MAC 115 - Introdução à Computação
Física - Segundo semestre de 1999
Cronograma - segunda parte
- Aula 7 (14 de setembro):
- Indicador de passagem (#define FALSE e TRUE).
- Comando for.
Problema 7.1: Dada uma seqüência com n números
inteiros, verificar se a seqüência está em ordem crescente.
- Variáveis reais (float e double).
- Formato de impressão.
- Casting.
Problema 8.1: Dado um inteiro positivo k, calcule o
valor da soma Sk := 1/k + 2/(k-1) + 3/(k-2) + ... +
k/1 (exercício 2.11 do Caderno de Exercícios).
- Exercício para casa: Dado um inteiro n >= 10, verificar se este
número contém dois dígitos adjacentes iguais.
- Exercício para casa: Dada uma seqüência com n >= 2 números
inteiros, verificar se a seqüência é uma progressão aritmética.
- Exercícios recomendados: 2.1, 2.2, 2.3 e 2.4 do Caderno de
Exercícios.
- Aula 8 (17 de setembro):
- Problema 8.1: Dado um inteiro n >= 0, calcular
Sn := 1 + 1/2 + 1/22 + ... + 1/2n.
- Problema 8.2: Dado um real x e um inteiro n, calcular uma
aproximação de ex através da série ex = 1 + x +
(x2)/2 + (x3)/3! + ... + (xk)/k! +
... somando apenas os n+1 primeiros termos.
- Comentários sobre a primeira prova.
- Exercício para casa: Dado um natural n > 0, determinar o
número harmônico Hn dado por
Hn = 1 + 1/2 + 1/3 + 1/4 + ... + 1/n (exercício 2.2 do
Caderno de Exercícios).
- Exercício para casa: Dados x e \epsilon > 0, obter uma
aproximação com precisão \epsilon da série infinita
-1 + (x2)/3! - (x4)/5! + ... +
((-1)(k+1) x(2k))/(2k+1)! + ...
- Exercícios recomendados: 2.6, 2.7, 2.10 e 2.12 do
Caderno de Exercícios.
- Aula 9 (21 de setembro):
- Entregar EP2.
- Recolher EP1.
- Problema 9.1: Dado um número real x e um real \epsilon
calcular uma aproximação da \sqrt{x} através da seqüência de números
abaixo. Tome r0 = x e rn+1 = 1/2
(rn+ x/rn). A aproximação será o primeiro
valor rn+1 tal que |rn+1-rn| <
\epsilon.
- Funções.
Escreva uma função para o problema acima que devolve o valor
absoluto de um número real.
Problema 9.3: Faça um programa que leia dois números
reais x e y e dois inteiros positivos a e b, calculando em
seguida o valor da expressão xa + yb +
(x-y)a+b.
- Exercícios recomendados: 6.2 do Caderno de Exercícios.
- Aula 10 (24 de setembro):
- Problema 10.1:
- Escreva uma função que recebe n e calcula n!.
- Faça uma função que dados m e n inteiros, usando a função
fatorial, calcula m!/(n!(m-n)!).
- Faça um programa que lê um inteiro n > 1 e imprime os
coeficientes da expansão de (a+b)n.
- Repetições encaixadas.
Problema 10.2: Dado um inteiro m, imprimir a
decomposição de m em fatores primos, com multiplicidade.
Ex: para m = 120 a saída desejada é
2 (3), 3 (1), 5 (1) (exercício 3.6 do Caderno de
Exercícios).
- Problema 10.3: Dado um número inteiro x, verificar se x é
primo (exercício 1.12 do Caderno de Exercícios).
- Exercícios recomendados: 3.1 a 3.7 do Caderno de Exercícios.
- Aula 11 (28 de setembro):
- Tipo char.
- Comando switch.
Problema 11.1: Dado um inteiro n e um texto, ou seja, uma
seqüência com n caracteres, determinar a freqüência de vogais no
texto.
Exemplo: para n=21 e o texto "Maguila derruba Tyson" a freqüência
de vogais é 8/21.
Problema 11.2: Dada uma seqüência de caracteres terminada
por '.', imprima a seqüência sem as vogais, os brancos e os sinais de
pontuação.
Exemplo: Dada a seqüência "É muito bom estudar MAC115." a saída
deverá ser "mtbmstdrMC115".
Problema 11.3: Dada uma frase terminada por '.',
determinar o comprimento da palavra mais longa.
Exercícios recomendados: 2.9 do Caderno
de Exercícios.
- Aula 12 (1 de outubro):
- Funções (protótipos de funções).
Problema 12.1:
- Faça uma função booleana que recebe um inteiro n e
verifica de n é primo.
- Faça um programa que recebe um inteiro m e verifica se
m pode ser escrito como p+q, onde p e q são primos.
Problema 12.2:
- Faça uma função real que recebe um real x e devolve \sqrt{x}.
- Faça uma função real que recebe dois pontos no plano
através de suas coordenadas cartesianas e devolve a distância
entre os pontos.
- Faça um programa que leia um ponto origem (x0,
y0) e uma seqüência de n pontos e determina o ponto
mais próximo da origem.
Exercícios recomendados: 2.5 e 6.3 do Caderno
de Exercícios.
- Aula 13 (5 de outubro):
- Ajuste de cronograma / aula de exercícios.
Sugestões: fazer alguns dos problemas extras ou exercícios
recomendados nas aulas anteriores. Por exemplo, 2.6, 3.5 e 6.2.
- Prova 2 (8 de outubro)
Last modified: Wed Oct 13 11:50:14 EDT 1999