next up previous
Next: Referências Bibliográficas Up: proposta Previous: Virtual File System Layer

Objetos do sistema

Com o estudo preliminar do VFS, fica intuitivo definir os objetos e interfaces que devem ser projetados nesse sistema. Projetou-se quatro objetos que correspondem, justamente, às quatro entidades do VFS: sistema de arquivo, arquivo, inode e dentry.

As interfaces desses objetos devem corresponder às operações especificadas para cada uma dessas entidades do VFS, descritas na seção quatro. Dessa forma deve existir um mapeamento um a um entre as operações do VFS, implementadas no módulo do núcleo, e os métodos dos objetos no servidor de arquivos. As interfaces não serão explicitadas aqui, já que deverão ser análogas às operações listadas anteriormente.

A interação entre o cliente e esses objetos no servidor se dará basicamente via o servidor de nomes. Cada servidor que deseja exportar um diretório tem que registrar o seu objeto correspondente ao super_block no servidor de nomes. Assim, os clientes CORBA pegarão uma IOR no servidor de nomes para o objeto super_block de um servidor de arquivos. Com esse objeto, o cliente poderá pegar os outros objetos, como um objeto inode, ou dentry.



Livio Baldini Soares 2002-07-08