Introdução

Os interesses matemáticos do Prof. Daniel Henry eram bastante amplos. Seus trabalhos iniciais versaram sobre a teoria das Equações Funcionais Lineares, assunto de sua tese de doutorado, sob a orientação do Prof. Jack K. Hale na Brown University. Ele tornou-se, porém, mundialmente conhecido pelo seu trabalho na área de equações parabólicas semilineares, exposto no seu livro "Geometric theory of seminlinear parabolic equations", publicado originalmente em inglês nas 'Lecture Notes' da Springer-Verlag. Essa obra é até hoje referência mundial no assunto, tendo sido traduzida para o russo e chinês.

Outros trabalhos publicados posteriormente também tiveram grande impacto e contribuíram para solidificar o prestígio do Prof Henry na comunidade matemática. O reconhecimento alcançado por ele é ainda mais notável para quem conheceu sua relutância em circular no circuito matemático internacional e mesmo divulgar os resultados de suas pesquisas. Essas características pessoais dificultaram sobremaneira a apreciação do real alcance e abrangência de seu trabalho, exceto (talvez) para as poucas pessoas que tiveram o privilégio de conviver com ele, principalmente no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, que o abrigou na maior parte de sua carreira. A recente publicação de seu livro: 'Perturbation of the boundary in boundary-value problems of partial differential equations' pela Academic Press, contendo os resultados de extensa pesquisa sobre o efeito da variação do domínio no comportamento de soluções de problemas de contorno, certamente permitirá uma maior divulgação dessa parte significativa de seu trabalho. Entretanto, muitos dos escritos do Prof. Henry permanecem inéditos, apesar da insistência e encorajamento de seus alunos, amigos e colegas pesquisadores. O professor Henry preferia, muitas vezes, divulgar seus trabalhos através de manuscritos que distribuía nas palestras e cursos que ministrava. Dada a alta qualidade desses trabalhos, o interesse pelos manuscritos do professor Daniel Henry transpôs as barreiras físicas de seu entorno imediato. Ainda assim, relativamente poucos privilegiados puderam ter acesso a esses manuscritos e desfrutar, além dos resultados em si, da profundidade e elegância da escrita (e, ocasionalmente, do seu peculiar senso de humor).

Com sua morte prematura em maio de 2002 , colegas e amigos resolveram fazer uma última homenagem a esse grande homem e sua paixão pela Ciência Matemática, coletando todos os manuscritos de que dispunham e transformando-os em uma obra eletrônica, disponível a todos que compartilham, ao menos em parte, a paixão que professor Henry nutria pelo seu trabalho. Foram incluídas notas de aula e trabalhos de pesquisa. Alguns artigos já publicados foram incluídos para dar uma idéia da diversidade dos manuscritos e da forma como esse grande homem trabalhava.

Com isso, os organizadores esperam poder contribuir com as pesquisas em Matemática mas, principalmente, honrar esse grande pesquisador, registrando seu trabalho e tornando possível o amplo acesso à sua obra.

Como uma espécie de 'bônus', foram também incluídos alguns textos aos quais o Prof. Henry se referia como trabalhos sobre 'ficção científica', escritos sob o pseudônimo de "Lor Martinelli". Eles contêm, na verdade, uma visão muito pessoal do futuro da humanidade e suas incursões pelo espaço exterior. Os organizadores acreditam que esses escritos, além de constituírem um contraponto interessante, mostram como a honestidade intelectual e a firme crença do Prof. Henry no poder da razão se estendiam muito além do âmbito estritamente matemático.Quem o conheceu de perto sabe que ele manteve essa crença inabalável, jamais aceitando o possível conforto de promessas que considerasse ilusórias, mesmo nos momentos mais duros de sua longa enfermidade.

Para concluir, os organizadores gostariam de agradecer a todos os colegas que contribuíram e incentivaram essa iniciativa e pedir a todos que distribuam e trabalhem no material contido nesse trabalho, tendo agora a oportunidade de citar e homenagear o Professor Henry.

Sergio Oliva
Antonio Luiz Pereira
Janeiro de 2006