BixeCamp 2023

Aulas introdutórias sobre programação competitiva
Saiba mais

Quartas às 17h e sextas às 14h no CEC

Listas de problemas
Fale conosco
Seletivas
Online Judge
Aulas
História

O Treinamento Individual de 2024 consiste de várias provas cuja intenção principal é preparar os alunos do campus Butantã da USP para competir na Maratona de Programação. As provas estão pensadas para todos os níveis de competidores e são cobrados assuntos diversos que costumam cair na Maratona de Programação. Desta forma, na etapa de Upsolving (ver embaixo), os alunos podem aprender mais sobre esses conteúdos.

Essa provas também têm uma intenção secundária: os melhores competidores dessas provas serão selecionados para representar a USP na Maratona de Programação. Existe outra prova, a Seletiva USP, que seleciona equipes, formadas a priori, para representar a USP na Maratona.

A primeira prova do Treinamento Individual iniciará 00:00 do dia 29/04 (segunda-feira). Já a Seletiva USP será realizada no dia 10/08.

Regras gerais

  • Cada participante deve ser elegível segundo as regras da organização da Maratona de Programação.

  • É permitido participar do Treinamento Individual e também dela Seletiva USP. As vagas são primeiramente definidas pelo resultado da Seletiva USP e as vagas remanescentes são dedicadas aos melhores classificados no Treinamento Individual que não foram classificados pela Seletiva USP.

  • Os participantes classificados pela Seletiva USP irão para a competição com suas respectivas equipes. Já os classificados pelo Treinamento Individual deverão formar as equipes entre si.

Formato Treinamento Individual 2024

  • O Treinamento Individual consistirá de várias provas que ocorrerão no decorrer do primeiro semestre de 2024.

  • Ele será realizado pela plataforma vjudge. Para participar, é necessário criar uma conta nela.

  • Cada prova terá duas etapas: a Prova Oficial, e a Prova Upsolving. Ambas ficam abertas por uma semana.

  • A Prova Oficial deve ser realizada por cada competidor em um período contínuo de 4 horas (240 minutos).

  • Para fins de controle, cada Prova Oficial terá um formulário que deve ser preenchido com a indicação do tempo que constar como ELAPSED na página da prova no vjudge do começo de sua realização. Quem não preencher o formulário de uma Prova Oficial específica não terá a pontuação desta prova considerada!

  • É solicitado que cada participante só leia a Prova Oficial após o preenchimento do formulário, pois consideraremos isso como o início da participação na prova oficial.

  • Os links necessários para participar serão divulgados no Canal do MaratonUSP no Telegram.

  • Depois da semana da Prova Oficial, a Prova Upsolving vai ser aberta no mesmo grupo do vjudge. Ela terá os mesmos problemas da Prova Oficial, mas eles podem ser resolvidos sem a restrição de 240 minutos. Todos os problemas não resolvidos na Prova Oficial que forem resolvidos na Prova Upsolving serão contabilizados.

Colaboração e uso da internet

  • Não é permitido troca de código das soluções.

  • Em ambos períodos da prova (Oficial e Upsolving) é proibido procurar pela solução do problema (tanto a ideia quanto o código) na internet.

  • Se o participante souber que um certo problema requer alguma técnica, estrutura de dados ou algoritmo, é permitido procurar na internet ou em livros sobre o conceito, tanto na Prova Oficial quanto na Prova Upsolving. No entanto, é proibido copiar e colar o código diretamente. Um dos objetivos dessas provas é o aprendizado de novos algoritmos pelo participante, de modo que ele entenda como aplicá-los aos problemas, e não somente da sua aplicação como “caixa preta”.

  • Durante a Prova Oficial, os participantes não podem discutir sobre a ideia e o código dos problemas entre si.

  • Durante a Prova Upsolving, é altamente recomendado que os participantes colaborem por meio da troca de ideias e de dicas.

  • Caso seja detectado alguma infração a um dos itens anteriores, o participante será automaticamente desclassificado.

Pontuação e critério de desempate

  • Todo aluno ou aluna que preencher pelo menos um dos formulários das Provas Oficiais está se inscrevendo no Treinamento Individual.

  • Cada questão resolvida em Prova Oficial vale 2 pontos.

  • Cada questão resolvida em Prova Upsolving vale 1 ponto.

  • A classificação ocorre pelo seguinte critério:

    1. Maior soma total dos pontos;
    2. Menor número total de respostas erradas;
    3. Maior rating máximo no Codeforces;
    4. Maior idade.

