[Prévia cron rev] [Próxima Cron rev] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico reverso]
[Índice de assunto]
[Índice de autor]
Fonte tex da primeira prova
- Subject: Fonte tex da primeira prova
- From: Imre Simon <is@ime.usp.br>
- Date: Tue, 4 Dec 2001 19:44:56 -0200
\documentclass{article}
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage[brazil]{babel}
\setlength{\parindent}{0pt}
\setlength{\textheight}{22cm}
\setlength{\textwidth}{18cm}
\setlength{\oddsidemargin}{-1cm}
\setlength{\parskip}{0.2cm}
\pagestyle{empty}
\begin{document}
\begin{center}
{\large {\bf MAC 339 -- Informação, Comunicação e a Sociedade do Conhecimento}}
Primeira Prova -- 25 de outubro de 2001
\begin{tabular}{|lll|}
\multicolumn{1}{c}{\phantom{XXXXXXXXXXXXXX}} &
\phantom{XXXXXXXXXXXxx} &
\multicolumn{1}{c}{\phantom{XXXXXXXXXXXXX}} \\
\hline
& & \\NOME DO ALUNO : & & \\ & & \\
\hline
& & \\CURSO (BCC, PÓS, etc) : & & \\ & & \\
\hline
& & \\NUSP : & & \\ & & \\
\hline
& & \\ASSINATURA: & &\\ & & \\
\hline
\end{tabular}
\vspace{.4cm}
{\bf INSTRUÇÕES }
\begin{enumerate}
\item Preencha o cabeçalho acima. Não se esqueça da sua assinatura.
\item A prova deve ser feita sem consulta a apontamentos, cadernos, livros
ou colegas.
\item {\em Em cada uma das duas primeiras questões inspire-se no texto
apresentado e faça uma redação de 20 a 30 linhas contendo as suas
reflexões. A sua redação deve ser sucinta e objetiva, tendo em vista o
tipo de argumentação desenvolvida nesta disciplina. Apenas aspectos não
diretamente mencionados no texto, quer concordantes quer discordantes com
o mesmo, serão valorizados, desde que a sua relação com o texto seja
próxima e esteja clara.
Dê preferência para uma reflexão coesa contendo a maior variedade possível
de argumentos e aspectos, que devem ser expressados no menor espaço
possível sem perder a fluidez e a conectividade da argumentação.}
\end{enumerate}
\vspace{0.1cm}
{\bf DURA\c C\~AO DA PROVA: 1 hora e 40 minutos}
{\large
\vspace{.4cm}
\begin{tabular}{|c|c|}
\hline
& \ \ \ Nota \ \ \ \\
\hline
&\\[-0.2ex] Quest\~ao 1 & \\[2ex]
\hline
&\\[-0.2ex] Quest\~ao 2 & \\[2ex]
\hline
&\\[-0.2ex] Quest\~ao 3 & \\[2ex]
%\hline
%&\\[-0.2ex] Quest\~ao 4 & \\[2ex]
\hline\hline
&\\[-0.2ex] TOTAL & \\[2ex]
\hline
\end{tabular}
}
\vspace{.4cm}
{\bf B O A \ \ \ \ P R O V A}
\end{center}
\pagebreak
\begin{enumerate}
\item (valor 3.0 pontos) \\
Santo Agostinho (354-430) apontou, uns 1600 anos atrás, uma diferença
fundamental entre o mundo dos bits e o mundo dos átomos. Ele disse:
Alimento as vossas mentes quando falo. Repartiríeis entre vós o alimento se
o que trouxesse fosse para os vossos estômagos, e não chegaria inteiro a
cada um; mas quantos mais fôsseis, em tanto maior número de pedaços
dividiríeis o que vos desse. Aquilo que digo é inteiro para todos e inteiro
para cada um.
Procure analisar como o fenômeno apontado por Santo Agostinho se reflete no
mundo da Internet.
\pagebreak
\item (valor 3.0 pontos) \\
Analise, no contexto da Internet, os conceitos e pensamentos que aparecem no
trecho abaixo.
In the wake of the terrorist attacks some people expect surveillance to
become far more widespread. Disliking this, a privacy advocate quoted
Benjamin Franklin: ``They that can give up essential liberty to obtain a
little temporary safety deserve neither liberty nor safety.''
Yet, to most people the threat of terrorism seems real, whereas the danger
that surveillance technologies will be misused seems theoretical. Privacy
advocates will now find it much harder to oppose such systems. So they are
likely to become far more prevalent as Americans accept a new balance
between security and privacy.
(The Economist, September 22, 2001, Uncle Sam and the Watching Eye. Will
terrorism change Americans' minds about surveillance technology?)
\pagebreak
\item (valor 4.0 pontos) \\
Escolha um destes autores: Kuhn, Castells, Lessig, Agre ou Brown e Duguid.
Explique alguns aspectos importantes (do ponto de vista da disciplina) da
obra do autor da sua escolha e mostre como estes aspectos se relacionam com
os temas tratados na disciplina. Procure seguir os critérios de redação
enunciados no preâmbulo da prova.
\end{enumerate}
\end{document}