Re: Dúvida sobre a função SOLVE

Ola'

On Fri, 8 Dec 2000, Marcelo de Melo Silva wrote:

> Boa tarde, Leonidas !
>
> Não consegui utilizar a função solve. Veja os resultados que obtive.
> Respectivamente exercício 13 da lista (2 vezes), exemplo do manual (2 vezes)
> exemplo da apostila. Como interpretar esse resultado ?

Bem, se os codigos abaixo nao funcionaram, melhor fazer um "reset()" antes
e se continuar nao funcionando, tente em outra instalacao do MuPAD (como
esta' nao poderia dar erro).

> solve(x^3-x^2-2*x=0,x);

Solucao deveria ser: 0, -1, 2

> solve({x^3-x^2-2*x=0},{x});

Idem ao anterior.

> solve(x^4-5*x^2+6*x=2,x);

Solucao deveria ser: -1-sqrt(3), 1, -1+sqrt(3)

> solve({x^4-5*x^2+6*x=2},{x});

Idem ao anterior.

Confiram estes resultados. Ja' o problema abaixo nao tem solucao tao
simples: e' a interseccao entre um circulo centrado na origem, de
raio 1, e o zero de uma reta generica. Se fosse a intereseccao da
circunferencia e de uma reta (mesmo generica), ficaria mais
"facil"...

> solve({x^2+y^2=1,a*x+b*y=0},{x,y});
>
> { --         b y                  1/2 --
> { |  100 = - ---, y = (- 3 I) 1111     |,
> { --          a                       --
>
> --         b y              1/2 -- }
>

> Eu acho que essa é a última, o resto fica por conta do trabalho

OK.

> Até mais,
>
> Marcelo

Bons estudos,
Leonidas

 Leônidas de Oliveira Brandão  -  Computer Science Dep. of IME-USP (Brazil)
 leo@ime.usp.br - http://www.ime.usp.br/~leo - +55 (011) 3818 [6298 | 6135]
 Interessado em Matemática?  Visite o "iMatica":   http://www.matematica.br