[ Principal | Glossário ]
MAC 118 - 1999

Glossário

Nesta página poderão ser encontrados alguns termos-chaves utilizados nas páginas de MAC 118.

 


Compilador

É um programa, escrito em uma linguagem de máquina, serve para traduzir programas escritos em linguagens mais alto nível (mais próximas às linguagens naturais) para a correspondente linguagem de máquina. Assim, um compilar para uma linguagem L, rodando em um computador do tipo X, traduz programas escritos em L para serem rodados em computadores X.
Exemplos: Compiladores para linguagens C, Pascal e Java.


Dinâmico (programa)

Um programa é dinâmico, ou tem características dinâmicas, se possibilita que o usuário construa/defina objetos a partir de elementos básicos e sempre que o usuário alterar qualquer destes elementos o objeto seja automaticamente re-construido, mantendo suas propriedades iniciais.


Interativo (programa)

Um progrma é interativo quando permite que o usuário intefira em seu funcionamento, neste sentido, um programa é mais interativo na medida que proporciona maior liberdade para a atuação do usuário.


Linguagem de máquina

É uma linguagem formal, específica para determinado tipo de computador e sistema operacional.


Linguagem de programação

Pode-se definir uma linguagem como um conjunto de regras formais, sobre palavras construídas a partir de um alfabeto finito, mas fica mais fácil entender o conceito comparando com uma linguagem natural como o Português. A diferença básica entre essa e uma linguagem de programação é que nesta última não pode existir qualquer ambiguidade e, geralmente, o número de regras sintáticas e semânticas é muito menor. [vide compilador ].


"Shareware"

Um tipo de licença de "software", indicando que o programa pode copiado (e distribuído), esperando-se que o usuário que deseje utilizá-lo, registre-o pagando alguma taxa (antes do registro, geralmente, na abertura ou fechamento, aparece uma mensagem dizendo ser uma versão não registrada).


Sistema Operacional (S.O.)

É um programa, geralmente bastante sofisticado, que gerencia todos os , periféricos do computador (qualquer instrução de entrada ou saída de dados, é executado pelo S.O.). Assim que o computador é ligado o S.O. é carregado, e todos os demais programas rodam "sobre" este.
Exemplos: O Linux, o Unix, o Windows 95 e o Windows NT são S.O.'s.


 
[ Página inicial | LEM | "Free software" | CAEM ]