MAC 5739 - MAC 415
Introdução à Inteligência
Artificial
Mundo
do Wumpus
Problema
O Mundo de Wumpus é um jogo antigo de computador considerado
um domínio (ambiente) artificial que fornece grande motivação
para o raciocínio lógico. Apesar de parecer um jogo muito
simples quando comparado aos jogos modernos de computador, o Mundo de Wumpus
é um excelente ambiente de teste para agentes inteligentes.
Baseado em um agente que explora uma caverna, o ambiente consiste de
compartimentos conectados por passagens sendo que em um desses compartimentos
está o Wumpus: um monstro que devora qualquer um que entrar em seu
compartimento. Para piorar a situação, alguns dos compartimentos
possuem abismos que engolem qualquer um que entrar neles, menos o Wumpus
que é muito grande para cair. A única motivação
para o agente permanecer nesse ambiente é a caçada pelo ouro.
O Wumpus pode ser morto pelo agente por uma flexa mas este possue somente
uma chance de atirar. O agente sempre começa localizado no compartimento
[1,1]. A tarefa do agente é a de encontrar o ouro e retornar para
a posição [1,1] para conseguir escalar a saída da
caverna.
O interessante desse domínio é a possibilidade de simulação
da percepção do agente inteligente e dos efeitos de
suas múltiplas ações:
-
No compartimento que contém o Wumpus e nos compartimentos adjacentes
(não na diagonal) o agente perceberá um cheiro ruim;
-
Nos compartimentos adjacentes a um abismo o agente perceberá uma
brisa;
-
No compartimento onde o ouro está o agente perceberá um brilho;
-
Quando o agente tromba com uma parede ele percebe um choque;
-
Quando o Wumpus é morto ele dá um grito que
pode ser percebido pelo agente de qualquer ludar da caverna;
-
O agente só se locomove para frente. Desta maneira ele deve ser
capaz de virar para direita ou para esquerda para se posicionar na direção
em que ele pretende se mover ou em que ele pretende atirar para matar o
Wumpus;
-
Ações que o agente pode executar: vira_para_direita,
vira_para_esquerda, move_para_frente, segura, atira e escala-caverna
-
O agente morre se ele entra em um compartimento que contenha um abismo
ou um Wumpus vivo;
-
O goal do agente é o de carregar o ouro para a entrada da caverna
o mais rápido possível, sem ser morto. Ele ganha 100 pontos
por escalar a caverna para fora carregando o ouro com 1 ponto a menos para
cada ação que ele executou e 10000 pontos negativos por ser
morto.
Maiores detalhes sobre o mundo do Wumpus, poderão ser encontrados
no livro texto do curso AIMA.
Note que uma arquitetura do tipo cliente/servidor é bastante
adequada para se implementar um sistema do tipo agente/ambiente: o agente
realiza ações e obtém respostas do ambiente na forma
de percepções.