Programming is best regarded
as the process of creating
works of literature,
which are meant to be read.
— D.E. Knuth,
Literate Programming
Literate programming é a arte de escrever e documentar programas de modo que eles possam ser lidos, entendidos e apreciados por seres humanos, e não apenas por computadores. Em outras palavras, é a arte de escrever programas como se eles fossem peças de literatura. O conceito foi introduzido por Donald E. Knuth no o livro Literate Programming.
Em inglês, o adjetivo literate significa educated, schooled, cultured, able to read and write. Acho que podemos traduzir isso como letrado ou como alfabetizado. Portanto, a expressão literate programming poderia ser traduzida como programação letrada ou como programação alfabetizada.
Um programa letrado é uma combinação de documentação e programa-fonte organizada de modo que possa ser lida por seres humanos. Mais que isso: um programa letrado deve ser agradável de ler. Em geral, programas letrados combinam fonte e documentação em um só arquivo; ferramentas de programação letrada extraem do arquivo uma documentação legível e um programa-fonte compilável. O estilo WEB de programação letrada foi criado por D.E. Knuth durante o desenvolvimento de seu software TEX de tipografia.[Extraído do FAQ sobre literate programming.]