A Seletiva 2009 do IME para a Maratona de Programação teve a participação de 12 times competido por vagas para a Primeira Fase da Maratona de Programação. Outros 153 times participaram presencialmente ou pela internet.

Placar, estatísticas, problemas, etc.

Patrocínio

No último domingo, 17 de agosto, o IME realizou a 12a. Maratona de Programação, que funciona como seletiva de seus times para participar da Maratona de Programação da SBC. Neste ano tivemos a participação de 140 equipes de todo o país, dos quais 34 disputaram a competição no IME-USP e as restantes pela Internet.

A prova da seletiva foi elaborada pelo Wanderley Guimarães, coach dos times do IME-USP, e utilizamos o sistema Boca de autoria do Prof. Cassio Campos para gerenciar a competição.

O aquecimento da Seletiva de 2008 foi em outro dia, em uma prova maior que um aquecimento normal.

Placar, estatísticas, problemas, etc. do aquecimento

No problema I (reunião) havia instâncias no set original em que o grafo de entrada era desconexo, o que não fazia sentido com a história do problema. Nos arquivos in-apenas-conexos e out-apenas-conexos foram geradas novas instâncias, todas conexas.

Placar, estatísticas, problemas, etc. da prova principal

Classificaram-se para representar o IME-USP na Maratona de Programação da SBC os times formados pelos seguintes alunos:

  • Breno Flesch Franco, Gabriel Ribeiro Da Cruz Peixoto, e Rafael Sato Suguiura;
  • Atol Fortin de Oliveira, Lucas Piva Rocha Correa, e Cesar Gamboa Machado;
  • Leonardo Marchetti, Bruno Yoiti Ozahata, e Pedro Luis Furio Raphael;
  • Henrique Stagni, Igor dos Santos Montagner, e Filipe Manoel Xavier Resina;
  • Marcos de Azevedo Iriarte, Felipe Torres, e Gregory De Bonis.

Devidos a problemas na prova, uma segunda prova foi realizada.

Placar, estatísticas, problemas, etc. da segunda prova

Motivos

Mesmo depois de alguns dias após a prova da Seletiva do IME-USP, resolvemos deixar claro os problemas que aconteceram e atitudes tomadas. (Estes problemas não estão arrumados no pdf do caderno)

O que aconteceu

  • Problema A – O grande vilão da prova. O arquivo de saída tinha 18mb, e com isso o diff demorava aproximadamente 5min para determinar se dois arquivos eram idênticos. Infelizmente, demoramos cerca de 1 hora para resolver o problema. Depois de diminuir a entrada (e a saída) tínhamos cerca de 200 submissões para corrigir.

  • Problema C – O limite no enunciado estava errado. O valor correto é N <= 6000 ao invés de 600.

  • Problema E – O enunciado não informava que a resposta devia ser impressa módulo 1300031. Além disso, esse problema foi deletado durante a prova, e com isso as submissões e clarifications também.

  • Problema F – A saída dos casos da folha estavam erradas.

  • Problema H – Arquivo de saída muito grande. Toda correção deste problema travava o servidor.

  • Problema I – O enunciado não deixou claro que os mapas são cercados por burracos. Durante a competição foram dados alguns clarifications contraditórios.

  • Problema K – A saída estava errada. Quando preparamos o arquivo de saída para colocar no BOCA, abrimos o arquivo em um editor que quebrou as linhas em 70 caracteres.

O que fizemos

Alguns dias após a competição reunimos os alunos e escutamos todas as reclamações e sugestões. Decidimos que daríamos mais duas vagas para Regional, e para selecionar os times vamos fazer mais uma prova que acontecerá no próximo sábado dia 6 de setembro.

Desculpas

Gostaríamos de mais uma vez pedir desculpa pelo ocorrido. Além disso, queremos firmar que essa prova serviu de lição em vários aspectos. Vamos no esforçar para manter uma seletiva de alto nível e uma prova cada vez melhor.

Esperamos que os treinadores, que usaram nossa prova como seletiva em suas universidades, continuem usando e quem sabe até ajudem no processo de desenvolvimento dos problemas.

Mais uma vez, obrigado pela participação!

No domingo, 19 de agosto, o IME realizou a 11a. Maratona de Prograamação, que funciona como seletiva de seus times para participar da Maratona de Programação da SBC. Neste ano tivemos a participação de 98 equipes de todo o país, dos quais 32 disputaram a competição no IME-USP e as restantes pela Internet.

A prova da seletiva foi elaborada pelo Wanderley Guimarães, coach dos times do IME-USP, e utilizamos o sistema Boca de autoria do Prof. Cassio Campos para gerenciar a competição.

O aquecimento da Seletiva de 2007 foi em outro dia, em uma prova maior que um aquecimento normal.