No dia 08 de Março, o CEC presenciou o início de mais uma turma no BixeCamp de 2024, um curso introdutório ao mundo da programação competitiva.

Ministrada por Otávio de Oliveira, a primeira aula contou com uma apresentação inicial do grupo de extensão e de seus objetivos. Em seguida, foram lecionados os conceitos iniciais da linguagem de programação C++, prezada por sua eficiência nas competições, a compilação de códigos e o funcionamento das plataformas de julgamento.

Muitos problemas propostos foram resolvidos, contando com o apoio dos veteranos presentes para a resolução de dúvidas.

Agradecemos a todos que compareceram e esperamos vocês nas próximas aulas, sempre visando o aperfeiçoamento das habilidades na programação competitiva!


Algumas fotos desse dia muito produtivo:


Caso tenha perdido, visite nosso canal no youtube, no qual é possível encontrar gravações das aulas do BixeCamp dos anos anteriores. E nos acompanhe para mais novidades no nosso Instagram!

todos

A USP teve um excelente resultado na Final Brasileira da Maratona de Programação 2023! A final aconteceu em Chapecó-SC de 19 a 22 de Outubro de 2023.

De forma inédita a USP levou três times para final brasileira (veja a nova regra 4). Além disso, essa é a primeira temporada em que o a novo campeonato regional da América Latina, Programadores de America (The ICPC Latin America Championship), passa a acontecer. A primeira edição será em Guadalajara, México de 14 a 19 de Março de 2024. Os times no Top 20 da América Latina classificam para essa etapa com um limite de dois times por instituição.

Tivemos dois dos nossos times no Top 10 da América Latina, tendo classificado para a Programadores de America. Os times são treinados por Enrique Junchaya e Gabriel Morete de Azevedo.

Somos muito gratos pelo apoio concedido pelas empresas Huawei e Vtex para que nossos times pudessem comparecer a essa gradiosa final!

Nossos times

Codando & Coringando

Codando & Coringando

Time formado por Luan Arcanjo, Nathan Martins e Willian Mori. Resolveu 11 problemas com 1691 de penalidade. Ficou em 2º no Brasil e 3º na América Latina, medalha de ouro, classificado para a Programadores de America 2024.

Pato

Pato

Time formado por Antonio Hachisuca, Matheus Ferreira e Willian Wang. Resolveu 8 problemas com 1008 de penalidade. Ficou em 7º no Brasil e 9º na América Latina, medalha de prata, classificado para a Programadores de America 2024.

O time pato foi o primeiro a resolver alguma questão na prova, com apenas 11 minutos! Esse fato foi relatado em uma reportagem.

Baião de Dois e Dogão de Osasco

Baio

Formado por Lais Rossman, Mariana Misu e Maysa Claudino da Silva. Resolveu 2 problemas com 463 de penalidade. Ficou em 56º no Brasil e 224º na América Latina, menção honrosa.

Placar

Confira mais informações.

Participantes

No dia 02 de setembro aconteceu a primeira fase da Maratona SBC de Programação, participaram mais de 700 times de todo Brasil e mais de 1200 na América Latina. A sede de São Paulo foi na Universidade São Judas, onde competiram 50 times. Os times brasileiros disputam vagas para a final brasileira, que está planejada para ocorrer em outubro de 2023, em Chapecó.

Neste ano participaram 13 times da USP (campus Butantã), e nossos times tiveram excelente desempenho ocupando 9 posições entre o top 10 da sede de São Paulo!

Confira o placar final do Brasil.

Dois dos nossos times ficaram no top 15 do Brasil, sendo um terceiro lugar na América Latina! Além disso, pela primeira vez, o IME-USP enviará três times para final brasileira sendo um integralmente feminino!

Os Coaches são Enrique Junchaya e Gabriel Morete de Azevedo.

Codando & Coringando

Formado por Luan Arcanjo, Nathan Martins e Willian Mori, ficou em 1° lugar na sede São Paulo, e em 3° lugar no Brasil! Classificado para final brasileira

Participantes

pato

Formado por Antonio Hachisuca, Matheus Ferreira e Willian Wang, ficou em 2° lugar na sede São Paulo, e em 12° lugar no Brasil! Classificado para final brasileira

Participantes

travazap

Formado por Otávio Silva, Pedro Simões e Rafael Sesoko, ficou em 3° lugar na sede São Paulo, e em 28° lugar no Brasil.

