[Grafos] Sobre Dijkstra (em pessoa)

Olá,

Eu estava procurando algumas referências sobre Dijkstra e acabei descobrindo
que o sujeito é muito mais do que o famoso algorítmo.

O que me chamou mais a atenção foi a impressionante quantidade de artigos,
notas técnicas e comentários variados que ele escreveu (me parece que chegam
a 1300).

Neste site, http://www.cs.utexas.edu/users/EWD/ , há um link para a coleção
desses documentos, que estão em formato PDF. Além disso, tb há um link para
um vídeo (!), uma espécie de documentário sobre o Dijkstra.

Achei bem interessante tanto as idéias dele como a maneira com que ele as
escreve. A quem estiver interessado, sugiro olhar o documento d código
EWD896, "On the nature of computing science". Para se ter uma idéia, aqui
está um trecho desse artigo:

"To begin with I would like to recall that Science as a whole has dismally
failed to meet its original objectives. (...) those original objectives were
three. (...) Firstly, there was the development of the Elixir that would
give you eternal youth. (...) the second objective was the development of
the Philosopher's Stone (...) and Accurate Prediction of the Future became
the third hod scientific topic."

Paulo Salem