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MAC 118 - 1999

Atividades

Nesta página serão disponibilizados algumas das atividades desenvolvidas durante as aulas de MACC 118.


 Atividades     Resumo
 
Semana 5

Soma de ímpares consecutivos
Objetivos: Sedimentar o conceito de algoritmo e de programação; propiciar conjecturas sobre leis de formação.
Programa(s): MuPAD (Maple ou Mathematica).

  • Material concreto: tiras de papel (e eventualmente uma calculadora simples).
  • Objetivos: determinar uma regra (algoritmo) cuja aplicação produza somas de ímpares consecutivos (1, 1+3, 1+3+5, 1+3+5+7,...).
  • Enunciado formal: dado um natural N, instruir um autômato a imprimir o resultado das N primeiras séries de ímpares consecutivos (1; 1+3; 1+3+5; 1+3+5+7; ... ), respeitando as regras abaixo.
  • Regras: existe um autômato, operador, para executar as operações com 4 ou 5 tiras (não mais que 5) e com uma calculadora que apenas soma, sempre com números inteiros.
    1. o operador não conhece os números (nenhum deles), mas sabe copiá-los nas tiras ou para a calculadora;
    2. qualquer soma tem que ser feita com números das tiras ou da calculadora (não pode ser usado números nas instruções, mas é possível rotular as tiras);
    3. as instruções podem ser rotular e deste modo, pode-se instruir o operador executar uma instrução rotulada; calculadora, mas todas as operações devem ser feitas duas-a-duas;
    4. o operador pode escrever um número na tira (apagando o que estava lá), pode copiá-lo para a calculadora ou vice-versa.
    5. o operador sabe comparar dois valores em tiras, ou seja, sabe verificar qual é o maior número entre dois (em tiras) [para isso ele não precisa conhecer os números, ele apenas sabe transformar em uma expressão aritmética e usando a calculadora verifica se o número é negativo, igual a zero ou positivo: 4+5 > 9 equivale a 4+5-9 > 0].
    6. Exemplos de instruções: "Escreva X na tira de nome T", "Escreva o resultado que está na calculadora na tira de nome T" e "Some os números das tiras T1 T2".
    Dicas: Existem duas dicas genéricas que normalmente ajudam na "construção" de algoritmos (principalmente em suas primeiras tentativas nesta "arte")
    1. tentar deduzir o algoritmo para um N fixo, e pequeno, e depois tentar generalizar;
    2. quebrar o problema, no caso, resolva primeiro o seguinte problema
      imprimir os N primeiros números ímpares.

Semana 3

Problema da ordenação
Objetivos: Introduzir/formalizar o conceito de algoritmo; discutir P.A. e indução finita (PIF).
Programa(s): nenhum ou MuPAD (Maple ou Mathematica).

  • Material concreto: uma cartolina com oito bolsas numeradas (1,2,...,8), cada uma delas contendo uma tira numerada (o número fica escondido quando a tira está na bolsa).
  • Objetivos: determinar uma regra (algoritmo) cuja aplicação, para qualquer distribuição de valores nas bolsas, ordene as tiras de forma crescente.
  • Regras: existe um autômato, operador, com as seguintes capacidades/restrições
    1. o operador pode levantar e comparar (maior/menor) as tiras, duas a duas, e dependendo do resultado, trocá-las;
    2. existem duas tiras extras para marcar números de bolsas, para instruir em qual bolsa o operador deve "trabalhar";
    3. desconsiderando as duas tiras extras, o operador não tem memória (nunca se recorda do valor de uma tira).

 
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