Re: pull X push e java 1.4

Olá Paulo,

> Imagine que voce entra no chat, e quer falar apenas com a Tiazinha, isso
> eh, ignorar por completo as outras mensagens. Usando push, voce teria de
> fazer isso client side, isto eh, voce recebe todas as mensagens
> (overload de msgs trocadas), apenas nao as mostra. No caso do pull,
> voce seleciona o que voce quer pedir ao servidor, no caso, apenas as
> msgs da Tiazinha.

Acho que não estou comprendendo como planeja fazer isso no caso do
modelo PULL: se você pede ao servidor algumas mensajens (segundo algum
criterio), o servidor terá que poder filtrar mensajens segundo ese
criterio. Se esse é o caso, não muda muito com a implementação da mesma
funcionalidade no modelo PUSH: quando um cliente se registra para ser
notificado, também registra algum tipo de filtro (igualmente expressivo
que o filtro que você especificaria  no modelo PULL) e quando o servidor
precissa enviar as mensajens, elas serão filtradas antes de serem
enviadas. Logo, não tem congestão nem processamento adicional no
cliente.

> Voce ateh pode implementar isso no push, mas teria de ligar o cliente a um
> conjunto de pessoas, ao inves de uma sala.

Não necessariamente. Um cliente ficaría ligado só a um filtro (que pode
ser implementado genéricamente para filtrar por pessoas, numero de
mensajem, etc.)

> O problema do push eh: ele eh TOTALMENTE dependente da implementacao do
> servidor, o pull nem tanto, voce ESCOLHE o que quer,

Acho que esse é o ponto: mesmo no modelo PULL, a escolha implica em uma
funcionalidade de filtrajem que o servidor deve oferecer.

Porem o dito acima, acho que o verdadeiro ponto fraco do modelo PUSH é
que é stateful, i.e., precisa guardar estado para cada cliente
registrado, e por isso a escalabilidade está mais dependente do
servidor.

falou,
-jorge

--