.. _canvas:
Desenhando no Canvas HTML com JavaScript
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Vamos usar o canvas para gerar desenhos e animações 2D e 3D em uma página web, usando HTML e JavaScript.
Nessa aula vamos introduzir as ferramentas de programação que vamos utilizar para resolver os exercícios.
Embora essas ferramentas sejam muito relevantes nessa disciplina, elas não constituem nosso foco principal.
Por isso, nessa aula vamos apenas introduzi-las por meio de exemplos ilustrando alguns recursos básicos.
Você pode copiar e depois estender esses exemplos para realizar os
exercícios.
.. _introducao:
Esqueleto HTML para usar o canvas
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Vamos começar apresentando um esqueleto HTML que cria um canvas (área
de desenho) para começar a desenhar em 2D, usando algumas primitivas
gráficas comuns.
A sigla HTML significa ``HyperText Markup Language``, ou seja, é uma
linguagem que permite criar hipertexto como links URL e outros elementos
como o próprio canvas usando ``tags``.
O documento HTML abre e fecha usando as tags ```` e ````.
A parte delimitada por ``
`` e ```` não é exibida pelo
navegador quando a página é carregada. Ela tipicamente contém:
- um título delimitado pelas tags `` ``);
- links para os `arquivos CSS `__ usados para
configurar os estilos usados pelos elementos da página, com extensão ``.css``;
- e outros meta-dados. No nosso caso, deve conter também o arquivo que
contém os programas em JavaScript, como o ``script.js``. Observe que os arquivos em JavaScript tem a extensão ``.js``.
O trecho delimitado por `` `` é a parte que será exibida
pelo navegador. Para criar um canvas basta copiar o seguinte trecho de
código HTML para um arquivo ``script.html``. Observe que no corpo
(````) precisamos incluir uma tag ````,
para criar uma área de desenho.
Dentro de cada tag você pode definir algumas opções para configurar o
elemento HTML. No caso da tag ``