Re: pull X push e java 1.4

On Fri, Mar 22 2002 at 09:33:57am -0300, Paulo Eduardo Azevedo Silveira wrote:

> Imagine que voce entra no chat, e quer falar apenas com a Tiazinha, isso
> eh, ignorar por completo as outras mensagens.

Pelamor! Voce ou abre um canal "privado" e sai da sala ou abre uma conexao
direta (DCC) e sai da sala.

> Usando push, voce teria de fazer isso client side, isto eh, voce recebe
> todas as mensagens (overload de msgs trocadas), apenas nao as mostra. No
> caso do pull, voce seleciona o que voce quer pedir ao servidor, no caso,
> apenas as msgs da Tiazinha.

Oops! Veja bem! `A parte que eu acho isso uma ideia meio estranha,
lembre-se que voce nao pode "selecionar" nada no cliente: ou voce puxa
todas as mensagens e filtra (como no push) ou voce joga a tarefa de
filtragem para o servidor, ou seja, o servidor tem que ter uma "funcao"
extra que e' filtrar mensagens por usuario. De fato, voce economiza
trafego de rede, mas aumenta o processamento no servidor e para cada tipo
diferente de filtro tem que implementar alteracoes no codigo do servidor;
o seu argumento de "elegancia" esta' indo para o beleleu :-)

> Voce ateh pode implementar isso no push, mas teria de ligar o cliente a um
> conjunto de pessoas, ao inves de uma sala.

Acho que mostrei que essa complicacao de implementacao e' a mesma nos dois
casos.

> O problema do push eh: ele eh TOTALMENTE dependente da implementacao do
> servidor, o pull nem tanto, voce ESCOLHE o que quer, e esse eh o lance
> legal do pull, apesar da eficiencia ser menor em casos que envolvem
> transacoes continuas.

Hmmm, acho que mostrei que nao e' bem assim; afinal, voce nao pode
"escolher" nada sem olhar as opcoes. Ou voce olha (e, para isso, tem que
receber primeiro) ou voce pede para o servidor olhar (e ai' o codigo do
servidor vai ficar uma nhaca).

Ate' +
Nelson