Aulas |
Tópicos/comentários |
|
|
|
SEMANA 1 01/08-03/08 |
- Apresentação da Disciplina
- Como ensinar Matemática: tradicional x "aluno descobrindo"
- Como o Computador pode ajudar
- Ver, ouvir e fazer
- Estrutura da Matemática
- Linguagem Matemática: qualquer a em A, então a em B
- Postulados ou axiomas; Conjecturas; Contra-exemplos; Provas; Teoremas
- Papel do Algoritmo na Matemática
- O que é algoritmo: exemplo da soma, multiplicação...
- Construções Geométricas como Algoritmos
- Atividade da Ordenação
- Como ordenar, na prática, n tiras numéricas
- Algoritmos encontrados pelas três turmas: Bolha (Pedregulho), Seleção e Inserção
- Tempo (pior caso) dos três algoritmos:
- Veja uma ilustração, em Java, desses algoritmos de ordenação em http://www.ime.usp.br/~leo/alg-ordenacao
|
|
|
SEMANA 2 08/08-10/08 |
- Introdução ao uso do Micro-computador
- Introdução ao ambiente Windows
|
|
|
SEMANA 3 15/08-17/08 |
- Introdução ao ambiente Windows e editor Word
- Entrega do relatório da atividade de ordenação
- Introdução à Geometria Dinâmica
- "Script": agrupamento de passos geométricos
- Problema: construções básicas (paralelas, perpendiculares...)
- Problema: descobrindo uma generalização do Teor. de Pitágoras
|
|
|
SEMANA 4 22/08-24/08 |
- Problemas de Geometria Dinâmica
- Conclusão da generalização do teor. de Pitágoras
- Tarefa: para quem não vei à primeira aula, apostila da generalização de Pitágoras
- Problema: construir retângulo de perímetro fixado
- Problema: diminuindo distâncias
|
|
|
SEMANA 5 29/08-31/08 |
- Problemas de Geometria Dinâmica
- Como obter a razão áurea
- Construindo um Pentágono por um lado fixado
|
|
|
SEMANA 6 12/09-14/09 |
- Primeira avaliação "on-line" (sistema de arquivos e GSP)
- Discussão sobre a primeira avaliação
- Problema: como "multiplicar geometricamente 2 segmentos" ?
|
|
|
SEMANA 7 19/09-21/09 |
- Problema: como "multiplicar geometricamente 2 segmentos", dados no mesmo eixo ?
- Problema: como "multiplicar geometricamente 2 retas" ?
|
|
|
SEMANA 8 26/09-28/09 |
- Introdução ao Scilab
- Problema das Torres de Hanói
|
|
|
SEMANA 9 03/10-05/10 |
- Introdução ao MuPAD
- Uma motivação para que o aluno conjecture fórmulas para P.A.s
- P.A. de razão 1: 1+2+3+ ... +N
- P.A. de razão 2: 1+3+5+ ... +(2N-1)
- Demonstração geométrica de que: 1+2+3+ ... +N = N(N+1)/2
- Demonstração geométrica de que: 1+3+5+ ... +(2N-1) = N²
|
|
|
SEMANA 10 10/10-12/10 |
- (não houve aula no dia 12/10)
- Apostila Scilab: data entrega 31/01
- Ainda uso do Scilab: mais exemplos, laços "for"...
- Problema de "Monty Hall" ou o problema da três portas
- Simulação no Scilab das estratégias para o Monty Hall
|
|
|
SEMANA 11 15/10-19/10 |
- Verificação do programa "o-que-faz.sce"
- Implementação do algoritno de ordenação "Seleção Direta" no Scilab
|
|
|
SEMANA 12 22/10-26/10 |
- Introdução ao uso de recorrência na Geometria Dinâmica
- Fractais no GSP: Floco de neve e Poeira de Cantor
|
|
|
SEMANA 13 29/10-02/11 |
- Fractais no GSP: Sierpinski e Poeira de Cantor
- Rápida introdução à Internet e comando HTML
- Trabalho final: data primeira entrega 23/11
|
|
|
SEMANA 14 05/11-09/11 |
- Fractais no GSP: outras recorrências
- Criando animações com o GSP
- Produção de páginas Internet (HTML)
- Discussão sobre trabalho final
|
|
|
SEMANA 15 12/11-16/11 |
|
|
|
SEMANA 16 19/11-23/11 |
- Fractais no GSP: revisão
- Revisão de uso do Scilab
- Produção de páginas Internet (HTML)
|
|
|
SEMANA 17 26/11-29/11 |
- Prova "on-line": recorrência GSP + Scilab
- Discussões sobre trabalho final
|