Dicas (eventualmente úteis para a redação da monografia?)
- Não use a primeira pessoa do singular (EU).
- Antes de iniciar a escrita, organize as ideias (construção lógica). Crie uma sequência lógica das ideias, com começo, meio e fim. Se o discurso não estiver claro, refaça o processo tantas vezes quantas forem necessários.
- Se sentir dificuldades na construção dessa lógica, pode ser que o trabalho não esteja pronto ainda ou você não tenha entendido partes importantes dele ... Similarmente, se está com dificuldades de escrever, reflita se realmente sabe o que quer escrever ...
- Na introdução contextualize o tema, apresente as motivações, os objetivos, enfatize a proposta/abordagem/elemento central trabalhado, liste as principais contribuições ou resultados (se houverem), e descreva a organização do texto.
- Na parte de desenvolvimento, devem ser apresentados todos os elementos necessários para o entendimento do tema estudado. Por exemplo, definições, conceitos fundamentais, técnicas e métodos, algoritmos, entre outros. Esses elementos podem ser apresentados por meio da descrição explícita, ou por meio de citações bibliográficas. Quando for o caso, devem ser apresentados também os experimentos, os resultados e as discussões pertinentes.
- Procure não misturar a descrição de uma técnica, conceitos ou métodos com a parte experimental do trabalho. Por exemplo, em um trecho no qual é explicado uma técnica X que depende de parâmetros "a", "b" e "c", não escreva algo como "usamos 0.5 para o parâmetro $a$ e os valores default para os demais". Em vez disso, coloque os valores de parâmetros que foram efetivamente utilizados na parte de descrição dos experimentos: escreva algo como "Para resolver o problema, utilizamos a técnica X, descrita na seção ..., com valor $0.5$ para o parâmetro $a$ e valores \emph{default} para os demais. O parâmetro $a$ regula ... e o valor usado foi calculado experimentalmente.... "
- Na conclusão, deve-se "fechar" o trabalho. Para tanto, pode-se listar as conclusões do seu trabalho, levando-se em conta as motivações e objetivos listados na introdução. Pode-se também incluir possíveis desdobramentos do seu trabalho.
- Seja objetivo na escrita. Evite frases ou trechos vazios (aqueles que, quando removidos, não fazem a menor diferença para o entendimento ou a ênfase desejada).
- Uma frase deve conter apenas uma ideia. Evite frases loooooonnnngas, com várias ideias ao mesmo tempo.
- A sequência lógica é importante. Simplesmente listar aleatoriamente vários conceitos num capítulo não funciona em geral.
- Não incluir citação bibliográfica em resumos
- Não use siglas sem antes introduzir seu siginificado.
- Todas as figuras e tabelas incluídas no texto devem ser referenciadas no texto. Todos os itens listados na bibliografia devem ser citados no texto.
- Em fórmulas ou equações, não esqueça de definir cada um dos símbolos usados.
- Se um material externo for incluído, não esqueça de dar o devido crédito. Verificar também se o uso do material é permitido.
- Se fizer copy & paste, certifique-se que fez as alterações necessárias no paste ...
- O nome do curso é Bacharelado em Ciência da Computação (e não CiênciaS)
- Revise o texto: excessos de erros de digitação, ortografia e gramática não são aceitáveis.
|