Sociedade da Informação no Brasil - Livro Verde
Marino Hilario Catarino
Victor Yuji Maehira
marino@linux.ime.usp.br
victor@linux.ime.usp.br
Universidade de São Paulo
http://www.linux.ime.usp.br/~marino/mac339/greenbook.htm
10 de dezembro de 2001
Resumo
Nesta primeira fase, iremos dar uma pequena introdução a cada um dos temas abordados pelo Livro Verde, sendo de caráter ilustrativo para se ter uma idéia de como será a monografia sobre A Sociedade da Informação na Brasil - Livro Verde
Apresentação
- O livro verde trata de um projeto não somente nacional, mas mundial, que visa a união do governo com a sociedade para assegurar a perspectiva de que seus benefícios alcancem a todos os brasileiros. A Sociedade da Informação é fundamental para novas formas de organização e de produção em escala mundial. Assim redefinindo a inserção dos países na sociedade internacional e no sistema econômico mundial.
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- Capítulo 1 - A Sociedade da Informação
- Vivemos numa sociedade da informação a partir do momento em que usamos o telefone, assistimos a televisão, utilizamos a internet para comprar coisas, mandar mensagens, ou aprender mais sobre algum assunto. Estamos numa era em que a informação flui a grande velocidade, assumindo valores socio-econômicos fundamentais.
A convergência da base tecnológica diz respeito ao fato de se poder representar qualquer tipo de informação de uma única forma, a digital. Através da digitalização, a computação ,as comunicações e os conteúdos aproximam-se muito. O computador se torna a televisão, o telefone, o jornal, a revista.
Com relação a dinâmica da indústria, esta possibilitando um maior acesso da população aos computadores, assim permitindo sua popularização.
O terceiro ponto desta revolução é o fantástico crescimento da Internet, quando comparado pôr exemplo a televisão. O tempo que a internet demorou para atingir 50 milhões de usuários em 4 anos são ínfimos perto dos quase 40 anos do radio e 13 da televisão. Internet é a maior evolução da conectividade internacional.
Porem a Internet não é livre de riscos. Noventa pôr cento da população do planeta jamais teve acesso ao telefone. Para evitar o maior aumento na disparidade socio-economica os países e blocos políticos, desde meados da década de 90, eles vem se deparando com este problema e procurando caminhos, estratégias para evita-lo. A Internet brasileira teve grande impulso, na comunidade científica e como plataforma de expansão do setor privado desde 1995.
A privatização dos sistemas brasileiro de telecomunicação e a criação da Anatel estão permitindo maior e mais rápida disponibilidade de acesso aos meios de comunicação. O comercio via Internet esta ganhando enorme expressão. Algumas aplicações de governo tem grande impacto na melhoria da eficiência interna de funcionamento e na prestação de serviços ao cidadão. Com relação a América latina, o Brasil esta bem evoluído tecnologicamente. Não será fácil operar um programa que abrangia esses aspectos. Especialmente porque a concretude de suas proposições necessitara do envolvimento dos cidadãos, da iniciativa privada e do governo.
- O objetivo do Programa Sociedade da Informação é "integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologia de informação e comunicação, de forma a contribuir para a inclusão social de todos os brasileiros na nova sociedade e, ao mesmo tempo, contribuir para que a economia do País tenha condições de competir no mercado global".
A sociedade da informação necessita de diferentes parceiros, nos níveis local, nacional e internacional. A divisão da responsabilidade entre governos, organizações privadas e a sociedade civil é modelo básico de apoio à sociedade da informação.
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- Capítulo 2 - Mercado, Trabalho e Oportunidades
- As mudanças causadas pela difusão acelerada das novas tecnologia de informação e comunicação promovem grandes mudanças na econômica mundial e esta na origem de um novo padrão de competição global. Estas novas tecnologia causam uma maior flexibilidade no processo produtivo. Porem estas mudanças estão causando uma "destruição criadora" em todo o sistema econômico, além de promover o aparecimento de novos negócios e mercado.
O surgimento da internet promoveu uma renovação na economia. Com o crescimento da rede global (World Wide Web) em meados da década de 90, as empresas tiveram uma nova mídia, um processo inovador para a operação de negócios.
As atividades econômicas que utilizam redes eletrônicas como plataforma tecnológica são os negócios eletrônicos que são as transações comerciais, administrativas e contábeis, que envolvem governo, empresas e consumidores. O comércio eletrônico é a principal atividade dessa nova categoria de negócios, que nela estão envolvidos três tipos de agentes; o governo, as empresas e os consumidores.
