Nesta página serão disponibilizados os roteiros de aulas já realizadas e os
roteiros pretendidos para aulas ainda não realizadas.Atenção, o cronograma é apresentado por semanas, sendo que podem existirem pequenas diferenças de datas entre as três turmas devido aos feriados e dinâmicas de aulas diferentes.
Aulas |
Tópicos/comentários |
|
|
| SEMANA 1 22/08-25/08 |
- Apresentação da Disciplina
- Como ensinar Matemática: tradicional x "aluno descobrindo"
- Como o Computador pode ajudar
- Ver, ouvir e fazer
- Estrutura da Matemática
- Linguagem Matemática: qualquer a em A, então a em B
- Postulados ou axiomas; Conjecturas; Contra-exemplos; Provas; Teoremas
- Papel do Algoritmo na Matemática
- O que é algoritmo: exemplo da soma, multiplicação...
- Construções Geométricas como Algoritmos
- Atividade da Ordenação
- Como ordenar, na prática, n tiras numéricas
- Algoritmos encontrados pelas três turmas: Bolha (Pedregulho), Seleção e Inserção
- Tempo (pior caso) dos três algoritmos:
- Veja uma ilustração, em Java, desses algoritmos de ordenação em http://www.ime.usp.br/~leo/alg-ordenacao
|
|
| SEMANA 2 29/08-01/09 |
- introdução ao uso do micro-computador
- "Hardware" e "Software"
- Estrutura do computador
- Memória (RAM)
- Hard disk", HD ou "Winchester"
- Dispositivos de entrada (teclador, disquetes,...)
- Dispositivos de saída (impressora, disquetes,...)
- Unidade Central de Processamento (UCP) ou "Central Processing Unity (CPU)
- Sistemas Operacionais (S.O.): Linux, Windows 95/98/NT/2000...
- Arquivos (executávei, não executáveis), pastas...
- Estrutura de arquivos: pastas e arquivos; raíz; subdiretórios
- Criar/copiar/recortar/apagar arquivos e pastas Word
- Abrir um documento novo, gravar, gravar como...
- Formatação de parágrafos (negrito, itálico, justificado, margens...)
- Ferramenta de desenho
- desenhar retângulos, retângulos com texto (bordas, preenchimento...)
- agrupar figuras (copiar e colar figuras agrupadas)
- movimento precisos (setas e Ctr+setas) movimento precisos (setas e Ctr+setas)
|
|
| SEMANA 3 05/09-08/09 |
- Introdução à Geometria com o GSP
- Objetos básicos do GSP: seleção, ponto, circunferências, retas, rotulos, ajuda
- Descobrindo recursos/características: construções dinâmicas (rígidas)
- Atividades
- Construções simples
- Atalhos
- Exercícios/problemas
|
|
| SEMANA 4 12/09-15/09 |
- Geometria Dinâmica com o GSP
- Atividades: problemas de distância mínima
- "Sair de A, ir até o rio, e levar água para B" (reflexão)
- "Construir uma ponto ligando as cidades A e B" (translação)
|
|
| SEMANA 5 19/09-22/09 |
- Geometria Dinâmica com o GSP
- Atividades: problemas de distância mínima
- "Onde construir uma casa entre três escolas" (rotação)
- Atividades: razão áurea
- "Dado um quadrado de lado b, como obter o retângulo de base (a+b) e altura a, tais que ambos tenham a mesma área?"
- "Como construir um Pentágono, sabendo que diagonal/lado resulta razão áurea?"
|
|
| SEMANA 6 26/09-29/09 |
- Geometria Dinâmica com o GSP
- Fazendo scripts (macros) no GSP
- Atividades: Mosaicos
- O que é um Mosaico? (características)
- Ladrilhamento (planificação)
- Mosaicos com um só tipo de ladrilho: polígono regular
|
|
| SEMANA 7 03/10-06/10 |
- Geometria Dinâmica com o GSP
- Atividades: Produto Geométrico entre 2 segmentos
- Como representar ?
- Questão da unidade
|
|
| SEMANA 8 10/10-11/10 |
- Geometria Dinâmica com o GSP
- Atividades: Produto Geométrico entre 2 segmentos com sinal
- Qual semelhança com o problema anterior ?
- Como transformar este problema no anterior ?
- Como transformar a resposta do anterior, numa para o atual ?
|
|
| SEMANA 9 17/10-20/10 |
- Geometria Dinâmica com o GSP
- Atividades: Produto Geométrico entre 2 retas
- Qual semelhança com o problema anterior ?
- Como usar a solução anterior ?
- O que se pode observar do ponto resposta ?
- raízes ocorrem onde uma reta cruza eixo X
- curva é uma parábola
- concavidade da parábola é determinada pelas retas
|
|
| SEMANA 10 24/10-27/10 |
- Primeira Prova "on-line"
- Continuação do problema do Produto Geométrico entre 2 retas
|
|
| SEMANA 11 31/10-01/11 |
- Revisão/discussão da prova "on-line" 1
- Introdução ao conceito de Computação Algébrica
- Introdução ao programa de comp. algébrica MuPAD
- Diferença entre "ENTER" e "SHIFT+ENTER" e entre ":" e ";"
- Quanto é 1/2 + 1/3 (arredondamento float(1/2 + 1/3))
- Constantes PI, E, ... (variável DIGITS)
- Quanto é 2 * infinity, infinity + infinity,
- infinity - infinity e infinity - infinity ?
- Definindo constantes: nome_var := expr_art
- Alguns comandos interessantes (plot2d e plot3d)
|
|
| SEMANA 12 07/11-10/11 |
- MuPAD
- Definindo funções: nome_fc := proc( lista_param ) begin corpo_fc end_proc:
- Exemplos: implementar f(x,y) = x^2 y
|
|
| SEMANA 13 14/11-17/11 |
- MuPAD
- Implementação de laços: comando for
- Atividade: qual a soma dos n primeiros ímpares ?
|
|
| SEMANA 14 21/11-24/11 |
- MuPAD e Hanói
- Atividade da soma dos n primeiros ímpares: prova por indução
- Problema das Torres de Hanói
|
|