Material sobre gerenciamento de transações

Deixei no xerox do CAMAT os capítulos do livro do Ramakrishnan que
vimos nas aulas sobre gerenciamento de transações. Na última aula
não deu tempo para detalhar muito as três fases (análise, "redo" e
"undo") do algoritmo de recuperação. A descrição detalhada dessas
fases está na seção 20.2. Seria legal se vocês lessem essa seção
antes da aula de amanhã.

Incluí na página de SMA uma referência para o livro do Ramakrishnan e
coloquei indicações das seções que vimos. Quero avisar vocês que a
edição referenciada na página de SMA não é a mais recente: depois dela
saiu uma terceira edição, que eu não tenho. Caso algúem pretenda comprar
esse livro, procure a terceira edição, que foi atualizada para SQL3 e
tem capítulos adicionais sobre JDBC e XML.

As seções indicadas na página são as da segunda edição. O conteúdo dos
capítulos sobre gerenciamento de transações não mudou da segunda para a
terceira edição.

Reverbel