Receita SMTP

Oi gente,

Para os que ainda não conseguiram, acabo de recuperar a receita de uso do SMTP.

[client := SMTPClient openOnHost: (NetNameResolver addressForName:
'localhost') port: 25.
client user: 'giuliano'.
client password: 'senha'.
client login.
client mailFrom: 'giuliano*ime:usp:br' to:#('giuliano:mega*gmail:com')
text:'Oi!'.] ensure: [client quit.]

O SMTPClient usa AUTH LOGIN PLAIN, que é o username e senha em base64.
Eu já vi uns servidores que exigem o MD5, nesses aí o SMTPClient não
vai funcionar (não sem alterações, pelo menos). Eu ia disponibilizar
um servidor SMTP e um POP com a configuração certinha prá vocês
testarem, mas acabo de descobrir que o Virtua bloqueia a porta 25. :-)

De qualquer forma, os linuxeiros podem usar o exim (www.exim.org) e
configurá-lo para autenticação via sasl, que delega a autenticação
para o PAM. Eu recomendo, é muito melhor do que depender de um
servidor remoto sobre o qual você não tem o menor controle. Se houver
interesse, eu escrevo um tutorial de como fazer isso.

Abraços,

--
Giuliano Mega <giuliano*ime:usp:br>