Semana 5
Soma de ímpares consecutivos
Objetivos: Sedimentar o conceito de algoritmo e de programação;
propiciar conjecturas sobre leis de formação.
Programa(s): MuPAD (Maple ou
Mathematica).
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- Material concreto: tiras de papel (e eventualmente uma calculadora simples).
- Objetivos: determinar uma regra (algoritmo) cuja aplicação produza somas
de ímpares consecutivos (1, 1+3, 1+3+5, 1+3+5+7,...).
- Enunciado formal: dado um natural N, instruir um autômato a imprimir o
resultado das N primeiras séries de ímpares consecutivos (1;
1+3; 1+3+5; 1+3+5+7; ... ), respeitando as regras abaixo.
- Regras: existe um autômato, operador, para executar as operações com 4
ou 5 tiras (não mais que 5) e com uma calculadora que apenas
soma, sempre com números inteiros.
- o operador não conhece os números (nenhum deles), mas sabe copiá-los nas
tiras ou para a calculadora;
- qualquer soma tem que ser feita com números das tiras ou da calculadora
(não pode ser usado números nas instruções, mas é possível rotular as tiras);
- as instruções podem ser rotular e deste modo, pode-se instruir o
operador executar uma instrução rotulada;
calculadora, mas todas as operações devem ser feitas duas-a-duas;
- o operador pode escrever um número na tira (apagando o que estava lá), pode
copiá-lo para a calculadora ou vice-versa.
- o operador sabe comparar dois valores em tiras, ou seja, sabe verificar
qual é o maior número entre dois (em tiras)
[para isso ele não precisa conhecer os números, ele apenas sabe transformar
em uma expressão aritmética e usando a calculadora verifica se o número é
negativo, igual a zero ou positivo: 4+5 > 9 equivale a 4+5-9 > 0].
- Exemplos de instruções: "Escreva X na tira de nome T",
"Escreva o resultado que está na calculadora
na tira de nome T" e
"Some os números das tiras T1
T2".
Dicas: Existem duas dicas genéricas que normalmente ajudam
na "construção" de algoritmos (principalmente em suas primeiras
tentativas nesta "arte")
- tentar deduzir o algoritmo para um N fixo, e pequeno, e depois
tentar generalizar;
- quebrar o problema, no caso, resolva primeiro o seguinte problema
imprimir os N primeiros números ímpares.
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Semana 3
Problema da ordenação
Objetivos: Introduzir/formalizar o conceito de algoritmo; discutir
P.A. e indução finita (PIF).
Programa(s): nenhum ou MuPAD (Maple ou
Mathematica).
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- Material concreto: uma cartolina com oito bolsas numeradas (1,2,...,8),
cada uma delas contendo uma tira numerada (o número fica escondido quando
a tira está na bolsa).
- Objetivos: determinar uma regra (algoritmo) cuja aplicação, para qualquer
distribuição de valores nas bolsas, ordene as tiras de forma crescente.
- Regras: existe um autômato, operador, com as seguintes capacidades/restrições
- o operador pode levantar e comparar (maior/menor) as tiras, duas a duas, e
dependendo do resultado, trocá-las;
- existem duas tiras extras para marcar números de bolsas, para instruir
em qual bolsa o operador deve "trabalhar";
- desconsiderando as duas tiras extras, o operador não tem memória
(nunca se recorda do valor de uma tira).
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