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Sobre o projeto de MAC 5711



Algumas diretrizes sobre o projeto.

O projeto deve ser feito por grupos de até dois alunos.

A programação não é o nosso objetivo primordial, mas todos os projetos
devem conter alguma programação e possivelmente experimentação com
dados. Linguagens de prototipagem, como PERL, são altamente
recomendadas para esta tarefa, devido ao seu grande poder de
expressão. Mas pode ser usada qualquer linguagem.

O uso da plataforma Unix/Linux não chega a ser obrigatório, mas é
fortemente recomendado e apreciado. O Professor é de opinião que o
amplo conhecimento destas plataformas é uma questão de cultura geral
para alunos de ciência da computação.

Visamos aplicações, em contextos práticos e significativos, das
estruturas de dados e dos algoritmos da disciplina. Não se deve
restringir aos assuntos e algoritmos vistos em sala, muito pelo
contrário, deve se procurar algum assunto (pelo menos ligeiramente)
fora do tema das aulas.

São particularmente bem-vindas aplicações que envolvam o vocabulário da
língua portuguesa que se encontra em:

  http://www.ime.usp.br/~ueda/br.ispell/

Este vocabulário é aberto e foi construído cooperativamente. Quaisquer
contribuições para a melhora do vocabulário serão valorizadas.

São muito bem-vindos também projetos que envolvam de alguma forma a
teia mundial. Quanto mais dados forem envolvidos, melhor. A idéia
básica aqui é extrair algum conhecimento da teia mundial. Para ter uma
idéia fantástica de o que é possível fazer, de forma completamente
automatizada, visite a página:

  http://www.citeseer.com

e aprecie o verdadeiro banco de conhecimentos que é possível extrair
automaticamente da teia.

Outro lugar para apreciar o que é possível fazer são os motores de
busca brasileiros em:

  http://www.todobr.com.br

  http://www.radix.com.br

Ambas foram elaboradas por equipes universitárias brasileiras e ambas
tem uma página de tecnologia. Hajam algoritmos eficientes e estruturas
de dados atrás destes motores!

Todos os projetos devem ter algum vínculo teórico e devem realçar a
interface entre teoria e prática. Lembre que este é o nosso principal
objetivo com este projeto.

  Quanto mais teoria, melhor!

  Quanto mais prática, melhor!

  Quanto mais equilíbrio entre teoria e prática, melhor!

Conclui-se daí que o projeto perfeito, nota 10, é aquele que aborda 
um problema relevante, de importância prática, usando de forma essencial
ferramentas teóricas. Não é fácil conseguir isto, portanto não deixe o
projeto para a última hora. 

Finalmente, caso Você esteja sem inspiração para um tema, leia e
releia o livro recomendado de Skiena. Ele contém inúmeras idéias que
podem ser aproveitadas para projetos.


O projeto deve ser entregue em duas fases:

  1a fase: até 27out00

    deve conter a equipe e um esboço do projeto, incluindo o objetivo,
    os temas a serem abordados, as atividades de programação
    envolvidas e as fontes bibliográficas já consultadas e a serem
    consultadas ainda.

  2a fase: até 08dez00

    deve conter o projeto completo. Você deve entregar o projeto em
    papel e deve também disponibilizá-lo na teia, para consulta
    externa. Lembre-se, não estamos procurando sofisticação gráfica
    aqui, nem pirotecnia computacional, estamos procurando intercâmbio
    de informações entre os colegas da turma.

Bom trabalho,

Imre Simon