MAC 115 - Introdu��o � Computa��o
Escola Polit�cnica - Primeiro semestre de 1998
Cronograma - primeira parte
- Aula 1 (17 de fevereiro):
- Aula 2 (19 de fevereiro):
- Aviso sobre a aula de uso dos micros.
- Comando fa�a-enquanto (antigo "repita") ou enquanto-fa�a.
Problema 2.1: Dada uma seq��ncia de n�meros diferentes
de zero, seguida por zero, imprimir a sua soma.
Problema 2.2: Dado um inteiro x, e um natural n > 0,
calcular xn (exerc�cio 1.5 do Caderno
de Exerc�cios).
Problema extra: Dada uma seq��ncia de n�meros diferentes
de zero, seguida por um zero, imprimir seu produto.
Exerc�cios recomendados: 1.1, 1.2, 1.3 e 1.9 do
Caderno de Exerc�cios.
- Carnaval (de 23 a 25 de fevereiro).
- Aula 3 (26 de fevereiro):
- Comando se-ent�o.
Problema 3.1: Dada uma seq��ncia de n�meros inteiros
diferentes de zero, seguida por um zero, calcular a soma dos
elementos da seq��ncia e contar quantos s�o negativos.
Problema 3.2: Dados n >= 1 e uma seq��ncia de n
inteiros, determinar o menor n�mero da seq��ncia.
Problema 3.3: Dados n inteiros, determinar quantos s�o
pares.
Problema extra: Dados dois n�meros inteiros positivos a e
b, b != 0, determinar a parte inteira da divis�o de a por b (usar
subtra��es sucessivas).
Exerc�cios recomendados: 1.4, 1.6, 1.7 e 1.19 do Caderno
de Exerc�cios.
- Aula 4 (3 de mar�o):
- Entregar EP1.
- Introduzir C (apenas os comandos vistos at� aqui).
Problema 4.1: Dada uma seq��ncia de n�meros inteiros
diferentes de zero, seguida por um zero, calcular a soma dos
elementos negativos da seq��ncia.
Problema 4.2: Dados os inteiros x e y, calcule
x|y|.
Problema extra: Dados n inteiros, determinar o maior.
Problema extra: Dado n, calcular o n-�simo n�mero de
Fibonacci (exerc�cio 1.15 do Caderno de Exerc�cios).
Exerc�cios recomendados: 1.8, 1.14, 1.16, 1.19 e 1.20 do
Caderno de Exerc�cios.
- Sugest�o: Nas pr�ximas uma ou duas aulas pelo menos ainda
escreva o algoritmo em leal (portugu�s) e depois traduza para C.
- Aula 5 (5 de mar�o):
- Comando se-ent�o-sen�o.
Problema 5.1: Dados n inteiros, contar quantos s�o pares
e quantos s�o �mpares.
Problema 5.2: Dado um n�mero inteiro positivo n, calcular
a soma dos d�gitos pares de n e a soma dos d�gitos �mpares de
n. (Implementa��o de uma variante.)
Problema 5.3: Dadas as notas de n alunos, calcular
quantos foram aprovados, quantos ficaram de recupera��o e quantos
foram reprovados.
Problema extra: Dizemos que um n�mero � triangular se
ele � produto de tr�s n�meros naturais consecutivos (e.g.: 120 �
triangular pois 120 = 4.5.6). Dado um natural n, determinar se n �
triangular (exerc�cio 1.11 do Caderno de Exerc�cios).
Exerc�cios recomendados: 1.17, 1.18, 1.21 e 1.24 do
Caderno de Exerc�cios.
- Aula 6 (10 de mar�o):
- Operadores l�gicos (tabela de preced�ncia, id�ia de vari�veis
booleanas, etc).
Problema 6.1: Dadas as notas de n alunos, calcular
quantos ficaram de recupera��o (nota < 5 e nota >= 3).
Problema 6.2: Dado um n�mero inteiro x, verificar se x �
primo (exerc�cio 1.12 do Caderno de Exerc�cios).
Problema 6.3: Dada uma seq��ncia com
n datas, determinar para cada uma delas a data do dia seguinte. As
datas consistem de 3 n�meros inteiros: o primeiro representa o dia,
o segundo o m�s e o terceiro o ano. (Obs.: um ano A � bissexto se (A
% 4 == 0) && (A % 100 != 0) || (A % 400 == 0)).
Problema extra: Dados dois n�meros inteiros positivos,
determinar o mdc desses n�meros (exerc�cio 1.13 do Caderno de
Exerc�cios).
Exerc�cios recomendados: 1.10 do Caderno de
Exerc�cios.
- Aula 7 (12 de mar�o):
- Indicador de passagem (#define FALSE e TRUE).
- Comando for.
Problema 7.1: Dada uma seq��ncia com n n�meros
inteiros, verificar se a seq��ncia est� em ordem crescente.
Problema 7.2: Dado um inteiro n >= 10, verificar se este
n�mero cont�m dois d�gitos adjacentes iguais.
Problema 7.3: Dada uma seq��ncia com n >= 2 n�meros
inteiros, verificar se a seq��ncia � uma progress�o aritm�tica.
Exerc�cios recomendados: 1.22, 1.23 e 1.25 do Caderno de
Exerc�cios.
- Aula 8 (17 de mar�o):
- Ajuste de cronograma / aula de exerc�cios.
Sugest�es: fazer alguns dos problemas extras ou exerc�cios
recomendados nas aulas anteriores. Por exemplo, 1.13, 1.22 e
1.23.
Last modified: Thu Mar 26 17:30:28 EST 1998