
lado, quando, por raz�es mil, h� uma certa falta de
interesse e n�o vejo olhos brilharem fico um pouco
chateado. Mas tudo bem ... vamos em frente.
Ainda sobre avalia��o ... As provas, eps, trabalhos ou
seja l� o que for, n�o servem apenas para que eu carimbe
a testa de voc�s com um n�mero. Avalia��es tamb�m servem
para que eu tenha uma id�ia de como voc�s est�o indo e
voc�s tenham uma id�ia do que aprenderam ou deixaram de
aprender. Resumindo, avalia��o � um processo mais amplo
do que dar nota x para o aluno y.
Voc�s devem estar se perguntando qual a raz�o para eu
estar escrevendo estes par�grafos desconexos. Bem, eu n�o
sei! ;-) O que est� acima mostra um pouco como eu vejo as
coisas e tenta explicar a minha falta de aten��o com as
notas. Eu entendo que para voc�s se formarem (ou coisa
do tipo) voc�s precisam de ter uma certa nota maior ou
igual a n�o sei quanto. Entretanto, tendo em vista que a
cobran�a em termos de nota n�o � muito pesada, eu
esperava que voc�s pudessem se sentir um pouco mais
livres para ter um certo prazer no que est�o fazendo.
Bom final de semana,
coelho