next up previous
Next: About this document ... Up: Algumas dicas sobre a Previous: S�ries e sequ�ncias


Grau de formalismo a ser cobrado

� interessante que a apostila deixe claro para o professor que o grau de formalismo que ele cobrar� da turma depender� do grau de compreens�o da mesma. � necess�rio ponderar at� onde (ou o que) deve ser discutido.

� importante que seja ressaltada na apostila, a vantagem de se usar o MuPAD (e consequentemente o computador), frisando que este facilita a intui��o. Por exemplo, bastaria voc� propor atividades de modo que o aluno perceba que a sequ�ncia est� convergindo para algum valor espec�fico (seu limite) e sugira que o professor indague sobre os conceitos envolvidos.

Algumas peguntas que podem ser utilizadas: o que significa esta ``tend�ncia''? como o aluno pode convencer algu�m deste fato? ser� que n�o existe uma dist�ncia m�nima entre a sequ�ncia e o suposto limite?

Note que a �ltima pergunta ``for�a'' a necessidade da defini��o formal (ou intuitiva) de converg�ncia, pois para responder negativamente a esta pergunta � necess�rio convencer a todos que:

qualquer que seja a dist�ncia dada ($D>0$% WIDTH=51 HEIGHT=32 ) existe um termo ($x_N$% WIDTH=27 HEIGHT=30 , $N\in{\rm I\kern -0.2 em N}$% WIDTH=58 HEIGHT=32 ) a partir do qual a dist�ncia entre os termos subsequentes e o suposto limite � menor que a dist�ncia dada ($\vert x_i - \overline {x} \vert < D, \ 
      \forall i\stackrel{>}{{}_{=}}N$% WIDTH=165 HEIGHT=36 ).



Leonidas O Brandao
2000-11-21