[Prévia cron] [Próxima Cron] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto] [Índice de autor]

discussões filosóficas

Olá a todos,
  Só vou incomodar uma vez...
  No começo do semestre, tive uma idéia de lançar um volume, editado por
mim, com textos de estudantes sobre computação. Nada técnico, mas títulos
como "Computador: minhas proezas e limitações" e "A máquina pensante". São
artigos filosóficos, que querem misturar um pouco de matemática a nossas
esprenças para os computadores e a sociedade no futuro.
  Embora ainda em desenvolvimento, é um volume que pretendo tirar da gaveta
para publicar. Afinal, somos nós quem projetaremos as máquinas daqui uma
década e temos que discutir para que elas servirão. Por exemplo, a máquina
pensante. Já pensaram se houvesse uma aqui no IME ? Os alunos de todos os
cursos poderiam agendar horários para bater papo com tal computador, que
como um professor poderia mesmo orientá-los em seus estudos.
  Muito bem, estou à procura de quem queirar colaborar. Escreva sobre o que
você quiser e mande para vcl-computers-ideas@egroups.com ou visite a página
http://www.egroups.com/group/vcl-computers-ideas e inscreva-se no grupo para
discussão desses assuntos. Vou depois incluir as "atas" da lista no volume,
e talvez republicá-lo uma vez por ano com os melhores artigos (por exemplo,
estou em trâmites com o prof. Imre para copiar um texto seu).
  Só há uma restrição: não é lista de técnicos pela DATA-CONTROL, por isso
tecnicismos só serão aceitos quando forem código para alguma boa idéia que
modifique o modo de ser dos programas atuais. Pede-se a delicadeza de ser
código em C, e se realmente necessário, C++.
  Alguma matemática abstrata também é bem-vinda, principalmente relacionada
a lógica. Estarei a disposição para mostrar os textos já escritos, que
servirão de guia (ou não, os tópicos são quase livres).
  Conto com todo o pessoal do IME e talvez de fora.
  Grato pela atenção,
     Vinicius do básico