Iniciam-se hoje as inscrições para a Seletiva USP - 2023, evento organizado pelo MaratonUSP com apoio do IME-USP. Além de fomentar a comunidade de programação competitiva, essa competição tem como principal objetivo selecionar alguns times que representarão a USP - Campus Butantã na fase subregional da Maratona de Programação.

Para participar, basta se inscrever no formulário de inscrição até 9 de Agosto, às 23:59, ou até acabarem as vagas.

Ademais, é necessário que todos os integrantes da equipe estejam cadastrados no site da ICPC e estejam com as informações atualizadas.

A prova acontecerá no dia 12 de Agosto, no IME Bloco B - CEC.

  • Início do evento e do Warm Up: 11:00 horas
  • Almoço (cortesia da Alura): 12:00 horas
  • Início da prova: 14:00 horas
  • Fim da prova: 19:00 horas

A Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. Esta competição é baseada na habilidade de se resolver problemas com algoritmos e código sob pressão, com velocidade, de forma correta e eficiente, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. As equipes são compostas por três alunos, que tentam, durante 5 horas, resolver o maior número possível de problemas propostos em menor tempo errando o mínimo possível.

Este evento é parte das classificatórias regionais para as finais mundiais do concurso de programação ICPC (International Collegiate Programming Contest). Os melhores colocados na final brasileira se classificam para esta final mundial.

Vagas

Serão classificados para a Maratona da SBC 5 times seguindo o seguinte critério em ordem de prioridade:

1) O time melhor colocado;

2) O segundo time melhor colocado;

3) O time melhor colocado formado somente por alunes do primeiro ano de graduação.

Seguindo as iniciativas da Maratona de Programação, haverá vagas reservadas a fim de incentivar a participação feminina na competição.

Os times femininos, caso não sejam classificados pelas vagas acima, serão classificados seguindo o seguinte critério em ordem de prioridade:

4) O time melhor colocado formado somente por alunes do primeiro ano de graduação com maior número de meninas;

5) O time melhor colocado com o maior número de meninas.

Há ainda mais 2 vagas para a seletiva individual.

Para poder se inscrever pelas vagas, seu time deve ser elegível pelos critérios da SBC e consistir somente de alunos regularmente matriculados na USP, Campus Butantã.

Inscrições no modelo Café com Leite, isto é, somente para treino, são bem vindas!

Boa sorte!

Na última sexta-feira, ocorreu o VIII Simulado de Ingressantes, uma competição destinada aos calouros de 2023 com o formato semelhante à Maratona SBC de Programação.

Nesta edição, contamos com a participação de 20 times. Os times um pedro e um sonho e P = NP ⇒ N = 1 se destacaram ao resolverem 9 e 6 problemas, respectivamente, dos 10 problemas da prova. Parabéns a esses times e a todos os participantes!

Para conferir o placar final e os problems do simulado, acesse os links abaixo:

A primeira prova da Seletiva Individual de 2023 está disponível. Ela ser acessada após o preenchimento deste formulário.

A prova ficará aberta por uma semana, até 23:59 do dia 12/06, o competidor deve selecionar um intervalo de 4 horas dentro desse período para realizá-la. Assim que o formulário for enviado, o tempo começa a contar e o link da prova no vjudge é disponibilizado.

Na semana seguinte será aberta a Prova Upsolving, na qual os participantes podem enviar os problemas que não conseguiram resolver no período determinado.

As regras da Seletiva Individual podem ser encontradas neste post.

As Seletivas são provas com o intuito de selecionar os alunos que representarão o campus Butantã da USP na Maratona de Programação. Existem duas modalidades: a Seletiva Individual, em que os alunos competem individualmente e os classificados formarão times, a Seletiva USP, em que as equipes são formadas a priori e competem entre si pelas vagas.

A primeira prova da Seletiva Individual iniciará 00:00 do dia 17/04 (segunda-feira). Já a Seletiva USP será realizada no início do segundo semestre, mais informações disponibilizadas em breve.

Regras gerais

  • Cada participante deve ser elegível segundo as regras da organização da Maratona de Programação.

  • É permitido participar das duas modalidades. As vagas são primeiramente definidas pelo resultado da Seletiva USP e as vagas remanescentes são dedicadas aos mais bem classificados na Seletiva Individual que já não foram classificados pela Seletiva USP.