O comércio eletrônico mudou o funcionamento dos mercados tradicionais, deu-lhe novas características tais como fácil acesso à informação, diminuição dos custos de transação, criação de agentes que atuam junto ao consumidor final, fazendo eles mesmos toda a conexão com os produtores de bens e serviços, eliminação das distâncias físicas e funcionamento ininterrupto em todo o mundo. Assim os produtos pôr ela comercializados atendem novos clientes, respeitando estas novas variáveis. Porem, nem pôr ser novo e inovador, este comercio pé seguro, deve-se estudar seus defeitos e reverter qualquer problema aparente. Pequenas e médias empresas (PME) na geração de empregos tem levado a políticas voltadas para a facilitação do acesso dessas empresas às tecnologia de informação e comunicação.
O mercado de trabalho e o perfil do emprego modificaram-se estruturalmente. Surgiram novas especializações profissionais e postos de trabalho, mas também ocupações tradicionais estão sendo transformadas, substituídas e ate acabadas. Aumentou a diferença de remuneração entre os trabalhadores mais qualificados e os menos qualificados, e varias atividades intermediárias são eliminadas
Apesar das boas perspectivas oferecidas pelas tecnologia de informação e comunicação, sua utilização pelas empresas brasileiras era restrita. A baixa difusão do uso dessas tecnologia são desvantagem das empresas brasileiras em relação à competição internacional. Diversos fatores de ordem econômica, tecnológica, institucional e cultural interferem na decisão das empresas quanto à adoção de tecnologia de informação e comunicação.
- O Brasil deve tentar ao máximo cativar este novo tipo de mercado, com novas possibilidades de clientes internacionais, sendo este tipo de comercio global, e não local.
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- Capítulo 3 - Universalização de Serviços para a Cidadania
- A condição fundamental para a inserção de um novo indivíduo como cidadão, para se construir uma sociedade da informação para todos, é a universalização dos serviços de informação e comunicação. A difusão de acessos a rede pelo mundo é muito desigual, devido a isto em boa parte dos países, o acesso de todos os cidadãos a nova sociedade nem é citado.
A universalização de serviços se referia somente a telefonia como meio de comunicação de voz. Ao longo do tempo esse conceito começou a evoluir para o de acesso à comunicação de dados. Na década de 90, a explosão da Internet que foi facilitada pelo uso das redes telefônicas, assim tem-se a meta de acesso de todos à Internet. Para países economicamente menos desenvolvidos, esse novo conceito tem as dificuldades de acesso à telefonia e o acesso à Internet.
O Estado deve dedicar atenção à incorporação de pessoas de baixa renda à sociedade da informação. O Estado tem a responsabilidade de induzir o setor privado a se envolver no e a participar das ações para isto. O Estado também deve regulamentar as ações do setor privado. O crescimento recente da oferta de acesso gratuito à Internet pôr parte dos provedores comerciais, devido a competição, é importante, mas não garante a universalização desse serviço.
O número de usuários de Internet no Brasil têm variado muito, devido a diversidade de fontes e critérios. O número estimado de usuários individuais na Internet no Brasil tem variado de 4 a 7 milhões, dependendo da fonte.
O acesso à Internet depende da disponibilidade de meios físicos de comunicação, como linhas telefônicas e de dispositivos de processamento local no caso computadores. O equipamento mais usado para acesso à Internet é o PC. Porem, os PC são dispendiosos: seu preço médio eqüivale a quase um terço da renda média anual brasileira per capita. Além de que instabilidade dos sistemas operacionais mais utilizados e a dificuldade de seu uso os tornam inadequados para a maioria dos usuários.
Porem a opção imediata para o acesso amplo à Internet, na sociedade brasileira, está nas escolas. Pôr exemplo, no estado de São Paulo, onde a Telefônica e o governo assinaram, em maio de 2000, um acordo para suprir as escolas estaduais com acesso gratuito à Internet de alta velocidade. Novas iniciativas de outras operadoras, estão em formulação. Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (FUST) pé o investimentos de dimensão bastante superior que poderá viabilizar esta idéia.
A alfabetização digital brasileira é muito baixa. A aquisição das noções básicas de informática para acesso à rede e seus serviços são insuficientes. No âmbito de iniciativas comunitárias, o oferecimento de instrução básica em informática são esforços de viabilização de acesso.
