(1) Mark Guzdial. Object-Oriented Design with Multimedia Applications. Prentice-Hall. 2000.
(2) Daniel D. Abdala e Aldo v. Wangenheim. Conhecendo o Smalltalk. Visual Books. 2002. (livro competente e relativamente barato (40 reais)).
(3) Adele Goldberg, David Robson. Smalltalk-80. The Language and Its Implementation. Addison-Wesley. 1983. (para quem quiser beber direto da fonte).
(4) Adele Goldberg. Smalltalk-80. The interactive programming environment. Addison-Wesley. 1984. (está em disponível para consulta na biblioteca).
(5) Chamond Liu. Smalltalk, Objects, and Design. 2000. (uma leitura muito agradável: apresenta os principais conceitos de OO comparando Smalltalk a outras linguagens como C++ e Java.)
(6) Timothy Budd. A Little Smalltalk. Addison-Wesley. 1987. (está em disponível para consulta na biblioteca).
(7) E. Gamma, R. Helm, R. Johnson, and J. Vlissides, Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley, 1995. (a bíblia dos padrões de projeto OO) (está em disponível para consulta na biblioteca).
(0) Kent Beck. Smalltalk Best Practice Patterns. Addison-Wesley, 2000. (livro excelente descrevendo padrões de boa programação OO em Smalltalk; mas sou suspeito prá falar pois sou fã do Kent Beck :-)
(1) Martin Fowler, Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Addison-Wesley, 2000.
(2) Martin Fowler, Analysis Patterns: Reusable Object Models, Addison-Wesley, 2000.
(3) F. Buschman, R. Meunier, H. Rohnert, P. Sommerland, and M. Stal, Pattern-Oriented Software Architecture: A system of Patterns, John Wiley & Sons, 1996.
(4) D. Schmidt, M. Stal, H. Rohnert, and F. Buschmann, Pattern-Oriented Software Architecture: Patterns for Concurrent and Distributed Objects, John Wiley & Sons, 2000.
(5) C. Szyperski, Component Software: Beyond Object-Oriented Programming, Addison-Wesley, 1998.