[ Principal | Informações ]

MAC 118 - 2001

MAC118 - Noções de Ensino de Matemática usando o Computador
Departamento de Ciência da Computação - IME/USP
Segundo Semestre de 2001

Sobre as apostilas de MAC118

Neste texto serão apresentadas algumas dicas a respeito das apostilas para MAC118, particularmente, apresentaremos qual deve ser o formato das mesmas, indicando qual o público alvo (a quem o texto deve se dirigir) e algumas sugestões sobre sua estrutura (como dividir em seções e o que colocar nas mesmas, qual o formato de letras e parágrafos, dentre outras dicas).

A seguir, na parte I, propomos uma estrutura para o texto e na parte II, agrupamos por público alvo várias das sugestões de questões que os grupos propuseram no texto da etapa 1 deste trabalho.

Parte I
Dicas Gerais

1.
Procure redigir parágrafos curtos, com uma ou no máximo duas idéias. É melhor ser mais direto que usar de muitos "rodeios".
2.
Fixe a pessoa e tempo que o texto é escrito.
3.
Respeite as seções, colocando nelas texto compatível com seu título.
4.
Neste trabalho, não existe necessidade de pesquisa bibliográfica, a menos de grupos que não tenham conseguido escolas que faça real uso do computador (neste caso, procure-nos para discutirmos a alternativa). Porém, se houver citações de idéias que leram em algum texto é imprescindível citar a fonte.
5.
Escreva o texto como se estivesse se dirigindo a um leitor genérico, não ao professor da disciplina. Se tiver algum comentário específico a nós destinado, coloque em uma seção separada para não quebrar a coerência de seu texto.

Formato

1.
Use fonte Times New Roman, com tamanho 12pt para as frases. Aumente um ou dois pontos cada título, colocando-os em negrito.
2.
Use parágrafos com espaçamento simples.
3.
Use papel A4, com margens: superior 1.5cm; inferior 1.5cm; esquerda 1.5cm e direita 1.0cm.

Atenção à data de entrega de cada apostila.


Parte II


Autores



Trabalho ... (MAC118)


Resumo
Faça um resumo (máximo dez linhas) da pesquisa, de seus objetivos e indique o que abordará no texto.



1. Introdução
Faça uma apresentação sobre a apostila e a atividade a ser proposta, destacando os ponto positivos da mesma. Pode-se introduzir alguns dos termos ou conceitos a serem usados ou discutidos (isso deve ser feito sempre que citá-los na introdução).

Deve-se falar também do método de ensino proposto, que procura incentivar a descoberta por parte dos alunos, etc...



2. Corpo do trabalho
Esta seção deve ser estruturada de acordo com a atividade a ser proposta. Por exemplo, numa apostila com a ``atividade de ordenação'', pode-se adotar a seguinte estrutura:


2.1 Apresentação da atividade
Descrevendo os objetivos, a importância de algoritmo no aprendizado de Matemática e falando-se do material concreto a ser usado. Pode-se destacar também a importância atual de algoritmos na programação de computadores.


2.2 Como propor a atividade

2.3 Resultados esperados

2.4 Análise dos algoritmos mais simples para ordenação


3. Outras seções que façam sentido


4. Conclusão
Aqui devem ser feitas as observações finais sobre o trabalho. Deve-se ressaltar os aspectos mais importantes da apostila ou da atividade, no que concerne aos objetivos da mesma.



5. Bibliografia
Se tiver consultado algum livro, apostila ou outros meios, para produzir a apostila, então deve-se listá-las.




Leonidas O. Brandao 2001-08-24