Achou que não ia ter Camp em 2018? Achou errado, otário!

O Spring Camp é uma semanda de aulas culturais de Maratona de Programação com os maiores nomes da programação alternativa. O professor desta vez vai ser o Jakub Šafin (Xellos) e as aulas vão ser do dia 8 até o dia 12 de outubro.

As inscrições para o Spring Camp 18 estão abertas! Mais informação neste link.

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A Seletiva USP 2018 ocorreu no sábado 18 de agosto de 2018 e teve a participação de 19 times competindo por 5 vagas na Primeira Fase da Maratona de Programação, sendo 3 de concorrência geral, 1 para alunos da Escola Politécnica e 1 para alunos de primeiro ano. Também participou 1 time que não competiu por vaga, com a presença de um aluno da Unicamp.

Times classificados

  • Destreinados e carregados
  • dog hits dog
  • :(){ :|:& };:
  • Arrebento (alunos do primeiro ano)
  • Somos da poli (alunos da Escola Politécnica)

Alunos classificados pela Seletiva Individual

  • Jiang Zhi
  • William Hideki Kondo
  • Enzo Hideki Nakamura
  • Breno Helfstein Moura
  • Pedro Vítor Bortolli Santos
  • Germano Hüning Neuenfeld

Placar, estatísticas, problemas, etc.

Times que competiram por vaga

  • Arrebento: Vitor Guidi, Felipe Castro de Noronha, Bento Bruno Pereira
  • Lady Murphy: Gabriel Brandão de Almeida, Evandro Nakayama Moto, Rodrigo Orem da Silva
  • Destreinados e carregados: Victor de Oliveira Colombo, Gabriel de Russo e Carmo, Victor Sena Molero
  • Segmentation Fault: Nivaldo da Silva Melo Neto, Agenor Gonçalves Neto, Leonardo Carvalho de Souza
  • dog hits dog: Nathan Benedetto Proença, Gabriel Fernandes de Oliveira, Pedro Teotonio de Sousa
  • Lul luul: Renan Yamada Shibuya, Eduardo Yuki Yada, Pedro Danilo Matsusaki Marcato
  • COPAEP123456789: Gabriel Morete, Lucas Nunes Sequeira, Thiago Lima Oliveira
  • Csacional: Bruno Borges Paschoalinoto, Thales Augusto Souto Rodriguez, José Lucas De Melo Costa
  • Eu não acredito nisso: Breno Helfstein Moura, William Hideki Kondo, Jiang Zhi
  • :(){ :|:& };:: Víctor de Sousa Lamarca, Giovanna Kobus Conrado, Gustavo Chicato
  • Cebolasticos: Rogério Lopes Lube, Leonardo Rodrigues Murad Cassiano, Gabriel Pereira Rodrigues
  • Óculos Quântico: Gustavo Bajzek Murgia, Lucas Kierulff Balabram, Thiago Mendes Rodrigues Lima
  • Matemágicos: Jonas Rodrigues Lima Gonçalves, Rafael Badain, Raul Rocha
  • Apfelstrudel: Germano Hüning Neuenfeld, Luis Gustavo Bitencourt Almeida, Victor Aliende da Matta
  • 3NabosEumJubilo: Rubens Henrique Ferreira dos Reis, Pedro Sebe, Iago Fava da Costa
  • Somos da poli: Felipe Hiroyuki Tabuti Sibuya, Felipe Hilst Padula, Fernando Kurike Matsumoto
  • Imeudeus: Vinicius Ariel Arruda dos Santos, Luciana da Costa Marques, Marcus Vinícius Roso D’Elbox
  • Strawberry Pie 30: Arthur Pires da Fonseca, Sergio Ariel Gonzales Fuentes, Pier Luigi Nakai Ricchetti
  • No lim F(é): Beatriz de Oliveira, João Pedro Sartório Lovatti, Rodrigo da Matta Bastos

Times que não competiram por vaga

  • SemCarona: Ivan Henrique Petrin, Enzo Hideki Nakamura, Pedro Vítor Bortolli Santos

As inscrições para o Simulado de bixes 2018 estão abertas!

O Simulado é uma prova nos moldes da Maratona de Programação voltada para os bixes, parte do bixeCamp 2018, você pode participar mesmo não tendo ido nas aulas. O evento concluí a primeira parte do curso que é voltada para programação básica, ou seja, conhecimento prévio sobre algoritmos não são necessários para a prova. Apesar disso, a prova busca ser desafiadora e interessante para as pessoas que estão começando a aprender sobre computação.

