O termo plágio++ é
usado no contexto
desta disciplina para indicar uma série de comportamentos ligados à apresentação de
trabalho individual com indicação falsa de individualidade ou autoria.
Existem várias definições do termo plágio
em dicionários e em textos legais. Plágio++ é uma versão incrementada desse conceito que é usada em
cursos de computação que requerem apresentação de trabalhos.
Isto quer dizer que: tudo que for plágio pela definição legal, é
plágio++, mas plágio++ engloba algumas ações que podem não ser
consideradas plágio no sentido legal, e aqui são tratadas
severamente.
A principal diferença entre plágio++ e simples plágio, é que quando
são detectados trabalhos em que houve cópia, ambos são tratados como
plágio++; a autoria real é irrelevante. Além disso, "cópia
disfarçada" também é cópia.
Existem algumas razões para o tratamento rigoroso do plágio++, entre as
quais:
O plágio é uma ação anti-ética e ilegal, quando
executado à revelia do autor.
Quando autores e copiadores combinam, estão ludibriando o
sistema de avaliação. Dependendo da área do estudante, a nota será
parte da classificação usada para entrada em sub-áreas; quem falsifica
as notas está enganando o sistema e seus colegas.
Um dos objetivos da disciplina MAC0122 é o aprendizado
individual dos
conceitos básicos de programação. A principal evidência desse
aprendizado está nos exercícios, que necessariamente
são individuais nesta disciplina.
Dado o ambiente muito restrito de
aplicação do critério e a necessidade de decisões e ações rápidas, não
é possível efetuar investigações profundas nem processos formais de
averiguação dos fatos.
O que dá para fazer?
Pela descrição acima pode parecer que queremos que cada
um se enfie em seu cubículo, sem se comunicar com os colegas. Não
é bem assim.
O trabalho em grupo e a
cooperação entre colegas é em geral benéfico e útil ao aprendizado.
Para ajudar um
colega você pode lhe explicar como resolveu um ou outro problema. Por
exemplo, pode explicar que para fazer as contas pedidas no enunciado é
preciso usar dois loops ou que para representar os dados basta usar
algumas variáveis etc... O que você não deve fazer é mostrar o seu
código! Você pode achar que a amizade
é mais importante do que as considerações éticas acima, mas mostrar
código pode prejudicar o aprendizado do seu colega:
depois de o seu colega ter visto o seu código, será
muito mais difícil para ele imaginar uma solução original;
o seu colega não entenderá realmente o problema: a
compreensão passa pela feitura dos exercícios e não
pela imitação/cópia;
vocês passarão por outras avaliações, na forma de
provas;
é impressionante como são diferentes as provas escritas por
alunos que fizeram EPs e pelos que não fizeram, e as notas baixas
desses últimos são inevitáveis.
Além disso, um colega que tenha visto a sua solução pode
eventualmente divulgá-la a outros colegas, deixando você numa situação muito
complicada, por tabela.
Esses problemas ocorrem em muitos lugares, as políticas e
recomendações não variam muito. E mesmo variando, o que vale é o que
está aqui.
Perguntas
frequentes
Só olhei o programa dele, nem copiei. Não dá para reconsiderar? R: Não.
Fui eu que fiz o exercícios, tenho até os rascunhos. Pode pelo menos dar
uma parte da nota? R: Não.
Foi só um pedacinho do programa. Não está exagerado punir isso? R: Não.
Cada um de nós cinco copiou somente uma função do outro. Não dá para considerar nada? R: Não.
Eu não vi que ele copiou de mim. Vocês não vão corrigir essa pena
injusta? R: Não.
Eu mostrei o código para o meu namorado que mostrou para a outra
namorada que copiou, e eu não a conheço nem sabia que existia. Vocês não tem
pena de mim? R: Não.
Eu copiei dela sem ela saber. Tudo bem, aceito minha culpa, mas
não dá para livrar a dela? R: Não.
Aqui é o Brasil, ninguém leva na cabeça. Vocês não podem
dar um jeitinho? R: Não.
Tem certeza? Eu colei a vida inteira, sempre disseram que
ía dar problema e nunca deu, por que justo agora? R: Não.
Eu tenho uma super viagem programada há um tempão para julho.
Quebra o meu galho? R: Não.
Isso vai atrapalhar minha chance de fazer um intercâmbio e
conseguir diploma duplo. Me dá uma chance? R: Não.
Isso pode marcar toda a minha vida acadêmica, tirar chance de
bolsas, pós-graduação, possibilidades de estágio e emprego. Vocês não
têm compaixão? R: Não.
OK, eu errei, mas isso não vai se repetir. Será que não dá
para me livrar esta vez, já que aprendi minha lição? R: Não.
Pô, será que tem alguma pergunta para a qual vocês não respondem Não? R: Sim.
Eu tenho uma desculpa nova, brilhante e original para esse
plágio++ que vocês detectaram. R: Se for mesmo tudo isso, será incluída na próxima edição
desta página, com a devida atribuição.