Sistema Informatizado de Consultório Odontológico


  • Autores:

    Regis de Abreu Barbosa
    Rodrigo Mendes Leme

    Índice

    Introdução
    Arquitetura
    O sistema
    Funcionamento interno
    Interface com o usuário
    Usando o programa
    Código-fonte
    Instalação e execução

    Introdução


         Este sistema teve por objetivo informatizar as atividades de gerenciamento de um consultório odontológico genérico (ou seja, independente de sua especialidade) utilizando análise, projeto e implementação orientados a objetos, além de padrões, um ponto referencial ao longo do desenvolvimento. Para descrever o sistema, utilizou-se diagramas UML, enquanto a implementação foi feita na linguagem Java. Os padrões implementados no sistema foram: Strategy, Singleton, Iterator, Range e Quantity.


    Arquitetura




    O sistema


    Funcionamento interno


         Consultório é a classe que representa a abstração de mesmo nome no design. Ela contém uma lista com todos os pacientes do consultório. Também mantém referências para consultas, históricos contábeis, despesas e receitas. Esta classe é Singleton. Ela também participa de outro padrão, Strategy, pois ela seleciona o algoritmo de efetuação de despesa (as subclasses de Despesa).

         Paciente mantém todos os dados dos usuário do consultório, tanto cadastrais quanto clínicos. Ela referencia consultas, uma para cada sessão no consultório. Paciente também faz parte de um Strategy, selecionando alguma forma de pagamento (ReceitaMensal ou ReceitaIndividual). Esta classe possui duas extensões, PacienteComum e PacienteEmergencial, que refinam comportamentos específicos para esses tipos de paciente.

         Consulta: cada instância dessa classe representa uma consulta no consultório, com os dados da mesma, além de uma lista com todos os serviços prestados naquela consulta (aumentando a flexibilidade do design: a criação de novos serviços ou a alteração dos já existentes não afeta outras classes).

         HistóricoContábil é instanciada uma vez por mês, quando todas as despesas do mês corrente são computadas (pelo método efetuaBalanco() de Consultório). Quando isso ocorre, o resultado é gravado num objeto HistóricoContábil recém criado. Uma lista desses objetos é mantida por Consultório, que pode navegar por toda a contabilidade.

         Alguns padrões ocorrem em várias partes do design. Em HistóricoContábil, Serviço, Receita e Despesa, observamos o padrão de análise Quantity. Em todas as agregações, utilizou-se Iterator. E, por fim, o padrão Range, para operar com faixas de datas.


    Interface com o usuário


         A interface do sistema fornece aos usuários (dentistas) um controle centralizado das informações referentes aos pacientes, incluindo o tratamento, agendamento de consultas e pagamento de serviços. A interface também permite o controle das despesas do consultório, possibilitando a geração de um histórico contábil.

         O sistema disponibiliza ao usuário a seguinte interface:

         1) Cadastro de novos pacientes: o usuário mantém no sistema os dados pessoais do paciente, além de informações sobre sua saúde. Pacientes emergenciais também podem ser incluídos no sistema, permitindo o registro de uma consulta emergencial com a mínima identificação do paciente, completada posteriormente.

         2) Agendamento de consulta: o usuário pode agendar uma consulta para um paciente, determinando a data, o horário e a atividade prevista. Consultas emergenciais têm um tratamento diferenciado, pois são registradas mesmo quando entram em conflito com outras consultas. Em seguida, o usuário deve registrar os serviços executados, para que o sistema determine o valor a ser cobrado do paciente.

         3) Relatório de tratamento: durante o tratamento, o usuário pode inserir descrições das atividades realizadas e dos resultados obtidos, a fim de gerar um relatório do tratamento. Este pode incluir, também, as consultas realizadas no decorrer do tratamento.

         4) Verificação de consultas: o usuário pode verificar o horário das consultas marcadas de cada paciente cadastrado no sistema.

         5) Previsão de pagamento: o sistema permite a checagem dos pagamentos de duas formas: por mês ou individualmente. O usuário define o período em que foram executados os serviços, e o sistema emite o valor total destes.

         6) Registro de despesa: o usuário pode inserir suas despesas mensais ou individuais, para que seja feito o balanço contábil do consultório. Cada despesa possui uma descrição, uma data e um valor.

         7) Balanço mensal: o sistema pode gerar um balanço contábil de um determinado período, incluindo a data, a descrição e o valor das receitas (pagamentos) e despesas e saldo registrados no sistema.


    Usando o programa


    Código-fonte


  • Código-fonte (25,2 K).

    Instalação e execução

         Para executar o programa, é necessário utilizar, no mínimo, o JDK 1.3.

    - Baixe o arquivo ep2.tgz e descompacte-o.
    - Compile o código-fonte (javac negocios/*.java dialogos/*.java telas/*.java).
    - Execute o programa: java telas/TelaPrincipal.