Participantes

404 O(1/n) baNaNa Megalodon3000

Formado por Lucas Sgarbosa, Tiago Lucio e Vitor Eduardo Costa Santos, ficou em 4° lugar na sede São Paulo, e em 67° lugar no Brasil.

Participantes

Oozma Kappa

Formado por Cássio Cancio,Guilherme Silva e Mikhail Futorny , ficou em 6° lugar na sede São Paulo, e em 101° lugar no Brasil.

Participantes

TQP

Formado por Gabriel Christensen, João Agostini e Pedro Miguelez, ficou em 7° lugar na sede São Paulo, e na 106ª posição no Brasil.

Participantes

FFL

Formado por Felipe Barboza, Fernando Yang e Mateus Marques, ficou em 8° lugar na sede São Paulo, e na 108ª posição no Brasil.

Participantes

P = NP ⇒ N = 1

Formado por Cauê Fornielles da Costa, Kim Carvalho e Victor Zacarias, ficou em 9° lugar na sede São Paulo, e na 119ª posição no Brasil.

Participantes

Baião de Dois e Dogão de Osasco

Formado por Lais Rossman, Mariana Misu e Maysa Claudino da Silva, ficou na 10ª posição na sede São Paulo, e na 125ª posição no Brasil. Classificado para final brasileira

Participantes

só viemos pela pizza

Formado por Helena Reis, Nathália Tsuno e Rachel Franco, ficou na 13ª posição na sede São Paulo, e na 196ª posição no Brasil.

Participantes

JSL

Formado por Giovanna Kodama, João Viana, Leonardo Do Carmo, ficou na 17ª posição na sede São Paulo, e na 230ª posição no Brasil.

Participantes

COMO DIMINUI A FONTE?

Formado por Henrique Eduardo, João Felipe Melo e Thainara Goulart, ficou na 30ª posição na sede São Paulo, e na 416ª posição no Brasil.

Participantes

HAS

Formado por Arthur Macedo,Heitor Ribeiro e Solano Nascimento, ficou na 35ª posição na sede São Paulo, e na 492ª posição no Brasil.

Participantes

O MaratonUSP parabeniza todos os competidores pelo excelente desempenho!

Placar

Iniciam-se hoje as inscrições para a Seletiva USP - 2023, evento organizado pelo MaratonUSP com apoio do IME-USP. Além de fomentar a comunidade de programação competitiva, essa competição tem como principal objetivo selecionar alguns times que representarão a USP - Campus Butantã na fase subregional da Maratona de Programação.

Para participar, basta se inscrever no formulário de inscrição até 9 de Agosto, às 23:59, ou até acabarem as vagas.

Ademais, é necessário que todos os integrantes da equipe estejam cadastrados no site da ICPC e estejam com as informações atualizadas.

A prova acontecerá no dia 12 de Agosto, no IME Bloco B - CEC.

  • Início do evento e do Warm Up: 11:00 horas
  • Almoço (cortesia da Alura): 12:00 horas
  • Início da prova: 14:00 horas
  • Fim da prova: 19:00 horas

A Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. Esta competição é baseada na habilidade de se resolver problemas com algoritmos e código sob pressão, com velocidade, de forma correta e eficiente, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. As equipes são compostas por três alunos, que tentam, durante 5 horas, resolver o maior número possível de problemas propostos em menor tempo errando o mínimo possível.

Este evento é parte das classificatórias regionais para as finais mundiais do concurso de programação ICPC (International Collegiate Programming Contest). Os melhores colocados na final brasileira se classificam para esta final mundial.

Vagas

Serão classificados para a Maratona da SBC 5 times seguindo o seguinte critério em ordem de prioridade:

1) O time melhor colocado;

2) O segundo time melhor colocado;

3) O time melhor colocado formado somente por alunes do primeiro ano de graduação.

Seguindo as iniciativas da Maratona de Programação, haverá vagas reservadas a fim de incentivar a participação feminina na competição.

Os times femininos, caso não sejam classificados pelas vagas acima, serão classificados seguindo o seguinte critério em ordem de prioridade:

4) O time melhor colocado formado somente por alunes do primeiro ano de graduação com maior número de meninas;

5) O time melhor colocado com o maior número de meninas.

Há ainda mais 2 vagas para a seletiva individual.

Para poder se inscrever pelas vagas, seu time deve ser elegível pelos critérios da SBC e consistir somente de alunos regularmente matriculados na USP, Campus Butantã.

Inscrições no modelo Café com Leite, isto é, somente para treino, são bem vindas!

Boa sorte!