Re: RegExp's enchem a paciência...

On Mon, Jun 24 2002 at 08:11:25pm -0300, Mario Marques Junior wrote:
> 	Olha, eu nem consigo entender muito essas expressões mais longas, mas
> acho que se você gasta mais que 20 caracteres para fazer uma operação
> que mentalmente é simples, a linguagem precisa ser recriada...

Voce conhece alguma linguagem de programacao em que voce consegue
expressar facilmente o programa "escreva um soneto"? A linguagem verbal e'
muuuuuito poderosa, e nos nem nos damos conta da complexidade das ideias
que somos capazes de expressar com ela. Pense um pouco e voce vera' que o
problema "encontre um pedaco de texto onde as vogais estao em ordem" e'
*muito* dificil de formalizar. A regex que vai resolver esse problema
expressa muito mais a complexidade do problema que a da linguagem.

Isso dito, regex'es sao mesmo um tanto complicadas; no entanto, elas sao
muito poderosas e sao um padrao bastaaaaante usado. Na verdade, em geral
voce nao precisa fazer expressoes tao complicadas: voce pode usar o shell
para concatenar a saida do grep na entrada de um script awk e a saida dele
na entrada de um script sed, por exemplo, e usar em cada um deles
expressoes relativamente simples.

> 	Há uma função ou outro jeito em C para transformar um float ou um
> double para string?

Que tal sprintf()?

Ate' +
Nelson