A Internet tem dificuldades para o usuário inexperiente através do desenho das telas de apresentação e a estruturação das páginas, pois supõe que o usuário tenha familiaridade com ambientes computacionais mais sofisticados. Outro problema pé que a maior parte dos conteúdos está em outras línguas, tal como o inglês. As iniciativas de universalização de serviços Internet no Brasil necessitam de suporte tecnológico para se consolidarem e expandirem.
- Capítulo 4 - Educação na Sociedade da Informação
- A construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado necessita da educação, a qual e o elemento-chave. Educar em uma sociedade da informação significa mais do que treinar as pessoas para o uso das tecnologia de informação e de comunicação, significa investir na criação de competências que permitam operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho, bem como formar indivíduos para "aprender a aprender", assim sendo capazes de lidar positivamente com a continua e acelerada transformação da base.
As novas tecnologia exercem sobre todos uma atracão que pode levar a uma visão reducionista sobre o papel da educação na sociedade da informação, sendo enfatizado a capacitação tecnológica. Um grande desafio para o uso de tecnologia de informação e comunicação em educação é o de implantar uma infra-estrutura adequada nas escolas e em outras instituições de ensino. O maior impacto de tecnologia de informação e comunicação na educação ocorreu devido aos computadores e sua fenomenal multiplicação na capacidade de processamento numérico e de processamento simbólico/lógico. E a de comunicação; com a interação multimídia e a instrumentação de dispositivos físicos, a qual possibilita a interação via controle e comando de ações concretas no mundo real e a interligação de computadores e pessoas em locais distantes, que abre novas possibilidades entre educadores e educandos.
A disseminação da Internet tem feito ressurgir o interesse em Educação a Distância como mecanismo de ensino presencial. Desde o final da década de 60, quando foi convocada a primeira de uma série de conferências das Nações Unidas sobre Informática, as tecnologia de informação e comunicação foram consideradas vetores de desenvolvimento econômico e social. Durante as décadas de 70 e 80, vários países conceberam planos nacionais de capacitação tecnológica e de produção doméstica de bens e serviços em informática, rumo ao desenvolvimento.
Com o impacto de tecnologia de informação e comunicação deve ser fazer um amplo processo de revisão curricular em todos os níveis e áreas. A maior iniciativa de educação a distância em operação no País é o Programa TV Escola, da Secretaria de Educação a Distância do MEC, o qual transmite material didático via TV. A utilização no dia-a-dia desses recursos pôr parte das escolas não é um sucesso absoluto, porem , a tecnologia subjacente de transmissão/recepção de TV da iniciativa é obsoleta. Porem tais como o Telecurso 2000, novos meios tem sido feitos para o ensino a distancia
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- Capítulo 5 - Conteúdos e Identidades Culturais
- A globalização vem provocando miscigenações culturais que tem impactos na sociedade, ainda mais com a popularização da internet. No caso específico da internet, o comércio eletrônico encontra uma fantástica oportunidade de expor seus produtos e serviços, que são chamados de conteúdos (tudo que é operado na rede: dados, imagens, sons, software, etc) mas não pode ignorar o fato de que vai estar exposta para o mundo inteiro e que portanto vai interagir com diferentes culturas. Não só o comércio como o meio acadêmico, que apesar de conteúdos diferentes, também interage com outras instituições internacionais. Uma preocupação então é estudar essa interação entre o usuário da internet (cientista, comerciante, cidadão, etc) para que seu conteúdo seja universal tendo em vista as barreiras no processo de difusão, sobretudo as de natureza tecnológica, educacional e lingüística. A globalização não tem provocado um processo de homogeneização nas diferente culturas, mas tem levantado antigas questões de identidade culturais, que num mesmo país ainda podem ocorrer regionalizações.
- O capitalismo já tem suas bases bem enraizadas em nossa sociedade, mas produtos da indústrias que transformavam matéria-prima em bens de consumo estão perdendo posição em negócios rentáveis para o mundo dos bits que ocupa o lugar central no processo de acumulação de capital.
- A Internet vem contribuindo em peso para o processo de globalização em conseqüência da imensa capacidade de troca de informação entre povos em diferentes cantos do mundo. A globalização não provoca só uma miscigenação na cultura mas algumas vezes deixa mais clara as diferenças não só culturais quando diferentes ideologias entram em conflito.
