Re: Relações

On Fri, 20 Sep 2002, Marcio Carneiro wrote:

> Um... Acho que aprender a usar o XDocLet para o próximo EP é uma
> boa... Ficar escrevendo XML e interfaces locais e remotas na mão é um
> saco! :-)

Eu acho especialmente chato escrever na mão os descritores de
implantação em XML. Quem definiu EJB estava pensando na geração
do XML por ferramentas visuais, coisa que vários ambientes J2EE
oferecem (Weblogic, Websphere, ...).

Muitos, entretanto (eu incluído) acham que essas ferramentas
visuais não são tão convenientes a ponto de dispensarem um bom
editor de texto... Se você precisar trocar o nome de um pacote
por outro num monte de arquivos XML, pode ficar cansado de
tanto clicar numa interface visual. Nessas horas, um programa
bom para processar arquivos de texto (emacs, vi, sed, awk, perl)
é muito melhor.

É interessante notar que o uso bastante difundido de XDoclet em
EJB é um caso muito interessante de contradição entre a "teoria"
e a "prática".

Na teoria, separar interface e implementação é uma boa idéia.
Separar implementação de implantação (configuração) também é.

Na prática, as pessoas se enchem o saco de escrever/manter
arquivos separados com interfaces e com informações de
implantação. Daí a popularidade do XDoclet, que permite colocar
todas essas coisas num mesmo arquivo fonte (o fonte da "bean
class"), em comentários especiais. Isso contraria as idéias
geralmente aceitas de separação entre interface, implementação
e configuração, mas é tãããão conveniente que o XDoclet está
virando "ferramenta padrão" para desenvolvimento de EJBs...

Reverbel