Erro com free

Estamos com o seguinte problema no nosso ep: no arquivo em C, nos damos
malloc nos vetores com as coordenas e depois de usar os vetores, no fim
do programa, damos um free nestes vetores alocados. Se o sizeof do
vetor(isto e, o numero de coordenadas do vetor, que o usuario entra) for
menor que 6, tudo funciona blz (tipuw, se o numero de coordenadas for
igual a 3, temos x = [ x1 x2 x3 ] e y = [ y1 y2 y3 ]). Mas se for maior
ou igual a 6 da uma seg fault. Alguma ideia da causa desse problema?
Outra duvida: se eu nao der free em alguma coisa que eu aloquei num
programa, quando esse programa termina os recursos por ele alocado sao
automaticamente devolvidos ao SO?

Valeu...

--
Ivan Bittencourt de Araújo e Silva Neto