Rudimentos de linguagem de programação

OBS: Talvez aqui seja o local para incluirmos os "comandos" básicos a todas as linguagens de programação.
O primeiro passo para se escrever qualquer programa é a análise da tarefa a ser feita, deve-se descobrir como fazê-la algoritmicamente!

O não pensar algoritmicamente causou muitos pesadelos de Software. A maioria dos projetistas de Software tem histórias aterrorizantes sobre usuários que não sabiam com exatidão o que queriam!!

Existem algumas técnicas que auxiliam nesta tarefa: análise top-down, casos de uso, diagramas de fluxo de dados...

Mas uma vez que você tenha um algoritmo bem-definido, como escrevê-lo de forma que o computador entenda? Em outras palavras, como você programa o computador ?

Desgraçadamente você terá que aprender a linguagem do computador - já que ele ainda é incapaz de entender a sua!

Nos primórdios da computação, os programadores escreviam direto em "linguagem de máquina", o código binário, o que dava muita dor de cabeça...

Rapidamente passaram a linguagem Assembler, com a ajuda dos montadores automáticos que convertiam mnemônicos de Assembler em código de máquina. Mas ainda faltava algo..

E finalmente as linguagens de programação de Alto Nível foram inventadas. Elas usam palavras comuns do inglês, como "do" e "if". Programas complexos chamados compiladores ou interpretadores, fazem a tradução para a linguagem de máquina.

Os programas em linguagem de alto nível muitas vezes recebem o nome de "programas fonte" e os convertidos em linguagem de máquina "programas objeto".

 
CÓDIGO FONTE

            ||

COMPILADOR OU INTERPRETADOR

            ||

CÓDIGO OBJETO


A primeira linguagem de alto nível foi o FORTRAN - "FORMULA TRANSLATOR ", que estreou ainda nos anos 50. Depois surgiram literalmente centenas de linguagens, cada qual com seu próprio séquito de devotos fanáticos.




 
Índice Página Anterior Próxima Página

Página Principal | Listas de Exercícios | Problemas Resolvidos| macmulti@ime.usp.br