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Dois Semestres para Economia

Este curso é recomendado para bacharelados em economia, administração e contabilidade. Pode, também ser adaptado para outros cursos. O roteiro que segue é seguido, por exemplo, em duas disciplinas semestrais na FEA-USP e FGV.

Basicamente, o roteiro é o mesmo que para o Curso II, ou seja, capítulos 1 a 8 no primeiro semestre e capítulos 9 a 16 no segundo semestre.

O que muda é a ênfase em dois aspectos. Primeiro, é usual que os alunos tenham disciplinas de cálculo junto com as de estatística. Assim sendo, é necessário cuidado ao se tratar, por exemplo, variáveis contínuas, que depende da noção de integral. O professor poderá se limitar a funções de densidade simples, que permita calcular esperanças e variâncias sem grandes dificuldades. O problema maior é com variáveis aleatórias bidimensionais, que se dadas no primeiro semestre, envolverá funções de várias variáveis e integrais duplas. Assim sendo, recomenda-se ao professor que trate somente de variáveis discretas e deixe o caso de variáveis contínuas bidimensionais para o segundo semeste, quando o aluno já tiver visto os conceitos necessários de cálculo.

O segundo aspecto, refere-se ao fato que os alunos de economia terão, ao longo de seu curso, outras disciplinas, como Estatística Econômica e Econometria, nas quais vai aprender técnicas como regressão com mais detalhes. Se esse for o caso(como acontece na FEA-USP), o Capítulo 16 pode ser omitido, e o caso de regressão linear simples pode ser visto no Capítulo 10, quando se estudar estimadores de mínimos quadrados, sem os detalhes do Capítulo 16.

Os aspectos teóricos devem ser ministrados de acordo com o nível da turma. Cada professor poderá selecionar tópicos de cada capítulo, de acordo com suas necessidades e conhecimento dos antecedentes e requisitos de seus alunos.

O uso de algum pacote (recomendamos o Minitab ou pelo menos o Excel) é fortemente recomendado. Há pacotes específicos à área de economia ou administração, como o E-views, por exemplo, que poderão ser usados, caso a escola o possua. O uso intensivo de simulações para aprender muitos conceitos deve ser incentivado. Nesse sentido, o Capítulo 9 é essencial.



Roteiro

Citamos a seguir as seções que devem ser ministradas, como um mínimo desejável.



Capítulo 1. Todas as seções.



Capítulo 2. Todas as seções



Capítulo 3. Seções 3.1, 3.2, 3.3, 3.4, 3.7.



Capítulo 4. Seções 4.1, 4.2, 4.3, 4.4, 4.5, 4.6, 4.7.



Capítulo 5. Todas as seções.



Capítulo 6. Todas as seções, com exceção de 6.7 e 6.8.



Capítulo 7. Todas as seções. O professor poderá optar por desenvolver a seção 7.1 quando precisar das distribuições $t$, qui-quadrado e $F$ no capítulo de testes.



Capítulo 8. Seções 8.1, 8.2, 8.3, 8.4, 8.5, 8.6.



Capítulo 9. Todas as seções.



Capítulo 10. Todas as seções, com execão eventualmente de 10.12.



Capítulo 11. Todas as seções, com exceção eventualmente de 11.8 e 11.9.



Capítulo 12. Todas as seções.



Capítulo 13. Todas as seções, com exceção de 13.5.



Capítulo 14. Todas as seções.

Capítulo 15. Todas as seções.



Capítulo 16. Todas as seções com exceção de 16.6 e 16.7.


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Pedro Morettin 2001-11-27