A prova terá duração de 5 horas e será realizada no codeforces por times de até três pessoas no CEC à partir das 14:00 do dia 20 de Abril de 2018 (sexta-feira).

O time vencedor do Simulado de bixes, se for do BCC, ganha meio ponto na média final de MAC0110. Se alguém do time vencedor declarou ter experiência prévia considerável em programação competitiva, o time participa como “café com leite” e este prêmio passa para o próximo time. Experiência prévia em programação não relacionada a programação competitiva não é considerada aqui. Caso tenha dúvidas se a sua experiência deve ser considerada nesse critério, converse com os veteranos do MaratonIME.

Aqui colocaremos informações e links importantes para o bixeCamp 2018.

Aula 1

  • Programação Competitiva e MaratonIME
  • Input/Output
  • Operações com inteiros

Slides e Lista de Exercícios.

Simulado de bixes

Post oficial.

Segue a descrição do processo seletivo das equipes da USP neste 2018.

Regras

  1. Cada aluno participante deve ser elegível segundo as regras da organização da Maratona de Programação.

  2. No mês de agosto teremos a prova “Seletiva USP 2018”, nos moldes da prova oficial da Maratona de Programação. As 3 melhores equipes representarão a USP. Das demais, a melhor equipe formada apenas por alunos de primeiro ano (sem experiência prévia autodeclarada) também representará a USP.

  3. As duas vagas restantes serão decidas ao longo do primeiro semestre mediante provas individuais. Cada prova contabilizará pontos aos alunos participantes (mais detalhes na próxima seção). Os 6 alunos com maior pontuação acumulada nessas provas que não se classificaram pelo item 2 formarão 2 equipes que representarão a USP. A formação dessas equipes fica a livre escolha dos alunos classificados.

Provas Individuais

Considerações gerais

  • Cada prova constará de 09 problemas.
  • Cada prova oficial começa as 08:00 e termina às 23:59 dos dias indicados acima (aprox. 9 dias).
  • O upsolving termina as 23:59 do prazo indicado acima (aprox. 10 dias).
  • Todas as provas serão no Virtual Judge (https://vjudge.net/)
  • Haverá dois “contests”, um para a prova oficial e outro para o upsolving. Envios na prova oficial fora do prazo serão desconsiderados.

Sobre as provas

  • Durante a prova oficial não deve existir nenhum tipo de colaboração entre os participantes para resolver os problemas.
  • Durante o período de upsolving os participantes podem colaborar trocando ideias ou dicas (altamente recomendado). Não é permitido troca de soluções (código).
  • Em ambos períodos da prova (oficial e upsolving) deve ser proibido procurar pela solução do problema (ideia ou código) na internet.
  • Se o participante sabe que um certo problema requer de alguma técnica, estrutura de dados ou algoritmo pode procurar na internet ou livros sobre aquilo (aprender o conceito), tanto na prova oficial e no upsolving. É proibido copiar e colar o código diretamente. Lembre que a intenção é que cada participante aprenda e implemente coisas novas ao longo das provas, e as saiba aplicar aos problemas, não que só usar como uma “caixa preta”.
  • Caso se encontre algum tipo de cola que infrinja algum dos itens anteriores, o participante será automaticamente desclassificado.

Sistema de pontuação e desempate

  • Cada problema passado durante a prova oficial vale 1 ponto. Cada problema passado durante o upsolving vale 0.5 ponto.
  • Caso exista empate em pontos, se prosseguirá a fazer o desemapate pelos seguintes critérios (nessa ordem).
    1. Quantidade de problemas resolvidos nas provas oficiais.
    2. Menor numero de submissões erradas em problemas resolvidos nas provas oficiais.
    3. Sorteio.

Calendário das Provas da Seletiva Individual USP 2018

Prova Competição oficial Upsolving
1 12/03 - 20/03 21/03 - 30/03
2 31/03 - 09/04 10/04 - 19/04
3 20/04 - 28/04 29/04 - 08/05
4 09/05 - 17/05 18/05 - 27/05
5 15/06 - 23/06 24/06 - 03/07
6 04/07 - 12/07 13/07 - 22/07
7 23/07 - 31/07 01/08 - 09/08

Para participar da Seletiva Individual cadastre-se no formulário.

Uma vez cadastrado, todas as provas estarão no grupo do MaratonIME no vjudge.net

Difusão dos resultados finais: 10/08

Seletiva USP 2018: 18/08