
22/08/2001
-
03h47
Software altera publicidade on-line

da Folha de S. Paulo
O programa "Gator" (www.gator.com), que serve para armazenar senhas e informações pessoais no PC, pode alterar radicalmente o mercado de publicidade on-line: um novo recurso do software, que muitas vezes vem embutido em outros programas e é instalado sem que o usuário perceba, permite trocar os anúncios exibidos em páginas da internet.
O sistema funciona da seguinte maneira: depois de monitorar os hábitos de navegação do usuário, o "Gator" seleciona anúncios que supostamente o interessariam e os sobrepõe à propaganda original dos sites que o internauta visita.
Os anúncios sobrepostos podem até mesmo promover o concorrente de uma empresa que pagou pelos anúncios originais.
Embora as faixas sobrepostas possam ser fechadas, revelando os anúncios originais, o novo recurso é visto com reservas por publicitários e advogados dos EUA, que o consideram exagerado e ilegal. A empresa responsável pelo "Gator" diz que a sobreposição de anúncios é normal.

|
|

 |
|

|