Mini-tutorial sobre o editor em linha: como fazer, editar e verificar se um programa foi enviado
Nesta página explicamos resumidamente os cuidados que deve tomar para ter seu código registrado e com nota atribuida. Usamos a interface do editor do VPL (Virtual Programming Lab) a partir de sua versão 3.
Ao entrar na tarefa, "clicar" na aba "Editar", então receberá uma caixa de texto na qual deve digitar o nome de seu arquivo/código. Muita atenção, você não deve digitar caracteres especiais e
nem espacos em branco, senão o VPL não conseguirá reconhcer o seu código (não conseguirá saber qual linguagem deseja usar).
É essencial, é preciso digitar corretamente a extensão de seu arquivo, se deseja programa em C deve usar ".c", se deseja código Python, deve finalizar com ".py".
Nesse sentido, use apenas letras minúscula, pois o VPL (assim como vários outros sistemas distingue maiúscula de minúscula), assim se digitar um nome como "arquivo.C" o VPL não consegue reconhecer como código do tipo C e se digitar "arquivo.PY"
ele não reconhecerá como Python. O caso de não reconhecimento é fácil: ao digitar seu código, se ele estiver todo unicamente em preto-e-branco, então ele não foi reconhecido. Dê um "clique duplo" na aba com o nome que deu ao seu arquivo, o VPL
abrirá outra janela para você corrigir o nome.
Fig 1. Imagem do editor do VPL solicitando um nome para seu arquivo.
Na interface do VPL (a partir de sua versão 3), existem ícones para cada acão no ambiente, como gravar e avaliar.
Para gravar o seu programa você deve "clicar" no botão correspondente ao "disquete"
. Vale destacar que ao fazer isso o seu arquivo/programa já foi "enviado" ao servidor (usando outra aba de seu navegador, experimente entrar novamente na atividade e clicar na aba "Editar" deverá ver o arquivo que acabou de gravar.
A figura 2 ilustra esta situação, o usuário selecionou corretamente o nome do arquivo (com a extensão correta, no caso C), já digitou um código (note que ele aparece em cores!), mas ainda não gravou o programa! Ou seja, se nesta situação você
deixá-se o sistema, seu programa seria perdido, cuidado!
Fig 2. Imagem do editor do VPL com um código ainda não gravado.
Por exemplo, na figura 2 o código ainda não foi avaliado, logo a nota naquela configuração corresponde ao zero (0). A identificação desta situação pode ser feita de duas formas: 1. o botão de avaliar está habilitado (significa que foi feita uma gravação
que ainda não foi avaliada); 2. na coluna da direita do editor, consta a descrição da atividade e não a nota da atividade.
Fig 3. Imagem do editor do VPL com um código ainda não avaliado.
Na nova interface, para que o sistema registre a avaliacão de seu código, deve-se pressionar o quinto ícone da direita para a esquerda, correspondente à imagem de "tique", como indicado na figura abaixo.
Lembrando: ao alterar qualquer coisa em seu programa e fazer nova gravacão, a nota anteriormente registrada é apagada, é preciso novamente pressionar o botão de "avaliacão". Para ajudar no entendimento, apresento abaixo o correspondente na interface anterior à esquerda e à direita a interface correspondente anterior.
A situação desejada é considerar a tarefa comprida com sucesso quando conseguir fazer seu código passar em todos os casos de teste. Por exemplo, a figura 4 indica uma situação em qua o código testado passou em apenas 40% dos teste, logo sua nota seria 4 (dentre 10 pontos possíveis).
Fig 4. Imagem do editor do VPL com um código avaliado, mas não passando em 100% dos testes.
O ideal é deixar o ambiente com a situação da figura 5, ou seja, código passando em 100% dos testes.
Fig 5. Imagem do editor do VPL com um código avaliado e com nota integral.
Leônidas de Oliveira Brandão
http://line.ime.usp.br
Alterações:
2020/08/21: novo formato, pequenas revisões
2020/05/13: colocado cabecalho/rodape como de /home/leo/cursos/disciplinas/mac2166/tutoriais_web/tutorial/tutor_sobre_editor_vpl/index.html; 'avalia' -> 'avaliar'
2020/03/24: correções