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- Capítulo 6 - Governo ao Alcance de Todos
- O principal indutor de ações estratégicas rumo a sociedade da informação é o governo, porque cabe a ele definir o quadro regulatório dentro do qual projetos e iniciativas concretas poderão ser formuladas. O governo é o maior comprador/contratador de bens e serviços em tecnologia de informação e comunicação em um país. A decisão do governo em apoio a uma tecnologia ou serviço pode abrir alguns caminhos para o setor privado, ou então conduzir a um beco sem saída. O governo pode acelerar o uso de tecnologia de informação com seu uso exemplar.
- Neste capítulo iremos ver a atuação do governo nestas novas tecnologia, com relação a aplicações governamentais, informação e serviços ao cidadão, infra-estrutura de redes para o governo, diretrizes tecnológicas e legislação adequada. Iremos também analisas o Brasil com relação ao seu governo e a tecnologia, os serviços genéricos, sistemas aplicativos e gestão estratégica de tecnologia da informação e comunicação, além do quadro jurídico e de ações.
- Como foi dito no livro, o governo é o maior comprador/contratador de tecnologia da informação de um país. Ao lidar com esse mercado, o governo deve ter relações transparentes com o contratado, uma vez que o que está em jogo é dinheiro público. Outra questão a ser analisada, é a forma como é encarada a tecnologia pois a iniciativa do governo possibilita o acesso à tecnologia também pelo setor privado. Portanto, cabe ao governo adotar políticas de incentivo não só a pesquisa mas favorecer a entrada de tecnologia para que infiltre na economia.
- Existem vários tipos de relacionamentos entre as instituições que utilizam a tecnologia. Inicialmente o governo, que não só trata de questões burocráticas de relacionamentos comerciais mas é o primeiro canal de contato com a tecnologia e pode ocorrer em vários níveis (G2G -> Goverment to Goverment). Existe também o relacionamento do setor público com o privado, é o envolvimento do governo com instituições externas, como por exemplo contratos, licitações e compras por meios eletrônicos (B2G -> Business to Goverment e G2B -> Goverment to Business). E existe também o relacionamento do governo com o cidadão, que ocorre por exemplo na comunicação das instituições governamentais com o cidadão através de uma página eletrônica na internet.
- O volume e o tipo de dados que as instituições governamentais lidam exigem softwares muito complexos. Uma das dificuldades é a quantidade de cadastros que chegam aos milhares e também a dinâmica que esse volume se modifica no decorrer do tempo. Além desse problema de atualização, a comunicação entre diversas plataformas diferentes e entre redes de diversas localidades. Como conseqüência, as instituições governamentais lidam com softwares de constantes atualizações e em eterna construção.
- Apesar da popularização da Internet caminhar a passos largos, ainda é uma utopia de que cada cidadão tenha acesso a ela. Mas a Internet vem se destacando como o principal meio de disseminação da informação e comunicação do governo com o cidadão. Pode parecer elistista mas ainda assim é a uma tendência, pois através da Internet pode-se disseminar informação por outros meios como um quiosque eletrônico de acesso público ou a comunicação com um centro comunitário que permita a divulgação.
- Outra questão a ser levantada é como é feita essa distribuição da informação, tendo como principal meio Internet. É de se esperar que a informação esteja centrada nos grandes centro (no caso do Brasil, é a região Sudeste) mas o ideal então seria uma destruição homogênea levando em consideração o peso de cada região geográfica, exigindo uma moderna estrutura de redes.
- A questão do software livre é uma realidade relativamente recente, mas não pode ser ignorada pois no caso do governo que necessita de inúmeras centrais interligadas e muitas cópias de uma mesma aplicação, o software livre é uma realidade vantajosa. Essa questão leva consigo o capital humano investido, já que exige um maior investimento em pessoal especializado. Questão não só enfrentada pelo governo mas também pelas instituições privadas, mas cabe ao governo o papel de regulamentar e adaptar a leis convencionais a essa nova realidade que vem trazendo a tecnologia da informação.
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- Capítulo 7 - P&D, Tecnologia, Chaves e Aplicações
- Conforme será visto, a sociedade da informação tem tomado forma como conseqüência da aplicação intensiva de novas tecnologia, em especial, a de informação e comunicação. Devido a isto, governos em todo o mundo têm buscado conceber uma estratégia na atuação no ramo tecnológico que assegure o desenvolvimento de seu país. Neste contexto de acelerada inovação, o crescimento ou até mesmo a sobrevivência de empresas depende de novas tecnologia. As empresas podem decidir quais tecnologia utilizar, o que desenvolver. Assim é fundamental que exista uma estratégia que determine o papel do estado neste cenário.
