Trabalho de Formatura - BCC (IME / USP)

Monografia

Esta página contém informações adicionais (acompanha a página principal)

O que é monografia?

To be updated ...

Algumas monografias de anos anteriores

Dicas (eventualmente úteis para a redação da monografia?)

  1. Não use a primeira pessoa do singular (EU).

  2. Antes de iniciar a escrita, organize as ideias (construção lógica). Crie uma sequência lógica das ideias, com começo, meio e fim. Se o discurso não estiver claro, refaça o processo tantas vezes quantas forem necessários.

  3. Se sentir dificuldades na construção dessa lógica, pode ser que o trabalho não esteja pronto ainda ou você não tenha entendido partes importantes dele ... Similarmente, se está com dificuldades de escrever, reflita se realmente sabe o que quer escrever ...

  4. Na introdução contextualize o tema, apresente as motivações, os objetivos, enfatize a proposta/abordagem/elemento central trabalhado, liste as principais contribuições ou resultados (se houverem), e descreva a organização do texto.

  5. Na parte de desenvolvimento, devem ser apresentados todos os elementos necessários para o entendimento do tema estudado. Por exemplo, definições, conceitos fundamentais, técnicas e métodos, algoritmos, entre outros. Esses elementos podem ser apresentados por meio da descrição explícita, ou por meio de citações bibliográficas. Quando for o caso, devem ser apresentados também os experimentos, os resultados e as discussões pertinentes.

  6. Procure não misturar a descrição de uma técnica, conceitos ou métodos com a parte experimental do trabalho. Por exemplo, em um trecho no qual é explicado uma técnica X que depende de parâmetros "a", "b" e "c", não escreva algo como "usamos 0.5 para o parâmetro $a$ e os valores default para os demais". Em vez disso, coloque os valores de parâmetros que foram efetivamente utilizados na parte de descrição dos experimentos: escreva algo como "Para resolver o problema, utilizamos a técnica X, descrita na seção ..., com valor $0.5$ para o parâmetro $a$ e valores \emph{default} para os demais. O parâmetro $a$ regula ... e o valor usado foi calculado experimentalmente.... "

  7. Na conclusão, deve-se "fechar" o trabalho. Para tanto, pode-se listar as conclusões do seu trabalho, levando-se em conta as motivações e objetivos listados na introdução. Pode-se também incluir possíveis desdobramentos do seu trabalho.

  8. Seja objetivo na escrita. Evite frases ou trechos vazios (aqueles que, quando removidos, não fazem a menor diferença para o entendimento ou a ênfase desejada).

  9. Uma frase deve conter apenas uma ideia. Evite frases loooooonnnngas, com várias ideias ao mesmo tempo.

  10. A sequência lógica é importante. Simplesmente listar aleatoriamente vários conceitos num capítulo não funciona em geral.

  11. Não incluir citação bibliográfica em resumos

  12. Não use siglas sem antes introduzir seu siginificado.

  13. Todas as figuras e tabelas incluídas no texto devem ser referenciadas no texto. Todos os itens listados na bibliografia devem ser citados no texto.

  14. Em fórmulas ou equações, não esqueça de definir cada um dos símbolos usados.

  15. Se um material externo for incluído, não esqueça de dar o devido crédito. Verificar também se o uso do material é permitido.

  16. Se fizer copy & paste, certifique-se que fez as alterações necessárias no paste ...

  17. O nome do curso é Bacharelado em Ciência da Computação (e não CiênciaS)

  18. Revise o texto: excessos de erros de digitação, ortografia e gramática não são aceitáveis.

Template LaTeX

Um esqueleto em LaTeX está AQUI (ele foi adaptado de Arquivo LaTeX de exemplo de dissertação/tese a ser apresentados à CPG do IME - USP). O uso deste esqueleto não é obrigatório.