Devemos acabar com o exame de Análise de Algoritmos no mestrado e doutorado?

Circula há algum tempo (2007–2008) a idéia de que devemos acabar com o exame de Análise de Algoritmos (MAC5811) como uma das etapas do mestrado e doutorado em Computação.  Argumenta-se que os alunos perdem muito tempo preparando-se para o exame quando deveriam se dedicar imediatamente à pesquisa relacionada com sua tese ou dissertação.

A esse respeito, achei relevantes as considerações de Paulo Murilo de Oliveira, professor titular de Física da UFF e pesquisador 1A do CNPq, em carta aberta à CAPES:

" … Talvez o pior aspecto resultante da estapafúrdia competição induzida pelas agências de fomento seja a péssima formação oferecida à grande parte dos pós-graduandos. Posso dar meu testemunho pessoal como participante de inúmeras bancas de concurso na área de Física das melhores instituições do país. Os candidatos, em geral, apresentam ótimas listas de publicações científicas nas melhores revistas. No entanto fracassam em massa quando lhes são propostas questões básicas sobre conceitos fundamentais que qualquer professor de Física deve necessariamente dominar. Isto acontece porque o estudante é muitas vezes treinado para realizar com sucesso apenas aquelas tarefas diretamente ligadas com as publicações que resultarão de seu trabalho, em colaboração com seu orientador. A formação geral, sólida, nos conceitos fundamentais de sua disciplina, é relegada a segundo plano frente à premência da publicação. Os estudantes são aprendizes de feiticeiro a repetir involuntariamente a prática profissional deturpada que as agências de fomento induziram nas mentes de seus orientadores. É uma perigosíssima bola de neve."

 


Paulo Feofiloff