MAC 5739 - MAC 415

Introdução à Inteligência Artificial


Mundo do Wumpus

Problema

O Mundo de Wumpus é um  jogo antigo de computador considerado um domínio (ambiente) artificial que fornece grande motivação para o raciocínio lógico. Apesar de parecer um jogo muito simples quando comparado aos jogos modernos de computador, o Mundo de Wumpus é um excelente ambiente de teste para agentes inteligentes.
Baseado em um agente que explora uma caverna, o ambiente consiste de compartimentos conectados por passagens sendo que em um desses compartimentos está o Wumpus: um monstro que devora qualquer um que entrar em seu compartimento. Para piorar a situação, alguns dos compartimentos possuem abismos que engolem qualquer um que entrar neles, menos o Wumpus que é muito grande para cair. A única motivação para o agente permanecer nesse ambiente é a caçada pelo ouro. O Wumpus pode ser morto pelo agente por uma flexa mas este possue somente uma chance de atirar. O agente sempre começa localizado no compartimento [1,1]. A tarefa do agente é a de encontrar o ouro e retornar para a posição [1,1] para conseguir escalar a saída da caverna.

O interessante desse domínio é a possibilidade de simulação da  percepção do agente inteligente e dos efeitos de suas múltiplas ações:

Maiores detalhes sobre o mundo do Wumpus, poderão ser encontrados no livro texto do curso AIMA.
Note que uma arquitetura do tipo cliente/servidor é bastante adequada para se implementar um sistema do tipo agente/ambiente: o agente realiza ações e obtém respostas do ambiente na forma de percepções.