[ Principal | Informações ] |
MAC 118 - 2001 |
Neste texto serão apresentadas algumas dicas a respeito das apostilas para MAC118, particularmente, apresentaremos qual deve ser o formato das mesmas, indicando qual o público alvo (a quem o texto deve se dirigir) e algumas sugestões sobre sua estrutura (como dividir em seções e o que colocar nas mesmas, qual o formato de letras e parágrafos, dentre outras dicas).
A seguir, na parte I, propomos uma estrutura para o texto e na parte II, agrupamos por público alvo várias das sugestões de questões que os grupos propuseram no texto da etapa 1 deste trabalho.
Atenção à data de entrega de cada apostila.
1. Introdução
Faça uma apresentação sobre a apostila e a atividade a ser proposta, destacando
os ponto positivos da mesma. Pode-se introduzir alguns dos termos ou conceitos a
serem usados ou discutidos (isso deve ser feito sempre que citá-los na introdução).
Deve-se falar também do método de ensino proposto, que procura incentivar a descoberta por parte dos alunos, etc...
2. Corpo do trabalho
Esta seção deve ser estruturada de acordo com a atividade a ser proposta. Por
exemplo, numa apostila com a ``atividade de ordenação'', pode-se adotar a
seguinte estrutura:
2.1 Apresentação da atividade
Descrevendo os objetivos, a importância de algoritmo no aprendizado de
Matemática e falando-se do material concreto a ser usado. Pode-se destacar
também a importância atual de algoritmos na programação de computadores.
2.2 Como propor a atividade
2.3 Resultados esperados
2.4 Análise dos algoritmos mais simples para ordenação
3. Outras seções que façam sentido
4. Conclusão
Aqui devem ser feitas as observações finais sobre o trabalho. Deve-se ressaltar os aspectos
mais importantes da apostila ou da atividade, no que concerne aos objetivos da mesma.
5. Bibliografia
Se tiver consultado algum livro, apostila ou outros meios, para produzir a apostila,
então deve-se listá-las.