Re: chmod - compartilhamento de usuarios

At 21:11 17/4/2002 -0300, Carlos Kobayashi wrote:
>Stockpicker Market Update 20020417O chmod permitir configurar que os
>usuarios do grupo tenham um acesso especial a arquivos e diretorios. Quem é
>esse grupo ? Um usuário pode ser membro apenas de um grupo ?

Na verdade as permissoes de grupo de um arquivo năo săo exatamente para "o
grupo" do usuário, justamente pq o usuário pode fazer parte de mais de um
gupo, o arquivo em si e´ que pertence a um grupo que (se nao me engano) tem
necessariamente que ser um dos grupos a que o user pertence. Talvez o root
possa fazer um arquivo pertencer a um grupo ao qual o user nao pertence,
mas acho que nao. Em todo caso, certamente o proprio usuário nao pode.

Para mudar o grupo a que um arquivo pertence vc usa chgroup

>É possível no linux (na rede linux) ter um diretório em que apenas alguma
>pessoas tenham acesso ? Por exemplo, seria bom ter um diretorio ep2 em que
>apenas o pessoal do grupo do ep tenha acesso.

Seria possivel, se vc tivesse um grupo no qual as pessoas do seu grupo
fazem parte. Dai´ o seu diretório pertenceria nao ao grupo bcc mas a um
grupo carlosyk, que seria o seu grupo pessoal, numa boa! Mas eu conversei
sobre isso com os admins da rede faz uns dois anos e...
...bom acho que é um sonho bonito! Eu sonho com isso tb!