- Iremos ver isto neste capítulo, além de identificação de tecnologias-chave, novos modelos de P&D. Com relação ao Brasil, a capacidade instalada para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), iniciativas cooperativas em tecnologia da informação e comunicação, articulação universidade-industria, além de oportunidades em tecnologia capacitadoras e do quadro jurídico.
- Está claro que a tecnologia da informação vem transformando a sociedade. É natural que qualquer sociedade passe por um processo de transformação, mas nos últimos anos esse fato vem adquirindo uma aceleração muito acentuada. A tecnologia da informação está cada vez mais presente promovendo uma comunicação entre as muitas disciplinas, como é o caso da biologia computacional. Não adotar as novas ferramentas de processamento pode ser custoso mas é realmente complicado fazer uma escolha de investimento em algo que ainda não amadureceu ou que simplesmente pode ser passageiro, entrando aqui o conceito de seletividade.
- As instituições governamentais têm um papel importante nessa questão para favorecer as indústrias, identificando oportunidades e promovendo a pesquisa e incentivar o intercâmbio de tecnologia.
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- Capítulo 8 - Infra-estrutura Avançada e Novos Serviços
- O uso intensivo de tecnologia de informação e comunicação podem ser compostos pôr três camadas de funções; aplicações, serviços genéricos e infra-estrutura, no caso a Aplicação é a funcionalidade especifica para áreas de aplicações, pôr exemplo saúde, educação entre outros. O serviço genérico é constituída pôr funções de uso em geral, como pôr exemplo correio eletrônico e transferência de arquivos. Já a infra-estrutura corresponde à função básica de redes interligando quaisquer dois pontos com características técnicas de serviço.
- Neste capítulo iremos ver a infra-estrutura, como o fator de velocidade de transmissão influência, características técnicas, processamento de alto desempenho, o papel de redes para P&D. Também veremos como o Brasil esta com relação a fibra ótica, redes de P&D e internet de alta geração, além do quadro jurídico e ações estruturadas.
- Hoje temos à disposição inúmeras tecnologias que visam uma otimização no uso de redes, como centros de pesquisa de processamento de alto desempenho, mas as questões técnicas fogem do escopo dessa disciplina. Cabe aqui uma abordagem da influência que essas novas tecnologias podem trazer a sociedade.
- A tecnologia, mais especificamente a de redes como a usada na Internet, pode ser subdividida em camadas. Na camada de aplicações, encontram-se aplicativos comerciais ou públicos como utilizadas pela Saúde ou Atendimento Bancário. Correio Eletrônico, o uso de ftp ou www se incluem no nível de serviços genéricos. A camada física é composta pela infra-estrutura de redes, como a utilização de determinado hardware ou a adoção de fibra-ótica bem como o software que converte a massa física em bits.
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- Conclusão
- Atraves deste trabalho, pode-se perceber o quanto o avanço da informática, e principalmente o avanço da internet afetou o mundo em que vivemos. Desde o comercio ate a educação, todos os meios da sociedade se comunicar foram e estão se adaptando a esta nova tecnologia. Este estudo sobre o livro verde demonstrou o quanto a sociedade necessita de mudanças para esta nova tecnologia, o quanto a sociedade deve mudar e se adaptar para não ser prejudicada por ela, mas sim poder captar tudo o que tiver de bom neste novo avanço tecnológico.
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- Bibliografia
- A Dinâmica do Desenvolvimento Tecnológico
http://www.admi.net/evariste/
A Divisão Digital entre Regiões no Mundo
http://www.nua.ie/surveys/how_many_online/index.html
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
http://www.anatel.gov.br/
Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (ABRANET)
http://www.abranet.org.br/
Associação de Empresas Brasileiras de Softwares e Serviços de Informática (Assespro)
http://www.assespro.org.br/
Biblioteca Nacional
http://www.bn.br/
Conectividade Internacional e Internet (de 1991 a 1997)
http://www.cs.wisc.edu/~lhl/lhl.html
Multilingüismo na Internet
http://babel.alis.com/
National Infomation Infastructure
http://nii.nist.gov/