Placar, estatísticas, problemas, etc. do aquecimento

Placar, estatísticas, problemas, etc. da prova principal

Os 5 times classificados, que representarão o IME-USP na Maratona de Programação da SBC são formados pelos seguintes alunos:

  • Guilherme de Azevedo Silveira, Cristiane Maria Sato e Leonardo Bespalhuk Facci.
  • Hugo Corbucci, Marcio Takashi Iura Oshiro e Jeferson Rodrigues da Silva.
  • Mariana Vivian Bravo, Pedro Henrique Simões de Oliveira e Rafael Durbano Lobato.
  • Victor Kendy Harada, Marcelo Yamauchi e Andrew Toshiaki Nakayama Kurauchi.
  • Arthur Gabriel de Santana, Luiz Alexandre Barba Alvarenga e Natan Costa Lima.

Errata

  • Problema A

A saída­da correta é:

 Instancia 1
 0

 Instancia 2
 3
  • Problema C

Uma palavra é uma sequência de letras ‘a’ ou ‘b’ com no máximo 60 letras.

  • Problema D

No último parágrafo (antes da especificação da entrada): “Assim, ela resolveu contratar vocês para fazer um programa que recebe os pedidos dos convidados e responde se é possível montar o cardápio.”

  • Problema H

Na especificação da entrada: “Em seguida um inteiro c indicando o número de consultas, e nas c (1 <= c <= 10000) linhas seguintes temos três inteiros o,d e t (1 <= o,d <= n e 0 <= t <= n)…”

  • Problema J

Na especificação da entrada: “A linha seguinte contêm n inteiros c1,c2,..,cn indicando que o i-ésimo cavalo pode montar ci (0 <= ci <= 100) cavalos…”

  • Problema M

Na especificação da entrada: “… (1 <= m <= 10000) …”

Realizamos no domingo, 20 de agosto de 2006 a seletiva interna do IME-USP para a escolha dos times que representarão o instituto na primeira fase da Maratona de Programação em São Paulo no dia 9 de setembro de 2006. Os times selecionados foram os seguintes:

  • Guilherme de Azevedo Silveira, Leonardo Facci e Fabricio Siqueira Benevides;
  • Antonio Carlos dos Santos, Wanderley Guimarães e Ellen Hidemi Fukuda;
  • Breno Flesch Franco, Gabriel Ribeiro da Cruz Peixoto e Rafael Sato Suguiura.

O evento contou com a presença de 42 equipes, das quais 24 fizeram a prova no IME e 18 em outras instituições. Além de times do IME-USP a Maratona contou com participantes do Curso de Ciências Moleculares e de Sistemas de Informação da USP, e de outras universidades: Unicamp, UFMG e ITA.

Placar, estatísticas, problemas, etc.

Errata

  • Problema C

Parágrafo 3: Todas as regras de composição que consideramos aqui serão ou da forma ‘A -> BC’ ou da forma ‘A -> a’, onde ‘A’, ‘B’ e ‘C’ são elementos de V e ‘a’ é elemento de T. A notação acima indica que podemos substituir o não-terminal ‘A’ a esquerda da seta pelo terminal ‘a’ ou pela concatenação dos não-terminais ‘B’ e ‘C’

  • Problema I

A saída correta para o exemplo de Entrada é:

 Instancia 1
 5624-82: Mix Tor
 5624-82: mir Tor
 4824: Tor 4
 4824: Torf
 4824: fort
 10/783--5: je Bo" da
 10/783--5: je bo"s 5
 10/783--5: neu o"d 5
 381482: so 1 Tor
 04824: 0 Tor 4
 04824: 0 Torf
 04824: 0 fort
  • Problema F

Corrigindo o enunciado: “A primeira linha é composta por um inteiro n, 2 <= n <= 100.”

Realizamos no domingo, 21 de agosto de 2005 a seletiva interna do IME-USP para a escolha dos times que representarão o instituto na primeira fase da Maratona de Programação em São Paulo no dia 10 de setembro de 2005. Os times selecionados foram os seguintes:

  • Guilherme de Azevedo Silveira, Carlos Henrique Cardonha e Fabricio Siqueira Benevides;
  • Antonio Carlos dos Santos, Marcel Kenji de Carli Silva e Cristiane Maria Sato;
  • Jeferson Rodrigues da Silva, Marcio Takashi Iura Oshiro e Hugo Corbucci.

Além de times do IME-USP a Maratona contou com participantes do Curso de Ciências Moleculares da USP, e de outras universidades: Unicamp, UFRN e Universidade Anhembi-Morumbi. A prova foi aplicada simultaneamente no ICMC-USP de São Carlos com a participação de 4 equipes.

Placar, estatísticas, problemas, etc.