Re: Discussao interessante sobre broadcast

Quoting Nelson Guedes Paulo Junior <npaulo@linux.ime.usp.br>:

> Ola Guilherme,
>
> Como sugestão para a sua apostila, coloque uma bibliografia...
> Aliás, de preferência uma "linkografia". :-)

De acordo, vou tentar reunir algum material para a bibliografia.

> By the way, existe alguma diferença no código abnaixo (e na discussão)
> abaixo
> se temos mais de um processador na máquina????
>
> Aliás, a biblioteca pthreads funciona normalmente em máquina multiprocessadas
> ou
> tem alguma diferença, por exemplo, ter que compilar de forma diferente?

Na verdade um sistema operacional multitarefa tenta fazer de conta que a maquina
tem processadores suficientes para rodar todas as tarefas que vc pede
simultaneamente.

Quando vc compila um programa com threads (ou mesmo com forks) vc está incluindo
 no seu programa chamadas a sistema para cirar novas threads (ou processos), mas
como eles serao executados é algo que foge ao seu controle, portanto não tem a
menor necessidade de avisar nada já que todos os processadores teriam acesso ao
mesmo barramento de memoria.

As coisas mudam drasticamete se vc nao tem memoria compartilhada. Neste caso vc
nao pode nem mesmo usar threads, porque vc precisa de fato copiar o contexto da
"thread". Veja o caso do MPI por exemplo, até mesmo executar o programa passa a
ser uma tarefa bem diferente.

Eu escrevi um texto sobre MPI para uma disciplina, vou tentar lembrar de colocar
na minha pagina amanha. (Se alguem de fato quiser ler e perceber que eu esqueci
de colocar, favor me mandar email cobrando)