  • Os participantes classificados pela Seletiva USP irão para a competição com suas respectivas equipes. Já os classificados pela Seletiva Individual deverão formar as equipes entre si.

Formato Seletiva Individual 2023

  • A Seletiva Individual consistirá de várias provas que ocorrerão no decorrer do primeiro semestre de 2023.

  • Ela será realizada pela plataforma vjudge. Para participar, é necessário criar uma conta nela.

  • Cada prova terá duas etapas: a Prova Oficial, e a Prova Upsolving. Ambas ficam abertas por uma semana.

  • A Prova Oficial deve ser realizada por cada competidor em um período contínuo de 4 horas (240 minutos).

  • Para fins de controle, cada Prova Oficial terá um formulário que deve ser preenchido com a indicação do tempo que constar como ELAPSED na página da prova no vjudge do começo de sua realização. Quem não preencher o formulário de uma Prova Oficial específica não terá a pontuação desta prova considerada!

  • É solicitado que cada participante só leia a Prova Oficial após o preenchimento do formulário, pois consideraremos isso como o início da participação na prova oficial.

  • Os links necessários para participar serão divulgados no Canal do MaratonUSP no Telegram.

  • Depois da semana da Prova Oficial, a Prova Upsolving vai ser aberta no mesmo grupo do vjudge. Ela terá os mesmos problemas da Prova Oficial, mas eles podem ser resolvidos sem a restrição de 240 minutos. Todos os problemas não resolvidos na Prova Oficial que forem resolvidos na Prova Upsolving serão contabilizados.

Colaboração e uso da internet

  • Não é permitido troca de código das soluções.

  • Em ambos períodos da prova (Oficial e Upsolving) é proibido procurar pela solução do problema (tanto a ideia quanto o código) na internet.

  • Se o participante souber que um certo problema requer alguma técnica, estrutura de dados ou algoritmo, é permitido procurar na internet ou em livros sobre o conceito, tanto na Prova Oficial quanto na Prova Upsolving. No entanto, é proibido copiar e colar o código diretamente. Um dos objetivos dessas provas é o aprendizado de novos algoritmos pelo participante, de modo que ele entenda como aplicá-los aos problemas, e não somente da sua aplicação como “caixa preta”.

  • Durante a Prova Oficial, os participantes não podem discutir sobre a ideia e o código dos problemas entre si.

  • Durante a Prova Upsolving, é altamente recomendado que os participantes colaborem por meio da troca de ideias e de dicas.

  • Caso seja detectado alguma infração a um dos itens anteriores, o participante será automaticamente desclassificado.

Pontuação e critério de desempate

  • Todo aluno ou aluna que preencher pelo menos um dos formulários das Provas Oficiais está se inscrevendo na Seletiva Individual.

  • Cada questão resolvida em Prova Oficial vale 2 pontos.

  • Cada questão resolvida em Prova Upsolving vale 1 ponto.

  • A classificação ocorre pelo seguinte critério:

    1. Maior soma total dos pontos;
    2. Menor número total de respostas erradas;
    3. Maior rating máximo no Codeforces;
    4. Maior idade.

A última semana marcou o início do Bixecamp 2023, o curso introdutório do MaratonUSP para programação competitiva. Neste ano, estamos oferecendo aulas às quartas-feiras para os alunos da Poli e às sextas-feiras para o público do IME, mas ambas são abertas a todos os interessados no assunto.

A primeira aula, lecionada pelo competidor Nathan Martins, consistiu na apresentação do grupo e no ensino dos conceitos básicos da linguagem C++, da compilação do código e do seu envio para plataformas de julgamento. Após a aula, os mais de 30 alunos puderam resolver problemas selecionados, com a presença de veteranos do grupo para auxiliá-los.

Agradecemos todos os bixes por comparecerem e contamos com a presença de vocês nas próximas aulas no CEC, às quartas e sextas. Confira o cronograma para as próximas aulas para o IME:

Lembramos que a segunda aula será só na próxima semana, devido ao recesso da USP.

Caso tenha perdido, visite nosso canal no youtube, no qual é possível encontrar gravações das aulas do BixeCamp dos anos anteriores.